Connect with us

Clássicos

Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)

Avatar

Published

on

Harry e Sally – Feitos um para o Outro / When Harry Met Sally/ Usa, 1989. 96 min/ cor

Direção: Rob Reiner/ Roteirro: Nora Ephron

Estrelado por: Billy Crystal e Meg Ryan

Gênero: Comédia romântica

Um dos maiores clássicos da comédia romântica, a trama gira em torno dos protagonistas: Harry, na pele do veterano Billy Crystal e Sally, vivida por Meg Ryan, a queridinha de Hollywood. O encontro deles ocorre já na primeira sequência do filme, quando Marie, interpretada por Carrie Fisher, a eterna princesa Leia de Star Wars, força uma carona da amiga Sally para o namorado Harry. Desde o início da viagem recheada de diálogos que conseguem prender os amantes da sétima arte, pois mostra a dualidade entre ambos de uma forma incrivelmente irritante, mas com ótimas tiradas.

Os universitários ao chegarem ao seu destino: a faculdade de Chicago cada um segue o seu rumo e só se reencontram 05 anos depois e resolvem marcar um encontro, apenas  como bons amigos, apesar de Harry não namorar mais a amiga de Sally que está em um relacionamento sério, os dois gostam de mostrar é somente a amizade que os unem, mas já se sentem atraídos um pelo outro sentimentalmente.

Uma estratégia narrativa utilizada para as mudanças de tempos são os depoimentos de casais reais que consegue dar um tom de veracidade no sentimento que tentam esconder a todo custo esconder um do outro: o amor! Tanto que a primeira vez dos protagonistas: Harry e Sally só acontece porque Harry vai consolar a amiga de uma decepção amorosa e se sente culpado de terem dormido juntos e Sally satisfeita. A partir deste instante já se instala um embate entre o casal.

O desfecho deste casal improvável é que tudo começa com uma bela amizade e quando chegar a conclusão que quer passar o resto da vida com uma pessoa comece o mais rápido o possível para não perder o grande amor da sua vida e este é o segredo para fórmula universal: amor e amizade andam de mão dadas, sempre, neste filme atemporal, com mais de trinta anos de estrada.

Curiosidades em relação ao roteiro:

– O filme ganhou a estatueta de melhor roteiro original com a roteirista Nora Ephron, mostrando temas universais como amor e ódio sempre estão em alta.

– A roteirista só tem um arrependimento: o nome do filme!

– Durante o processo de construção do roteiro, Nora Ephron quando estava sem inspiração, famosa “página em branco”, a roteirista resolve inovar e entrevistar pessoas que trabalhavam por detrás das câmeras, foram refilmados para dar mais credibilidade a história, inclusive o diálogo dos protagonistas foi inspirada na vida real de um desses casais que se falavam ao telefone todos os dias e por isso que se usou o recurso da tela dividida. Para os dias atuais, essa história tão atemporal, seria feita por chamada de vídeo no celular ou computador. Bom rever esse casal original!

comente

Trending