Connect with us

Esporte no Cinema

Atletismo: Carruagens de Fogo

Andrea Cursino

Published

on

A Coluna Esporte no Cinema de hoje continua no clima dos Jogos Olímpicos vamos falar sobre o primeiro esporte a entrar nos Jogos Olímpicos há 120 anos, Atletismo! O cinema tem vários filmes sobre esse esporte e muitos até são bons, mas o escolhido é um clássico dos anos 80,  premiado com 18 dos 19 prêmios a que foi indicado, o filme britânico “Carruagens de Fogo” de 1981 dirigido por Hugh Hudson e roteirizado por Collin Welland.

Carruagens de Fogo foi vitorioso com 4 Oscars dos 7 indicados: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Collin Welland, Figurino: Milena Canonero e Melhor Trilha Sonora: Vangelis. As outras categorias a que concorreu: Melhor Ator Coadjuvante: Ian Holm, Melhor Direção: Hugh Hudson, Melhor Edição: Terry Rawlings.

O filme também foi premiado com BAFTA com 11 indicações e 4 vitórias – Venceu: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante: Ian Holm, Melhor Fotografia: David Walkin, Melhor Figurino: Milena Canonero, Indicado: Melhor Direção: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator Coadjuvante,Melhor Roteiro, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora: Vangelis.

Britsh Society Cinematographers – Indicado:Melhor Fotografia: David Walkin.

Cannes Films Festival – Venceu: Melhor Ator Coadjuvante: Ian Holm, Melhor Diretor Prêmio do júri, Indicado à Palma de Ouro: Direção: Hugh Hudson.

Director Guild Of America – Indicado: Melhor Direção: Hugh Hudson.

Globo de Ouro – Venceu: Melhor Filme Estrangeiro.

Guild German Art House Cinemas – Venceu: Melhor Filme Estrangeiro.

Prêmio da Academia Japonesa de Cinema – Venceu: Melhor Filme Estrangeiro.

London Critic Circles Awards – Venceu: Melhor Filme e Melhor Roteiro: Collin Welland.

Los Angeles Film Critics Association Awards – Indicado: Melhor Filme Estrangero e Melhor Trila Sonora: Vangelis.

National Boards Of Rewiew (EUA) – Indicado: Melhor Direção: Hugh Hudson e Melhor Trilha Sonora: Vangelis.

New York Film Critics Circle Awards– Venceu: Melhor Fotografia: David Walkin / Indicado: Melhor Direção: Hugh Hudson e Melhor Filme / Melhor Top 10.

Toronto Internacional Film Festival – Venceu: Melhor Direção: Hugh Hudson,

Online Television Association – Venceu: Melhor Trilha Sonora: Vangelis.  

O filme se passa na Inglaterra dos anos 1920, onde dois rapazes treinam para disputar as provas de atletismo das Olimpíadas de 1924. Harold Abrahams (Ben Cross), um estudante judeu e Eric Liddell (Ian Charleson), filho de um missionário escocês lutam por razões diferentes pelo título do homem mais veloz do mundo.

O Diretor Hugh Hudson

Foi um membro do Eton College, depois do Serviço Nacional no Exército Britânico, queria entrar no cinema, mas descobriu que as portas estavam fechadas para ele, então trabalhou em comerciais por cerca de 20 anos. David Putnam lhe deu a chance de dirigir Carruagens de Fogo, que foi um sucesso, e ele nunca olhou para trás.

Casou duas vezes. A primeira com Susan Caroline Michie em 25 de agosto de 1977 e tiveram um filho, Thomas. O casal se divorciou em 1995. Em 1994 ele conheceu a atriz Maryam d’Abo que interpretou Jane em “Greystoke: A Lenda de Tarzan”, mas só se reencontraram 15 anos depois e em 2003. Se casaram e ficaram casados até o falecimento de Hugh Hudson em 10 de fevereiro de 2023.

Ele dirigiu 22 filmes, produziu 7 e roteirizou 5. Sua filmografia como diretor tem filmes como: Carruagens de Fogo (1981),  Greystoke: A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva (1984), A Revolução (1985), De Volta Pra Casa (1989), Lumiére e Companhia (1995), Tempo de Inocência (1999), Africa dos Meus Sonhos (2000), Ruptura: Uma Questão de Vida ou Morte (2011) e Altamira (2016). Os demais filmes foram para publicidade.

Curiosidades:

A música tema do filme “Chariots Of Fire” composta pelo músico grego Vangelis se tornou um hino de muitas competições esportivas ao redor do mundo, inclusive das próprias Olimpíadas.

Apesar de não ser citado no filme, Eric Liddell ganhou a medalha de bronze na corrida de 200 metros e Harold M. Abrahams ganhou a medalha de prata nos 4×100 metros.

A atriz e roteirista Ruby Wax, e os atores, diretores, roteiristas e produtores Kenneth Branagh e Stephen Fry aparecem em pequenas pontas.

O roteirista Colin Welland conversou com vários atletas que competiram nas Olimpíadas de 1924, como parte do processo de pesquisa. Além disso, Welland recebeu uma grande ajuda do filho de Aubrey Montague que enviou todas as cartas que recebeu de seu pai durante o evento esportivo, que serviram de base para a narrativa do filme.

O texto da Bíblia que foi entregue a Eric Liddell, na verdade foi entregue por um técnico americano, ao invés de Jackson Scholz. O roteirista Colin Welland viajou até a Flórida para obter, pessoalmente, a permissão de Scholz para que pudesse inserir esta liberdade artística.

O diretor Hugh Hudson inicialmente queria que a canção “L’Enfant”, de Vangelis, fosse a música tema. A famosa cena da corrida na praia foi rodada ao som de “L’Enfant”. Foi o próprio Vangelis quem o convenceu de que poderia compor outra nova e melhor para o filme.

Quando terminou o roteiro, Colin Welland não pensava em outro título além de “Runners”. Foi em uma tarde de domingo, assistindo ao programa religioso “Songs of Praise”, da BBC, que veio o título definido. No hino “Jerusalem” havia um refrão onde era dito “Bring me my chariot of fire”.

A banda militar masculina presente no filme na verdade tinha algumas mulheres, que usavam bigode.

Os figurantes que aparecem como corredores receberam um pagamento três vezes maior que o convencional, devido ao calor e o desgaste físico provocados.

Atletismo

É um conjunto de esportes constituído por várias modalidades: corrida, marcha, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Os Atletas Reais

Harold Abrahams

Harold Maurice Abrahams nasceu em Bedford, Inglaterra, em 15 de Dezembro de 1899 e faleceu em  Enfield, Londres, 14 de Janeiro de 1978. Foi um atleta britânico, campeão olímpico dos 100 m rasos nos Jogos de Paris em 1924. Tornou-se extremamente popular no fim do século XX, quando parte de sua vida, juntamente com a do escocês Eric Liddell, foi retratada no filme “Carruagens de Fogo” (Chariots of Fire).

Harold Abrahams nas Olimpíadas de Paris de 1924

Eric Liddell

Eric Henry Liddell filho de um casal de missionários escoceses nasceu em Tianjin, na China 16 de janeiro de 1902, durante a missão de seus pais. Ele faleceu assumindo as missões de seus pais e faleceu em Weifang, também na China, em 21 de fevereiro de 1945. Liddell foi um atleta e missionário presbiteriano escocês radicado com sua família na China, onde nasceu e morreu.

Eric Lidell nas Olimpíadas de Paris de 1924

Representou a sua universidade e a Escócia em inúmeras provas de atletismo e jogos de Rugby. Em 1922 tomou parte em sete jogos da seleção de Rugby da Escócia, mas a falta de disponibilidade para continuar a competir em ambos os desportos levou-o a optar pelo atletismo, com o objetivo de participar nos Jogos Olímpicos de 1924. Selecionado para competir nos 100 e 200 metros pela seleção da Grã-Bretanha nos Jogos de Paris, Liddell chocou o mundo do desporto quando anunciou a sua desistência na prova do hectómetro, por motivos religiosos: as eliminatórias deveriam ser disputadas no dia 6 de Julho, um domingo, o que Liddell de imediato recusou. Substituiu então essa prova pela dos 400 metros, onde viria a obter a medalha de ouro com o tempo de 47,6 segundos, à época recorde mundial. Arrecadou também, nesses Jogos, uma medalha de bronze nos 200 metros.

comente

Em cartaz nos Cinemas

Trending

Site Feito Pelo Grupo Cabana do Leitor © 2024. Todos os direitos reservados ao site © Cinema Para Sempre.