Connect with us

Datas Comemorativas

7 filmes brasileiros para celebrar o Dia das Mães

Andrea Cursino

Published

on

O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de maio. Para cada país o Dia das Mães é celebrado em datas diferentes.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País.

Origem do Dia das Mães

A comemoração mais antiga do Dia das Mães tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Dia das Mães na Inglaterra a partir do século XVII

Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães.

No século XVII, na Inglaterra, surgiu o Mothering Day, comemoração em homenagem à Virgem Maria, a mãe de Jesus, e à igreja-mãe, que é como cada pessoa chama a igreja onde foi batizado. O Mothering Day era celebrado no quarto domingo da Quaresma.

Com o passar do tempo, por influência da criação do Dia das mães, nos Estados Unidos, os ingleses começaram a homenagear as suas mães no Mothering Day.

O Dia das Mães se tornou um dia importante para os criados, que passaram a ter folga nesse dia para visitarem as suas igrejas-mãe com suas mães e restante família. Os feriados ainda não haviam sido inventados, por isso o Dia das Mães era a única oportunidade que essas pessoas tinham de terem uma folga para estarem com a família.

Na Inglaterra, o Dia das Mães continua sendo comemorado no quarto domingo da Quaresma.

Dia das Mães nos Estados Unidos a partir do século XX

No Século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna e, ao mesmo tempo, tentar animá-la.

Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou por todo país.

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e desde então é comemorada no segundo domingo de maio, tal como no Brasil.

Dia das Mães em Portugal

Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de maio, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra Santa Maria, Mãe de Jesus (em particular Nossa Senhora de Fátima), embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição. Os países africanos lusófonos celebram também no primeiro domingo de maio.

Importância econômica

No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.

Essa é uma data para celebrar o amor para as mães. As vivas e as  já falecidas. Mãe é sempre mãe não importa a distância, não importa nenhuma diferença, uma coisa é certa, a mãe é o nosso ponto de origem como ser humano. Todos os dias são Dia das Mães, mas é importante que tenha um dia reservado para parar tudo e se dedicar a passar um tempo com ela e demonstrar afeto.

Nesse ano, o Cinema Para Sempre celebra a data com as mães do cinema brasileiro. Feliz Dia das Mães para todas as mães do mundo!

Ainda Estou Aqui (2024)

O filme é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva que registra a memória de sua mãe, Eunice Paiva. Quando foi diagnosticada com Mal de Alzaheimer, o filho registrou as memórias da mãe antes que a doença apagasse. Walter Salles que conheceu e conviveu com a família retrata a história passada na década de 1970 durante a ditadura militar.

Na zona sul do Rio de Janeiro, a família Paiva, Rubens, Eunice e seus cinco filhos, vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice cuida dos seus cinco filhos ao mesmo tempo que continua as buscas por seu marido. Ela se torna advogada e uma defensora da causa indígena.  

 

Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3 (2013 / 2016 / 2019)

Paulo Gustavo resolver contar as histórias sobre sua mãe em uma peça de teatro que fez sucesso pelos palcos no Brasil. E em 2013 conquistou o Brasil com o primeiro de três filmes “Minha Mãe é Uma Peça”. Ele interpreta D. Hermínia que é mãe de Garibe (Bruno Bebiano), Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier). Uma mãe protetora e  sem filtro conquistou o corações de quem passa a conhecer.

Se Eu Fosse Você 1 e 2 (2006 / 2009)

No primeiro filme o publicitário Cláudio e a professora de música Helena são casados há muitos e anos e tem a filha Bia. Após enfrentar alguns problemas no casamento são atingidos por um fenômeno inexplicável e trocam de corpo. Eles tentam resolver sozinhos e buscando ajuda para reverter o fenômeno vão passando por situações que os reaproximam. Eles escondem a situação da filha Bia e da Cida, que trabalha na casa da família.

Os anos se passam e em 2009 o casal resolve se separar e durante uma discussão no elevador do escritório do advogado, eles trocam novamente de corpo. Para complicar, a filha do casal, Bia (Isabelle Drummond) está grávida e vai casar. A mãe sabe e o pai superprotetor não. Com o corpo trocado, Cláudio e Helena passam a ter que cuidar da filha grávida que vai casar e da gravidez de Helena, em que Cláudio tem que passar pelo processo, o que faz com que pai entenda mais sobre maternidade.  

A Melhor Mãe do Mundo (2025)

O filme acompanha a história de Gal (Shirley Cruz) uma catadora de materiais recicláveis em uma jornada pela cidade de São Paulo com seus dois filhos Rihanna (Rihanna Barbosa) e Benin (Benin Ayo).

 

comente

Em breve nos Cinemas

Trending

Site Feito Pelo Grupo Cabana do Leitor © 2024. Todos os direitos reservados ao site © Cinema Para Sempre.