

Notícias
Ainda Não é Amanhã integra projeto da Embaúba Filmes que amplia alcance de filmes em todo o país
Ainda Não é Amanhã, de Milena Times, é o próximo filme que fará parte do Circuito Embaúba. O projeto é uma iniciativa recente que visa levar os lançamentos da distribuidora a um circuito ampliado de exibição em todo o país. A proposta é alcançar cineclubes, escolas, universidades, salas independentes e cidades que, muitas vezes, ficam fora do circuito tradicional de estreias.
O projeto funciona como uma turnê dos filmes, promovendo exibições em espaços que compartilham o compromisso com a pluralidade do cinema brasileiro. Além de democratizar o acesso, o projeto aposta na experiência coletiva da exibição pública como ponto central de conexão entre obra e público. Por isso, as entidades parceiras são incentivadas a organizar conversas e debates após as sessões, enriquecendo o diálogo em torno das obras.
Neste sentido, a distribuidora prepara e oferece aos cineclubes um material especial de apoio de cada filme, com informações aprofundadas sobre os principais temas da obra, além de referências, perguntas norteadoras e sugestões que possam contribuir para a mediação das conversas com o público.
O primeiro título lançado no circuito, em maio, foi Lispectorante de Renata Pinheiro, estrelado por Marcélia Cartaxo e premiado no Fest Aruanda. A obra passou por 28 municípios do país, em exibições em cineclubes e instituições de ensino.
“Ficamos muito felizes com a boa receptividade ao projeto. O filme estreou, comercialmente, em 28 cinemas e foi exibido em outras 27 salas/ cidades, em função do Circuito. Ou seja, nós conseguimos ampliar significativamente o alcance do filme. Alegra-nos, em especial, a exibição em cidades do interior, em diversos estados, que possuem maior dificuldade de acesso aos lançamentos de filmes brasileiros e o fato de muitas das sessões contarem com rodas de conversa após as exibições. O retorno que temos recebido nos deixa bastante otimistas em relação ao futuro do projeto, que está só começando”.
Em junho, chega ao circuito Ainda Não é Amanhã , primeiro longa-metragem da pernambucana Milena Times que acompanha a trajetória de amadurecimento de Janaína (Mayara Santos), uma garota negra de 18 anos que foi criada pela mãe (Clau Barros) e pela avó (Cláudia Conceição) em um conjunto habitacional da periferia do Recife. Janaína é bolsista em uma faculdade de Direito e se vê diante da oportunidade de ser a primeira pessoa da sua família a obter um diploma universitário. Quando descobre que está grávida, ela começa a colocar em perspectiva os seus planos, a trajetória da sua família e suas próprias escolhas.
As sessões do projeto podem ocorrer na semana anterior à estreia nacional e se estender até três semanas após o lançamento comercial, respeitando as datas previamente acordadas. Os parceiros do circuito se comprometem a exibir ao menos 50% dos filmes programados pela distribuidora no ano. Como forma de fortalecer a rede e registrar as ações do circuito, os parceiros são incentivados a enviar um relato simplificado após cada sessão, com dados de público, fotos e informações que ajudem a contar a história daquele encontro.
Para participar, instituições e exibidores devem se cadastrar exclusivamente por meio do formulário: https://forms.gle/AyYw7iVmve5zS1Mm7. Dúvidas podem ser enviadas para [email protected].
Criada em 2018, a Embaúba Filmes atua com a difusão e circulação de obras autorais brasileiras, reunindo um catálogo de mais de 60 títulos. Com sede em Belo Horizonte, a distribuidora também mantém a plataforma Embaúba Play, com mais de 500 filmes disponíveis para acesso online.
-
Estreias11 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Esporte no Cinema9 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Cinema10 meses ago
Twisters
-
Clássicos9 meses ago
Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)
-
Notícias10 meses ago
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Inverno em Paris
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Termodielétrico
-
Mais11 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema