Notícias
Câncer com Ascendente em Virgem será exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP em 23 e 25 de outubro
‘Câncer com Ascendente em Virgem’, novo filme dirigido por Rosane Svartman e produzido por Clélia Bessa, é um dos destaques da 48º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, dentro da Mostra Brasil (hors concours). A sessão de gala será no dia 23 de outubro (quarta), às 19h30, na Cinemateca Espaço Petrobras, com a presença de Suzana Pires, Marieta Severo, Clélia Bessa e Rosane Svartman. O filme também será exibido no dia 25 (sexta), às 16h, no Espaço Augusta.
A produção é baseada na história inspiradora da produtora Clélia Bessa, que durante o tratamento que a curou de um câncer de mama em 2008 lançou o blog “Estou com Câncer, e Daí?”. O roteiro é assinado por Suzana Pires, em parceria com Martha Mendonça e Pedro Reinato, e conta com a colaboração da autora Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa, filha de Clélia.
Na trama, a professora de matemática e influenciadora educacional Clara (Suzana Pires) precisa confrontar seu estilo de vida acelerado e personalidade controladora quando é surpreendida pelo diagnóstico de câncer de mama. O momento abre espaço para que Clara repense o modo como conduz suas relações, ressignificando padrões de beleza e seus valores. Nessa jornada, ela se aproxima da mãe Leda (Marieta Severo), uma mulher mística e cheia de esperança, e da filha, Alice (Nathália Costa), uma adolescente criativa e independente. As três gerações de mulheres passam a compartilhar suas vulnerabilidades e desafios mutuamente, numa troca profunda e verdadeira.
A formação de uma rede de apoio é um dos pontos centrais do longa, que coloca em evidência o protagonismo feminino e a sororidade entre amigas de longa data e novas parcerias. Clara conta com o apoio de Paula (Carla Cristina Cardoso), amiga antiga que reforça a alegria e amor pela vida. Dircinha (Fabiana Karla), uma vendedora de artesanato, também se torna uma grande amiga de Carla, com quem divide o mesmo tratamento contra o câncer. Ângelo Paes Leme interpreta Renato, ex-marido de Clara; e Julia Konrad, Ju, namorada dele.
O longa é uma produção da Raccord Produções com coprodução da Globo Filmes e RioFilme, e distribuição da Downtown Filmes. O filme tem parcerias com o Instituto Dona de Si, Magazine Luiza e FSA/Ancine. A estreia nos cinemas será no primeiro semestre de 2025.
Sessões de Câncer em Ascendência em Virgem na Mostra Internacional de SP
23/10 às 19h30 – Cinemateca Espaço Petrobras
25/10 às 16h – Espaço Augusta
Ficha Técnica:
Direção: Rosane Svartman
Elenco: Suzana Pires, Marieta Severo, Nathália Costa, Fabiana Karla, Carla Cristina Cardoso, Maria Gal, Giovana Lima, Mariana Costa, Ariane Souza, Ângelo Paes Leme, Yuri Marçal, Julia Konrad, Heitor Martinez, Rafael Tannuri, Lucca Fortuna, Rodrigo Átila, Gabriel Palhares, Carlos Rosário, Aline Menezes, Leandro D’Melo, Pedro Caetano, Marcio Fonseca, Gahbi, Cibele Santa Cruz, Luiz Lobo, Kika Farias, Mony, Prazeres Barbosa, Claudia Babot e Giovana de Tonni
Produção: Clélia Bessa
Roteiro: Suzana Pires, Martha Mendonça e Pedro Reinato
Colaboração no Roteiro: Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa
Direção de Fotografia: Dudu Miranda
Produção Executiva: Bárbara Isabella Rocha
Direção de Arte: Fabiana Egrejas
Figurino: Márcia Tacsir
Maquiagem: Mari Figueiredo
Som Direto: Valéria Ferro
Edição de Som: Maria Muricy, ABC
Mixagem: Armando Torres Jr.
Montagem: Natara Ney
Trilha Sonora: Flavia Tygel
Maquinista Chefe: Alessandro Corino
Gaffer: Allan Paulo
-
Cinema4 meses ago
Twisters
-
Notícias3 meses ago
-
Estréias4 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias5 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo5 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas5 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo5 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Eu Recomendo5 meses ago
Crítica: Clube Zero