

Notícias
CCBB São Paulo recebe mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo de 20 de março a 21 de abril
O CCBB São Paulo recebe, entre os dias 20 de março a 21 de abril, a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, que traz uma retrospectiva inédita com filmes que vão das pioneiras do cinema de exploração aos sucessos contemporâneos, contando com ingressos gratuitos. A mostra é composta por 28 longas-metragens, realizados entre 1971 e 2023, representando a produção cinematográfica de horror em diversas partes do mundo, sendo cinco destes longas dirigidos por mulheres brasileiras. Antes, a mostra também estará no CCBB Rio de Janeiro de 7 de março a 14 de abril.
‘Mestras do Macabro’ celebra as mulheres no universo do horror, um gênero historicamente dominado por homens, mas que tem sido cada vez mais enriquecido pela perspectiva feminina. A curadoria da mostra é feita pela pesquisadora e especialista Beatriz Saldanha, que reuniu obras representativas de diferentes épocas, países, e contextos sociais. A seleção oferece ao público um panorama histórico do gênero, destacando realizadoras de diferentes gerações e diversas nacionalidades.
Além das exibições, a mostra também promove diversas atividades presenciais, incluindo um curso com duração de três dias ministrado pela curadora Beatriz Saldanha, uma mesa de debate também mediada pela curadora com duas convidadas a definir, e uma sessão comentada com a cineasta Gabriela Amaral Almeida. Em um momento em que diretoras contemporâneas ganham cada vez mais destaque, a mostra oferece não apenas a oportunidade de assistir às obras, mas também a possibilidade de repensar o papel da mulher no cinema de horror e a importância do gênero como meio de reflexão sobre temas sociais.
Sobre a relevância do festival,, a curadora Beatriz Saldanha relata “Quando se fala em cinema de horror, todos os fãs conhecem na ponta da língua nomes como George Romero, Wes Craven e John Carpenter, mas se perguntássemos ‘e qual a sua diretora favorita de horror?’, muitas pessoas teriam dificuldade em responder. Existe uma história do horror formada por cânones e por muitos anos as mulheres estiveram à margem dela. Um dos principais objetivos dessa mostra é trazer à luz diretoras que fizeram e estão fazendo filmes de horror tão bons quanto os clássicos que todo mundo adora, deixando evidente que mulheres também podem ser consideradas mestras do macabro.”
Durante a Mostra acontecem 32 sessões em São Paulo, exibindo os 28 longas selecionados e contando com 4 reprises. Entre os filmes a serem reprisados estão títulos que serão programados com recursos de acessibilidade de audiodescrição, interpretação em Libras e legenda descritiva. Todas as sessões serão gratuitas, assim como as atividades paralelas. Entre os destaques da programação estão os filmes “O Cemitério Maldito” (1989), um clássico do cinema de gênero dos anos 80, “Psicopata Americano” (2000), marco da virada do milênio, o irreverente e disruptivo “Garota Infernal” (2009), “O Babadook” (2014), explorando os sacrifícios da maternidade e o musical de horror brasileiro “Sinfonia da Necrópole” (2016).
Serviço – Mestras do Macabro: As Cineastas ao Redor do Mundo
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 20 de março a 21 de abril
Ingressos: Gratuitos – Disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Classificação indicativa: conforme a programação
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Quarta a segunda, das 9h às 20h
-
Estreias8 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema8 meses ago
Twisters
-
Notícias7 meses ago
-
Notícias9 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo9 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas9 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo9 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Eu Recomendo9 meses ago
Crítica: Clube Zero