

Notícias
Com curta inédito, Canal Brasil homenageia Helena Ignez com programação especial nesta sexta (23)
Nesta sexta-feira (23), a partir das 21h, o Canal Brasil exibe uma programação especial em homenagem ao aniversário de 83 anos da atriz Helena Ignez. A maratona abre com a estreia do curta-metragem “Helena de Guaratiba”, de Karen Black, vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no Festival de Aruanda em 2024. Na sequência, serão exibidos os longas metragens “A Mulher da Luz Própria”, dirigido e narrado por Sinai Sganzerla, filha da atriz; “O Bandido da Luz Vermelha” e “Copacabana Mon Amour”, de Rogério Sganzerla.
“Helena de Guaratiba” é inspirado na mítica Helena de Troia, personagem de Helena Ignez, que refugia-se à beira mar junto a uma comunidade de pescadores, no Rio de Janeiro. Ela conhece o pescador Alexandre (Cauã Reymond), eles se envolvem e vivem um romance. O casal enfrentará preconceitos e a ira dos vizinhos. O documentário “A Mulher da Luz Própria” mostra como Helena Ignez inaugurou um estilo de interpretação e direção a partir de suas produções independentes em contextos de pré e pós-ditadura militar no Brasil, por meio de entrevistas, imagens de arquivo e recentes.
Em “O Bandido da Luz Vermelha”, um criminoso utiliza técnicas exageradas para roubar casas luxuosas de São Paulo. A história é baseada em fatos reais que aterrorizaram a capital paulista nos anos 1960. Helena Ignez interpreta a prostituta Janete Jane. Já em “Copacabana Mon Amour”, Sônia Silk (Helena Ignez) sonha ser cantora da Rádio Nacional mas, para sobreviver, atua como prostituta. Ela vê espíritos e, assim como a mãe, acredita que o irmão (Otoniel Serra) está possuído por alguma força sobrenatural.
Helena de Guaratiba (2023) (15 min) – Estreia
Horário: Sexta, dia 23/05, às 21h
Classificação: 10 anos
Direção: Karen Black
Sinopse: Odiada pelos gregos, detestada pelos troianos, Helena vive uma vida pacata num bairro pesqueiro do Rio de Janeiro. Até que o amor bate à sua porta, trazendo de volta fantasmas do seu passado.
A Mulher da Luz Própria (2019) (74 min)
Horário: Sexta, dia 23/05, às 21h15
Classificação: 12 anos
Direção: Sinai Sganzerla
Sinopse: O filme é uma homenagem de Sinai Sganzerla à mãe, Helena Ignez. A vida da diretora e atriz de teatro e cinema é contada por meio de uma coleção de material de arquivo, além das próprias palavras da artista, que tem mais de sessenta anos de carreira.
O Bandido da Luz Vermelha (1968) (92’)
Horário: Sexta, dia 23/05, às 22h30
Classificação: 16 anos
Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: A saga do Bandido da Luz Vermelha, enigmático assaltante de residências de luxo em São Paulo. Apesar dos esforços da polícia, ele circula sem problemas, gastando os frutos dos roubos.
Copacabana Mon Amour (1970) (85 min)
Horário: Sábado, dia 24/05, à 0h05 (de sexta para sábado)
Classificação: 16 anos
Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: Sônia sonha ser cantora da Rádio Nacional e, para conseguir sobreviver, entrega-se a turistas em Copacabana. Seu irmão Vidimar, empregado doméstico do Dr. Grilo e homossexual, apaixona-se pelo patrão. A mãe de Sônia e Vidimar, acha que ambos estão possuídos pelo demônio. Sônia, que vê espíritos baixarem em seres e objetos os mais estranhos, resolve procurar o pai de Santo Joãozinho da Goméia.
-
Estreias11 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Esporte no Cinema9 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Cinema10 meses ago
Twisters
-
Clássicos9 meses ago
Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)
-
Notícias10 meses ago
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Inverno em Paris
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Termodielétrico
-
Mais11 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema