![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Cronicas-de-Uma-Familia-Preta-estreia-noRJem-26.12.webp)
![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Cronicas-de-Uma-Familia-Preta-estreia-noRJem-26.12-560x600.webp)
Notícias
Crônicas de Uma Jovem Família Preta estreia no Estação NET Botafogo nesta quinta (26)
O documentário “Crônicas de Uma Jovem Família Preta”, com direção de Davidson D. Candanda, estreia dia 26 de dezembro no Estação NET Botafogo. O diretor, mestre em Relações Étnico-Raciais, busca em seu filme trazer reflexões com sensibilidade sobre o cotidiano de uma família negra, para emocionar e provocar os espectadores sobre o tema da representatividade e a celebração da vida. No dia 26, haverá sessão debate com a presença do diretor, do casal do filme, Hellena e Lucas, e o filho deles Dom. O filme tem distribuição da Borboleta Filmes.
A narrativa acompanha o dia a dia de Hellena, Lucas e o filho Dom. Hellena é dançarina e trancista; Lucas trabalha como barman e Dom está prestes a completar dois anos de idade. Mesmo com pouco dinheiro, o casal decide fazer uma festa de aniversário para o filho.
“Uma família preta deve ser um lugar de reexistência e “Crônicas de Uma Jovem Família Preta” é um filme sobre a celebração da vida de nossas crianças”, explica Candanda, na expectativa de que o filme chegue a cada vez mais pessoas e encontre uma conexão profunda com seu público. “A razão de existir de um filme — ou de qualquer forma de arte — é servir como um instrumento para enriquecer a vida das pessoas e iluminar a experiência humana. Desejo que o documentário cumpra esse propósito em sua trajetória”.
Um cinema para além dos estereótipos
Davidson utiliza o documentário como instrumento de transformação social e artística. “Desejo ver pretos se beijando, se amando e vivendo. Essa é uma nova representação da negritude no cinema brasileiro, longe dos estereótipos racistas”, explica o cineasta, que também assina a produção executiva, roteiro, e direção de fotografia do filme. Lançar um filme independente no circuito comercial é um desafio, mas o diretor acredita na força de “Crônicas de Uma Jovem Família Preta” para ultrapassar barreiras. “A arte tem o poder de iluminar a experiência humana. Espero que este documentário se conecte profundamente com o público e inspire novas reflexões”, diz.
Reconhecimento internacional
Antes mesmo de sua estreia comercial no Brasil, o longa já acumula reconhecimento. Foi selecionado para a 20ª edição do Festival Brésil en Mouvements, que acontece em Paris, consolidando sua estreia mundial na Europa. “Estar nesse festival é significativo, pois ele promove há duas décadas um olhar aprofundado sobre o Brasil para o público francês”, comemora Candanda. Desde sua estreia no Festival de Brasília em 2023, o filme já percorreu importantes festivais e mostras, como o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), o Panorama Internacional Coisa de Cinema (BA) e o Festival Internacional de Cartagena de Índias (Colômbia). O filme foi lançado em Salvador.
![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Cartaz-de-Cronicas-de-Uma-Familia-Preta-724x1024.webp)
Ficha Técnica
Direção, Roteiro, Produção Executiva, Direção de Fotografia e Montagem: Davidson D. Candanda
Elenco: Hellena Claudia, Lucas Luigi e Dominik Sekani
Produtor Associado: Uilton Oliveira
Som Direto: Davidson D. Candanda, Luiz Markes e Uilton Oliveira
Correção de Cor e Colorização: Hugo Anikulapo Lima
Desenho de Som: Marcelinho Ferreira. Trilha sonora: Marcelinho Ferreira e Negro Z
Distribuição: Borboletas Filmes
Serviço – Crônicas de Uma Jovem Família Preta
26 de dezembro às 19h
Estação NET Rio – Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo
-
Estreias6 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema6 meses ago
Twisters
-
Notícias5 meses ago
-
Notícias8 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo8 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas8 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo8 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Eu Recomendo8 meses ago
Crítica: Clube Zero