Connect with us

Notícias

De Walter Salles, Ainda Estou Aqui está na mostra competitiva do Festival de Veneza; veja lista de selecionados

Lucas Furtado

Published

on

Baseado no livro do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui está na mostra competitiva do Festival de Veneza. A produção é dirigida por Walter Salles e tem Fernanda Torres, Valentina Herszage e Selton Mello no elenco. Fernanda Montenegro faz participação especial.

O longa conta a história da família Paiva composta por Eunice, Rubens e cinco filhos. Na produção, é retratada a luta de Eunice contra a ditadura militar após a prisão e desaparecimento do deputado federal cassado e também para mudar o destino da família. Torres e Montenegro interpretam a protagonista em momentos diferentes.

Esta é a terceira participação de Salles no festival. Em 2001, ele esteve na mostra competitiva com Abril Despedaçado e em 2009, ele recebeu o prêmio Robert Bresson pelo conjunto da obra de sua carreira.

Ainda Estou Aqui também é o primeiro filme original produzido pelo Globoplay, plataforma de streaming da Globo.

Outras 20 produções participam da competição como Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips, Babygirl, de Halina Reijn, e The Room Next Door, de Pedro Almódovar. O anúncio dos selecionados foi feito na última terça (23).

O Brasil também está representado no Festival com Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa. O documentário está na mostra de Não Ficção fora da competição e aborda o fundamentalismo religioso durante a pandemia do coronavírus e no governo do ex-prssidente Jair Bolsonaro. Na Mostra Horizontes, Minha Mãe é Uma Vaca, de Moara Passoni, está na competição de filmes curtos.

O festival acontece de 31 de agosto a 7 de setembro.

Confira a lista de selecionados:

Mostra Competitiva

  • The Room Next Door, de Pedro Almódovar (Espanha)
  • Campo Di Battaglia, de Gianni Amélia (Itália)
  • Leurs Enfants Après Eux, de Zoran Boukherma e Ludovic Boukherma (França)
  • The Brutalist, de Brady Corbet (Reino Unido)
  • Jouer Avec Le Feu, de Delphine Coulin e Muriel Coulin (França)
  • Vermiglio, de Maura Delpero (Itália, França e Bélgica)
  • Iddu (Sicillian Letters), de Fabio Grassnodia e Antonio Piazza (Itália e França)
  • Queer, de Luca Guadagnino (Itália e Estados Unidos)
  • Love, de Dag Johan Haugerud (Noruega)
  • April, de Dea Kulumbegashvili (Geórgia, França e Itália)
  • The Order, de Justin Kurzel (Canadá)
  • Maria, de Pablo Larrín (Itália, Alemanha e Estados Unidos)
  • Trois Amies, de Emmanuel Mouret (França)
  • Kill the Jockey, de Luis Ortega (Argentina e Espanha)
  • Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips (Estados Unidos)
  • Babygirl, de Halina Reijn (Estados Unidos)
  • Ainda Estou Aqui, de Walter Salles (Brasil e França)
  • Diva Futura, de Giulia Louise Steigerwalt (Itália)
  • Harvest, de Athina Rachel Tsangari (Reino Unido, Grécia, França, Alemanha e Estados Unidos)
  • Youth-Homecoming, de Bing Wang (Luxemburgo e Holanda)
  • Stranger Eyes, de Siew Hua Yeo (Singapura, Taipei e França)

Fora da Competição

  • Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton (Estados Unidos e Reino Unido – Abertura)
  • L’orto Americano, de Pupi Avati (Itália – Encerramento)
  • Se Posso Permettermi – Capitolio II, de Março Bellocchio (Itália)
  • Il Tempo Che Ci Vuoli, de Francesca Comencini (Itália e França)
  • Phantosmia, de Lav Diaz (Filipinas)
  • Maldoror, de Fabrício du Welz (Bélgica e França)
  • Broken Rage, de Taleshi Kitano (Japão)
  • Baby Invasion, de Harmony Korine (Estados Unidos)
  • Cloud, de Kurosawa Kiyoshi (Japão)
  • Finalment, de Claude Lelouch (França)
  • Allégorie Citadine, de Alice Rohrwacher e JR (França)
  • Wolfs, de Jon Watts (Estados Unidos)

Fora da Competição (Ficção)

  • Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (Brasil)
  • Bestiari, Erbari, Lapidari, de Massimo d’Anolfi e Martina Parenti
  • Why War, de Amos Gitai (França e Suécia)
  • 2073, de Asif Kapadia (Reino Unido)
  • One to One: John & Yoko, de Kevin Macdonald e Sam Rice-Edwards
  • Separated, de Errol Morris (Estados Unidos e México)
  • Israel Palestine on Swedish TV 1958-1989, de Göran Hugo Olsson (Suécia, Finlândia e Dinamarca)
  • Russians at War, de Anastasia Trofimova (França e Canadá)
  • TWST – Things We Said Today, de Andrei Ujică (França e Romênia)
  • Riefenstahl, de Andres Veiel (Alemanha)
  • Songs of Slow Burning Earth, de Olha Zhurba (Ucrânia, Dinamarca e Suécia)

Fora da Competição (Séries)

  • Difamação, de Alfonso Cuarón (Reino Unido e Estados Unidos)
  • Los Años Nuevos, de Rodrigo Sorogoyen del Amo,

Sandra Romero e David Martin de los Santos (Espanha)

Family Like Ours, de Thomas Vintenberg (Dinamarca, França, Suécia, República Tcheca, Bélgica, Noruega e Alemanha)

M. Il Figlio Del Secolo, de Joe Wright (Itália e França)

Exibições Especiais

  • Leopardi. Il Poeta Dell’Infinito, de Sergio Rubini (Itália)
  • Master and Commander: The Far Side of World, de Peter Weir (Estados Unidos)
  • Beauty is a Not Skin, de Nicolas Winding Refn (Itália e Dinamarca)

Mostra Horizonte

  • Quiet Life, de Alexandros Avranas (França, Alemanha, Suécia, Grécia, Estônia e Finlândia)
  • Mon Inséparable, de Anne-Sophie Bailey (França)
  • Aïcha, de Mehdi Barsaoui (Tunísia, França, Itália, Arábia Saudita e Qatar)
  • Happy Holidays, de Scandar Copti (Palestina, França, Alemanha, Itália e Qatar)
  • Familia, de Francesco Costabile (Itália)
  • One of Those Days When Hemme Dies, de Murat Firatoğlu (Turquia)
  • Familiar Touch, de Sarah Friedland (Estados Unidos)
  • Marco, de John Garaño e Aitor Arregui (Espanha)
  • Carissa, de Jason Jacobs e Delmar Devon (África do Sul)
  • Wishing on a Star, de Péter Kerekes (Itália, Croácia, Áustria, Eslováquia e República Tcheca)
  • Mistress Dispeller, de Elizabeth Lo (China e Estados Unidos)
  • Nonostante, de Valerio Mastandrea (Itália)
  • The New Year That Never Came, de Bogdan Mureşanu
  • Pooja, Sir, de Deepak Rauniyar (Itália, Estados Unidos e Noruega)
  • Of Days and Men, de Dani Rosenberg (Israel e Itália)
  • Pavements, de Alex Ross Perry (Estados Unidos)
  • Happyend, de Neo Sora (Japão e Estados Unidos)
  • L’Attachement, de Carine Tardieu (França e Bélgica)
  • Dicannove, de Giovanni Tortorici (Itália e Reino Unido)

Mostra Horizonte – Filmes Curtos

  • Almost Certainly False, de Cansu Baydar (Turquia)
  • Shadows, de Raindy Beiruty (França e Jordânia)
  • Il Burattino e La Balena, de Roberto Catani (França e Itália)
  • The Poison Cat, de Tian Guan (China)
  • Ajar, de Atefeh Jalali (Irã)
  • Three Keenings, de Oliver McGoldrick (Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos)
  • Minha Mãe é Uma Vaca, de Moara Passoni (Brasil)
  • René Va Alla Guerra, de Mariachiara Pernisa, Luca Perri e Morgan Menegazzo (Itália)
  • James, de Andrés Rodríguez (Guatemala e México)
  • O, de Rúnar Rúnarsson (Islândia e Suécia)
  • Who Loves The Sun, de Arshia Shakiba (Canadá)
  • Moon Lake, de Jeannie Sui Wonders (Estados Unidos)
  • Mariana, de Joe Weiland e Finn Constantine (França, Reino Unido e Sérvia)

Mostra Horizonte – Curta-Metragem Fuori Concorso

  • F II – Lo Stupore Del Mondo, de Alessandro Rak (Itália)

Mostra Horizonte Extra

  • Vittoria, de Alessandro Cassigoli e Casey Kauffmann (Itália)
  • Le Mohican, de Frédéric Farrucci (França)
  • September 5, de Tim Felhbaum (Alemanha)
  • Seeking Haven for Mr. Rambo, de Khaled Mamsour (Egito e Arábia Saudita)
  • La Storia Del Frank e Della Ninna, de Paola Randi (Itália e Suécia)
  • The Witness, de Nader Saeivar (Alemanha e Áustria)
  • After Party, de Vojtěch Strakatý (República Tcheca)
  • Edge of Party, de Tüker Süer (Alemanha e Turquia)
  • King Ivory, de John Swab (Estados Unidos)

Venice Classics – Filmes Restaurados

  • La Notte (1961), de Michelangelo Antonioni (Itália e França)
  • The Mahabharata (1989), de Peter Brook (França, Reino Unido e Estados Unidos)
  • Forbidden Games (1952), de René Clement (França)
  • L’Oro di Napoli (1954), de Vittorio De Sica (Itália)
  • His Girl Friday (1940), de Howard Hawks (Estados Unidos)
  • The Ritual (1977), de Girish Kasaravalli (Índia)
  • The Big Heat (1953), de Fritz Lang (Estados Unidos)
  • Blood and Sand (1941), de Rouben Mamoulin (Estados Unidos)
  • Bend of the River (1952), de Anthony Mann (Estados Unidos)
  • All Mixed Up (1964), de Yasuzô Masamura (Japão)
  • Ecce Bombo (1978), de Nanni Moretti (Itália)
  • The Man Who Put His Will on Film (1970), de Nagisa Oshima (Japão)
  • A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), de Roberto Santos (Brasil)
  • Goldflakes (1976), de Werner Schroetet (Alemanha e França)
  • The Soft Skin (1964), de François Truffaut (França)
  • The Man Who Put His Will on Film (1974), de Lina Wertmüller (Itália)
  • Pusher (1996), de Nicolas Winding Refn (Dinamarca)
  • Model (1981), de Frédéric Wiseman (Estados Unidos)

Venice Classics – Não-Ficção

  • Miyazaki, L’Esprit de La Nature, de Leo Favier (França)
  • “I Will Revenge This World with Love). S. Paradjanov, de Zara Jiam (Armênia e França)
  • Le Cinéma de Jean-Pierre Léaud, de Cyril Leuthy (França)
  • From Darkness to Light, de Michael Lurie e Eric Friedler (França)
  • Carlo Mazzacurati – Uma Certa Idea di Cinema, de Mario Canale e Enzo Monteleone
  • Chain Reactions, de Alexandre O. Philippe
  • Maroun Returns to Beirut, de Feyrouz Serhal (Qatar e Líbano)
  • Volanté – L’uomo Dai Mille Volti, de Francesco Zippel (Itália)
  • Constel•lació Portabella, de Claudio Zulian (Espanha)

Escola de Cinema de Binnale

  • My Birthday, de Christian Filippi (Itália)
  • The Fisherman, de Zoey Martinson (Gana)
  • Honeymoon, de Zhanna Ozirna (Ucrânia)
  • Január 2, de Zsófia Szilágyi (Hungria)

Trending