Notícias
De Walter Salles, Ainda Estou Aqui está na mostra competitiva do Festival de Veneza; veja lista de selecionados
Baseado no livro do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui está na mostra competitiva do Festival de Veneza. A produção é dirigida por Walter Salles e tem Fernanda Torres, Valentina Herszage e Selton Mello no elenco. Fernanda Montenegro faz participação especial.
O longa conta a história da família Paiva composta por Eunice, Rubens e cinco filhos. Na produção, é retratada a luta de Eunice contra a ditadura militar após a prisão e desaparecimento do deputado federal cassado e também para mudar o destino da família. Torres e Montenegro interpretam a protagonista em momentos diferentes.
Esta é a terceira participação de Salles no festival. Em 2001, ele esteve na mostra competitiva com Abril Despedaçado e em 2009, ele recebeu o prêmio Robert Bresson pelo conjunto da obra de sua carreira.
Ainda Estou Aqui também é o primeiro filme original produzido pelo Globoplay, plataforma de streaming da Globo.
Outras 20 produções participam da competição como Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips, Babygirl, de Halina Reijn, e The Room Next Door, de Pedro Almódovar. O anúncio dos selecionados foi feito na última terça (23).
O Brasil também está representado no Festival com Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa. O documentário está na mostra de Não Ficção fora da competição e aborda o fundamentalismo religioso durante a pandemia do coronavírus e no governo do ex-prssidente Jair Bolsonaro. Na Mostra Horizontes, Minha Mãe é Uma Vaca, de Moara Passoni, está na competição de filmes curtos.
O festival acontece de 31 de agosto a 7 de setembro.
Confira a lista de selecionados:
Mostra Competitiva
- The Room Next Door, de Pedro Almódovar (Espanha)
- Campo Di Battaglia, de Gianni Amélia (Itália)
- Leurs Enfants Après Eux, de Zoran Boukherma e Ludovic Boukherma (França)
- The Brutalist, de Brady Corbet (Reino Unido)
- Jouer Avec Le Feu, de Delphine Coulin e Muriel Coulin (França)
- Vermiglio, de Maura Delpero (Itália, França e Bélgica)
- Iddu (Sicillian Letters), de Fabio Grassnodia e Antonio Piazza (Itália e França)
- Queer, de Luca Guadagnino (Itália e Estados Unidos)
- Love, de Dag Johan Haugerud (Noruega)
- April, de Dea Kulumbegashvili (Geórgia, França e Itália)
- The Order, de Justin Kurzel (Canadá)
- Maria, de Pablo Larrín (Itália, Alemanha e Estados Unidos)
- Trois Amies, de Emmanuel Mouret (França)
- Kill the Jockey, de Luis Ortega (Argentina e Espanha)
- Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips (Estados Unidos)
- Babygirl, de Halina Reijn (Estados Unidos)
- Ainda Estou Aqui, de Walter Salles (Brasil e França)
- Diva Futura, de Giulia Louise Steigerwalt (Itália)
- Harvest, de Athina Rachel Tsangari (Reino Unido, Grécia, França, Alemanha e Estados Unidos)
- Youth-Homecoming, de Bing Wang (Luxemburgo e Holanda)
- Stranger Eyes, de Siew Hua Yeo (Singapura, Taipei e França)
Fora da Competição
- Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton (Estados Unidos e Reino Unido – Abertura)
- L’orto Americano, de Pupi Avati (Itália – Encerramento)
- Se Posso Permettermi – Capitolio II, de Março Bellocchio (Itália)
- Il Tempo Che Ci Vuoli, de Francesca Comencini (Itália e França)
- Phantosmia, de Lav Diaz (Filipinas)
- Maldoror, de Fabrício du Welz (Bélgica e França)
- Broken Rage, de Taleshi Kitano (Japão)
- Baby Invasion, de Harmony Korine (Estados Unidos)
- Cloud, de Kurosawa Kiyoshi (Japão)
- Finalment, de Claude Lelouch (França)
- Allégorie Citadine, de Alice Rohrwacher e JR (França)
- Wolfs, de Jon Watts (Estados Unidos)
Fora da Competição (Ficção)
- Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (Brasil)
- Bestiari, Erbari, Lapidari, de Massimo d’Anolfi e Martina Parenti
- Why War, de Amos Gitai (França e Suécia)
- 2073, de Asif Kapadia (Reino Unido)
- One to One: John & Yoko, de Kevin Macdonald e Sam Rice-Edwards
- Separated, de Errol Morris (Estados Unidos e México)
- Israel Palestine on Swedish TV 1958-1989, de Göran Hugo Olsson (Suécia, Finlândia e Dinamarca)
- Russians at War, de Anastasia Trofimova (França e Canadá)
- TWST – Things We Said Today, de Andrei Ujică (França e Romênia)
- Riefenstahl, de Andres Veiel (Alemanha)
- Songs of Slow Burning Earth, de Olha Zhurba (Ucrânia, Dinamarca e Suécia)
Fora da Competição (Séries)
- Difamação, de Alfonso Cuarón (Reino Unido e Estados Unidos)
- Los Años Nuevos, de Rodrigo Sorogoyen del Amo,
Sandra Romero e David Martin de los Santos (Espanha)
Family Like Ours, de Thomas Vintenberg (Dinamarca, França, Suécia, República Tcheca, Bélgica, Noruega e Alemanha)
M. Il Figlio Del Secolo, de Joe Wright (Itália e França)
Exibições Especiais
- Leopardi. Il Poeta Dell’Infinito, de Sergio Rubini (Itália)
- Master and Commander: The Far Side of World, de Peter Weir (Estados Unidos)
- Beauty is a Not Skin, de Nicolas Winding Refn (Itália e Dinamarca)
Mostra Horizonte
- Quiet Life, de Alexandros Avranas (França, Alemanha, Suécia, Grécia, Estônia e Finlândia)
- Mon Inséparable, de Anne-Sophie Bailey (França)
- Aïcha, de Mehdi Barsaoui (Tunísia, França, Itália, Arábia Saudita e Qatar)
- Happy Holidays, de Scandar Copti (Palestina, França, Alemanha, Itália e Qatar)
- Familia, de Francesco Costabile (Itália)
- One of Those Days When Hemme Dies, de Murat Firatoğlu (Turquia)
- Familiar Touch, de Sarah Friedland (Estados Unidos)
- Marco, de John Garaño e Aitor Arregui (Espanha)
- Carissa, de Jason Jacobs e Delmar Devon (África do Sul)
- Wishing on a Star, de Péter Kerekes (Itália, Croácia, Áustria, Eslováquia e República Tcheca)
- Mistress Dispeller, de Elizabeth Lo (China e Estados Unidos)
- Nonostante, de Valerio Mastandrea (Itália)
- The New Year That Never Came, de Bogdan Mureşanu
- Pooja, Sir, de Deepak Rauniyar (Itália, Estados Unidos e Noruega)
- Of Days and Men, de Dani Rosenberg (Israel e Itália)
- Pavements, de Alex Ross Perry (Estados Unidos)
- Happyend, de Neo Sora (Japão e Estados Unidos)
- L’Attachement, de Carine Tardieu (França e Bélgica)
- Dicannove, de Giovanni Tortorici (Itália e Reino Unido)
Mostra Horizonte – Filmes Curtos
- Almost Certainly False, de Cansu Baydar (Turquia)
- Shadows, de Raindy Beiruty (França e Jordânia)
- Il Burattino e La Balena, de Roberto Catani (França e Itália)
- The Poison Cat, de Tian Guan (China)
- Ajar, de Atefeh Jalali (Irã)
- Three Keenings, de Oliver McGoldrick (Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos)
- Minha Mãe é Uma Vaca, de Moara Passoni (Brasil)
- René Va Alla Guerra, de Mariachiara Pernisa, Luca Perri e Morgan Menegazzo (Itália)
- James, de Andrés Rodríguez (Guatemala e México)
- O, de Rúnar Rúnarsson (Islândia e Suécia)
- Who Loves The Sun, de Arshia Shakiba (Canadá)
- Moon Lake, de Jeannie Sui Wonders (Estados Unidos)
- Mariana, de Joe Weiland e Finn Constantine (França, Reino Unido e Sérvia)
Mostra Horizonte – Curta-Metragem Fuori Concorso
- F II – Lo Stupore Del Mondo, de Alessandro Rak (Itália)
Mostra Horizonte Extra
- Vittoria, de Alessandro Cassigoli e Casey Kauffmann (Itália)
- Le Mohican, de Frédéric Farrucci (França)
- September 5, de Tim Felhbaum (Alemanha)
- Seeking Haven for Mr. Rambo, de Khaled Mamsour (Egito e Arábia Saudita)
- La Storia Del Frank e Della Ninna, de Paola Randi (Itália e Suécia)
- The Witness, de Nader Saeivar (Alemanha e Áustria)
- After Party, de Vojtěch Strakatý (República Tcheca)
- Edge of Party, de Tüker Süer (Alemanha e Turquia)
- King Ivory, de John Swab (Estados Unidos)
Venice Classics – Filmes Restaurados
- La Notte (1961), de Michelangelo Antonioni (Itália e França)
- The Mahabharata (1989), de Peter Brook (França, Reino Unido e Estados Unidos)
- Forbidden Games (1952), de René Clement (França)
- L’Oro di Napoli (1954), de Vittorio De Sica (Itália)
- His Girl Friday (1940), de Howard Hawks (Estados Unidos)
- The Ritual (1977), de Girish Kasaravalli (Índia)
- The Big Heat (1953), de Fritz Lang (Estados Unidos)
- Blood and Sand (1941), de Rouben Mamoulin (Estados Unidos)
- Bend of the River (1952), de Anthony Mann (Estados Unidos)
- All Mixed Up (1964), de Yasuzô Masamura (Japão)
- Ecce Bombo (1978), de Nanni Moretti (Itália)
- The Man Who Put His Will on Film (1970), de Nagisa Oshima (Japão)
- A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), de Roberto Santos (Brasil)
- Goldflakes (1976), de Werner Schroetet (Alemanha e França)
- The Soft Skin (1964), de François Truffaut (França)
- The Man Who Put His Will on Film (1974), de Lina Wertmüller (Itália)
- Pusher (1996), de Nicolas Winding Refn (Dinamarca)
- Model (1981), de Frédéric Wiseman (Estados Unidos)
Venice Classics – Não-Ficção
- Miyazaki, L’Esprit de La Nature, de Leo Favier (França)
- “I Will Revenge This World with Love). S. Paradjanov, de Zara Jiam (Armênia e França)
- Le Cinéma de Jean-Pierre Léaud, de Cyril Leuthy (França)
- From Darkness to Light, de Michael Lurie e Eric Friedler (França)
- Carlo Mazzacurati – Uma Certa Idea di Cinema, de Mario Canale e Enzo Monteleone
- Chain Reactions, de Alexandre O. Philippe
- Maroun Returns to Beirut, de Feyrouz Serhal (Qatar e Líbano)
- Volanté – L’uomo Dai Mille Volti, de Francesco Zippel (Itália)
- Constel•lació Portabella, de Claudio Zulian (Espanha)
Escola de Cinema de Binnale
- My Birthday, de Christian Filippi (Itália)
- The Fisherman, de Zoey Martinson (Gana)
- Honeymoon, de Zhanna Ozirna (Ucrânia)
- Január 2, de Zsófia Szilágyi (Hungria)
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Notícias2 meses ago
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada