Notícias
Dira Paes e Tony Garrido serão os apresentadores do Prêmio Grande Otelo de Cinema
O Prêmio Grande Otelo, que acontece no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, será apresentado pela atriz Dira Paes e pelo cantor e ator Toni Garrido. A 23ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo. Os filmes com maior número de indicações são “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias, seguidos por “Aumenta que é Rock’n’Roll”, que disputa nove troféus. A cerimônia terá transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia Brasileira de Cinema.
A apresentação do Prêmio Grande Otelo inicia as comemorações de Dira Paes pelos 40 anos de carreira, marco que a atriz completa em 2025. Seu primeiro papel foi em “Floresta das Esmeraldas”, produção britânica de 1985 dirigida por John Boorman. Desde então, Dira construiu uma filmografia de sucesso com participações em mais de 45 filmes e conquistou prêmios importantes, como três troféus Grande Otelo na categoria de Melhor Atriz. “Estou muito feliz em celebrar o audiovisual brasileiro numa noite que reúne gente de cinema do Brasil inteiro, em torno de produções que nos orgulham pela sua beleza e diversidade dos projetos. O Grande Otelo é um prêmio que todos nós queremos na prateleira, por ser o mais inclusivo de todos, onde todos os filmes que estreiam no Brasil entram em competição. Chegar até à estatueta em si, é uma longa e recompensadora jornada”, conta a apresentadora, que conquistou o troféu em 2023 por sua interpretação em “Pureza”.
A relação de Toni Garrido com o cinema começou em 1998, com uma participação em “Como Ser Solteiro”, longa de Rosane Svartman. No ano seguinte, Toni protagonizou “Orfeu”, de Cacá Diegues, produção em que também marca presença na trilha sonora. O artista ainda fez parte do elenco de filmes como “Xuxa Abracadabra”, de Moacyr Góes; “Deus É Brasileiro”, de Cacá Diegues; e “Sobrevivente Urbano”, de José Claudio Silva. “O Prêmio é a força do cinema nacional, é o Brasil junto no cinema. Eu estou muito feliz de ter sido convidado para apresentar essa nossa história com a tão grandiosa e linda Dira Paes. É um dia onde a gente vai conseguir se ver, onde a gente vai conseguir se integrar, é um dia de festividade onde a gente vai premiar os heróis do cinema. Prêmio lindo, grande prêmio, Grande Otelo. Participar dessa noite me enche de orgulho”, celebra Toni.
A partir desta 23º edição, a Academia Brasileira de Cinema renomeia o evento (que até 2023 chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e lança uma nova marca para ampliar a homenagem ao ator e comediante que é um dos maiores ícones do nosso cinema e já dava nome ao Troféu Grande Otelo. Neste ano, a Academia apresenta também um novo site exclusivamente dedicado ao Prêmio, que reúne todos os detalhes da premiação, que terá direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes.
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Notícias2 meses ago
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada