Connect with us

Notícias

Dirigido por Luiza Botelho, Saudade é exibido na Marché du Film em Cannes

Lucas Furtado

Published

on

A diretora, roteirista e produtora Luiza Botelho, filha e sócia do cineasta Joel Zito Araújo, participa do Marché du Film de 2025 com o apoio da Spcine. À frente da Casa de Criação Cinema, produtora voltada para narrativas negras e autorais, Botelho marca presença em um dos mercados da indústria cinematográfica global, realizado paralelamente ao Festival de Cannes, de 13 a 24 de maio.

Selecionada para a Producer’s Network após receber o prêmio Producer Network Award no Cinélatino – Rencontres de Toulouse (França), Luiza apresenta o longa “Saudade”, uma coprodução Brasil–Estados Unidos em busca de parceiros europeus. O filme é dirigido por ela e cocriado com seu pai, referência incontornável do cinema negro brasileiro.

“Saudade é um drama sensível sobre reconciliação entre gerações, deslocamento e pertencimento, protagonizado por um homem negro que retorna ao Brasil com uma doença terminal após décadas nos EUA, em busca de despedida e reconexão com tudo o que deixou para trás”, disse.

No Marché du Film, a diretora também promove o curta “Bela Lx-404”, que conquistou cinco prêmios, incluindo melhor curta-metragem de ficção no Pan African Film Festival 2025, qualificatório para o Oscar.

Além de “Saudade”, a Casa de Criação Cinema leva ao Marché outros dois projetos em busca de coprodução e distribuição internacional, todos centrados em experiências negras, com forte identidade autoral e potência estética: “AI: Ancestral Intelligence”, longa de ficção científica ambientado na comunidade fictícia de Kaluanã, e é uma ficção científica afrofuturista e indígena-futurista que imagina uma solução inesperada para a especulação imobiliária, através da união entre tecnologia e saberes ancestrais.

“Ambos filmes dialogam com minha trajetória e com meu desejo de contar histórias que expandam a imaginação e valorizem as experiências negra e indígena de maneira complexa, poética e universal”. E, também, “Em Busca do Cinema Africano”, novo documentário de Joel Zito Araújo (em pós-produção), é um relato em primeira pessoa sobre os encontros, afetos e reflexões do cineasta em mais de duas décadas de viagens pelo continente africano, guiado pelo olhar de seus realizadores.

comente

Em breve nos Cinemas

Trending

Site Feito Pelo Grupo Cabana do Leitor © 2024. Todos os direitos reservados ao site © Cinema Para Sempre.