Notícias
Documentário O Instante Decisivo estreia no sportv em 12 de dezembro
Com um olhar atento sobre a rotina dos atletas paralímpicos, o documentário O Instante Decisivo, dirigido por André Bushatsky e produzido com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, conta histórias pessoais e profissionais de esportistas de diversas Regiões do Brasil, como a lançadora santista Beth Gomes, o velocista paraibano Petrucio Ferreira, a lançadora baiana Raíssa Machado, a nadadora pernambucana Carol Santiago, o nadador mineiro Gabriel Araújo (Gabrielzinho), a mesatenista catarinense Bruna Alexandre e o jogador de futebol de cegos baiano Cássio Lopes dos Reis, destacando seus desafios e conquistas no universo do esporte de alto rendimento. A produção estreia na programação do sportv em 12 de dezembro em horário e canal a ser anunciado.
Esse modelo envolve a prática esportiva em nível profissional, exigindo o máximo de desempenho físico, técnico e psicológico dos atletas. “Até eu vir pra cá eu não sabia o que era treino”, revela a atleta Raíssa Machado ao comentar o impacto que o alto rendimento teve em sua vida e o caminho transformador que percorreu.
“À medida que o esporte vai se profissionalizando, mais profissionais são necessários para realmente extrair o melhor de cada atleta”, comenta Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos, e atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, ao explicar a importância dos técnicos e da equipe multidisciplinar que acompanham a carreira dos atletas paralímpicos.
A atleta Carol Santiago, consagrada a maior medalhista paralímpica da história do Brasil, revela que “o alto rendimento exige muito, o treino exige 24 horas de preparação, foco e disciplina, porque é muito intenso”.
Um exemplo impressionante, presente no filme, é o caso de Petrucio Ferreira: o velocista é considerado o atleta paralímpico mais rápido do mundo. Ele registrou uma diferença de apenas 0,71 centésimos em relação ao recorde mundial de Usain Bolt.
Entre as fascinantes histórias do documentário, destaca-se também a de Beth Gomes, que jogava vôlei, mas viu sua vida ser transformada após o diagnóstico de esclerose múltipla. No entanto, sua paixão pelo esporte a manteve firme, e ela se reinventou, tornando-se a atual recordista no arremesso de disco da classe F53 (cadeirantes). Outro personagem marcante do documentário, Gabriel Araujo, ou Gabrielzinho, – que foi sensação em Paris – Ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas nos Jogos Paralímpicos conta como movimenta o corpo para nadar.
Bushatsky revela que os maiores desafios na produção foram adequar as filmagens à rotina de treinamentos intensos dos atletas, que se preparavam para os Jogos Paralímpicos de Paris, e conquistar a confiança necessária para captar momentos mais íntimos de suas vidas, para além do esporte.
E deu certo: o diretor relata a abertura dos atletas para recebê-lo durante o processo de filmagem: “A troca foi ótima! Queríamos capturá-los tanto nos momentos de treino quanto nos momentos de intimidade, e eles aceitaram essa proposta de forma muito positiva”.
“O movimento paralímpico brasileiro está cada dia maior e mais forte, e uma prova disso foi o resultado do país nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, alcançando a quinta colocação no quadro de medalhas. Um documentário como este, dirigido por um cineasta da sensibilidade de André Bushatsky, reforça a relevância que o esporte para pessoas com deficiência está ganhando no Brasil”, disse Mizael Conrado.
O documentário nasce a partir do projeto Da Inclusão ao Pódio, série de quatro episódios exibida pelo sportv e disponível no Globoplay para assinantes do pacote Premium. Segundo Bushatsky, o objetivo tanto da série quanto do filme é focar nos personagens, em vez de suas deficiências, apresentando-os como realmente são: atletas de elite que superam as barreiras sociais e estruturais que enfrentam no Brasil. “A gente não queria falar da deficiência. Queríamos falar sobre a carreira de alto rendimento: dores, angústia, vida como ela é, treino, vitória. É interessante e emocionante ver o brilho nos olhos de todos eles, a perseverança, o querer fazer. É claro que, por trás de tudo isso, tem dificuldades no Brasil, mas são personagens incríveis, super esportistas, que estão fazendo acontecer”, afirma o diretor.
O documentário foi produzido pela Bushatsky Filmes e patrocinado pela Toyota, por meio da Lei do Audiovisual. “Com ‘O Instante Decisivo’, reafirmamos o poder transformador do esporte como ferramenta de inclusão e inspiração. Ao apoiar histórias como as dos atletas paralímpicos brasileiros, mostramos que investir na visibilidade e no desenvolvimento de pessoas com deficiência é promover igualdade, valorizar a diversidade e criar um legado para futuras gerações”, explica Otacílio do Nascimento, gerente de comunicação corporativa da Toyota e diretor da Fundação Toyota.
O Brasil teve um resultado excepcional nos Jogos Paralímpicos de Paris e terminou os Jogos em quinto lugar no quadro geral de medalhas com um total de 89 pódios.
Com estreia marcada para o dia 12 de dezembro no sportv e posterior disponibilização no Globoplay para assinantes do pacote Premium, O Instante Decisivo complementa a jornada da Bushatky Filmes, em parceria com o CPB no ramo audiovisual. Além da série “Da Inclusão ao Pódio”, que estreou em agosto, estão previstos ainda para 2025 a animação “Paramigos Imparáveis”, além de um documentário sobre mulheres com deficiência no esporte paralímpico e um sobre a Seleção Brasileira de futebol de cegos.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: André Bushatsky
Produtor:: Jonathan Mendonca
Produção: Bushatsky Filmes
Produção Executiva: André Bushatsky e Pedro Alves
Direção de Fotografia: Alan Fabio Gomes
Montagem: Jonathan Mendonça
Trilha Sonora: Tami Belfer
Colorista: Caio Antonio
Finalização de Som e mixagem: Ariel Henrique
Som Direto: Douglas Gonçalves
Música Original: Tami Belfer
Duração: 74min
-
Cinema5 meses ago
Twisters
-
Estréias5 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
-
Notícias6 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo6 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas6 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo6 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Eu Recomendo6 meses ago
Crítica: Clube Zero