Connect with us

Notícias

Festival de Cinema Russo Brasil 2025 acontece até 23 de abril online no Belas Artes à la Carte

Lucas Furtado

Published

on

Desde a última quinta (27) e 23 de abril, na plataforma online Belas Artes à la Carte, estarão disponíveis gratuitamente os filmes russos contemporâneos no âmbito do Festival de Cinema Russo Brasil 2025. O serviço de streaming oferece a oportunidade de conhecer as novidades do cinema russo de diversos gêneros. Dramas autorais, filmes familiares, aventuras com cenários de paisagens naturais, além de buscas espirituais e investigações da fé – esses são os temas e enredos que aguardam os espectadores no festival online de cinema russo.

As exibições dos filmes são organizadas pela companhia ROSKINO, com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia. Esta não é a primeira colaboração entre a ROSKINO e o serviço Belas Artes à la Carte: em 2022 e 2023 o cinema online já havia se tornado um local para o Festival de Cinema Russo; exibições off-line também foram realizadas no cinema Petra Belas Artes.

De acordo com os resultados de 2024, o Brasil entrou no TOP-3 dos mercados estrangeiros para o cinema russo em termos de bilheteria: mais de 10 filmes da Rússia foram exibidos nos cinemas brasileiros, incluindo tanto produções contemporâneas quanto uma retrospectiva do cinema soviético.

Confira os filmes da mostra

O drama “Onde Dançam as Cegonhas” é um representante brilhante do cinema iacuto, ou, como dizem, “do cinema mais ao norte da Rússia”. O filme, vencedor de muitos prêmios russos e internacionais, conta a história de um menino que sofre com a morte da mãe.

O thriller místico “O Xamã” é um dos primeiros filmes russos sobre a cultura xamânica; um filme que revela os vícios humanos. “O xamã” levará o espectador a uma tenda na margem norte do rio Ienissei, para onde várias pessoas vão dispostas a tudo para realizar os seus desejos.

O documentário “A Cruz” é o novo trabalho do diretor Serguei Debejev, cujo filme anterior “O arquipélago sagrado” foi líder de audiência no festival de cinema russo no Brasil, em 2023: o público da plataforma Belas Artes à la Carte, na maioria das vezes, escolheu justamente este filme para assistir. O novo filme “A cruz” investiga o que a cruz representa como um símbolo fundamental para a humanidade, o que significa para as pessoas sua instalação na Terra e como isso mudou a visão de mundo dos povos e das gerações.

O “A Raposa de Fogo” é um filme feito na intersecção entre o cinema documental e o ficcional. Os criadores deste filme único passaram 26 meses na natureza selvagem, em Kamtchátka, para capturar o personagem principal, a raposa Vento. Diante do espectador é apresentado o mundo da vida selvagem de Kamtchátka, uma das regiões mais pitorescas da Rússia, com parques e reservas naturais únicos.

“Quatro Trimestres” é um melodrama juvenil que levará o público de volta aos anos escolares e às experiências do primeiro amor; uma adaptação do romance homônimo, um best-seller de Aleksandr Yuka. A estreia mundial ocorreu no 46º Festival Internacional de Cinema de Moscou, em 2024.

O ano de 2025 marca os 80 anos da vitória do Front Oriental na Segunda Guerra Mundial. Em homenagem à data foi incluída na programação brasileira de filmes o drama de guerra “Fitas Vermelhas”. O filme se passa no ano de 1944. No enredo, no acampamento infantil “Artek”, ocupado pelos alemães, uma menina de 13 anos ajuda secretamente aos partisans.

comente

Em breve nos Cinemas

Trending

Site Feito Pelo Grupo Cabana do Leitor © 2024. Todos os direitos reservados ao site © Cinema Para Sempre.