

Notícias
Festival de Cinema Russo Brasil 2025 acontece até 23 de abril online no Belas Artes à la Carte
Desde a última quinta (27) e 23 de abril, na plataforma online Belas Artes à la Carte, estarão disponíveis gratuitamente os filmes russos contemporâneos no âmbito do Festival de Cinema Russo Brasil 2025. O serviço de streaming oferece a oportunidade de conhecer as novidades do cinema russo de diversos gêneros. Dramas autorais, filmes familiares, aventuras com cenários de paisagens naturais, além de buscas espirituais e investigações da fé – esses são os temas e enredos que aguardam os espectadores no festival online de cinema russo.
As exibições dos filmes são organizadas pela companhia ROSKINO, com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia. Esta não é a primeira colaboração entre a ROSKINO e o serviço Belas Artes à la Carte: em 2022 e 2023 o cinema online já havia se tornado um local para o Festival de Cinema Russo; exibições off-line também foram realizadas no cinema Petra Belas Artes.
De acordo com os resultados de 2024, o Brasil entrou no TOP-3 dos mercados estrangeiros para o cinema russo em termos de bilheteria: mais de 10 filmes da Rússia foram exibidos nos cinemas brasileiros, incluindo tanto produções contemporâneas quanto uma retrospectiva do cinema soviético.
Confira os filmes da mostra
O drama “Onde Dançam as Cegonhas” é um representante brilhante do cinema iacuto, ou, como dizem, “do cinema mais ao norte da Rússia”. O filme, vencedor de muitos prêmios russos e internacionais, conta a história de um menino que sofre com a morte da mãe.
O thriller místico “O Xamã” é um dos primeiros filmes russos sobre a cultura xamânica; um filme que revela os vícios humanos. “O xamã” levará o espectador a uma tenda na margem norte do rio Ienissei, para onde várias pessoas vão dispostas a tudo para realizar os seus desejos.
O documentário “A Cruz” é o novo trabalho do diretor Serguei Debejev, cujo filme anterior “O arquipélago sagrado” foi líder de audiência no festival de cinema russo no Brasil, em 2023: o público da plataforma Belas Artes à la Carte, na maioria das vezes, escolheu justamente este filme para assistir. O novo filme “A cruz” investiga o que a cruz representa como um símbolo fundamental para a humanidade, o que significa para as pessoas sua instalação na Terra e como isso mudou a visão de mundo dos povos e das gerações.
O “A Raposa de Fogo” é um filme feito na intersecção entre o cinema documental e o ficcional. Os criadores deste filme único passaram 26 meses na natureza selvagem, em Kamtchátka, para capturar o personagem principal, a raposa Vento. Diante do espectador é apresentado o mundo da vida selvagem de Kamtchátka, uma das regiões mais pitorescas da Rússia, com parques e reservas naturais únicos.
“Quatro Trimestres” é um melodrama juvenil que levará o público de volta aos anos escolares e às experiências do primeiro amor; uma adaptação do romance homônimo, um best-seller de Aleksandr Yuka. A estreia mundial ocorreu no 46º Festival Internacional de Cinema de Moscou, em 2024.
O ano de 2025 marca os 80 anos da vitória do Front Oriental na Segunda Guerra Mundial. Em homenagem à data foi incluída na programação brasileira de filmes o drama de guerra “Fitas Vermelhas”. O filme se passa no ano de 1944. No enredo, no acampamento infantil “Artek”, ocupado pelos alemães, uma menina de 13 anos ajuda secretamente aos partisans.
-
Estreias9 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema9 meses ago
Twisters
-
Notícias9 meses ago
-
Esporte no Cinema8 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Notícias11 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Mais10 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Eu Recomendo11 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas11 meses ago
Crítica: Plano 75