Connect with us

Notícias

28a edição do FAM acontece em Florianópolis até 11 de setembro

Lucas Furtado

Published

on

A 28ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, realizada pela Associação Cultural Panvision, começou nesta quinta (05), em Florianópolis. Até 11 de setembro, o tradicional festival exibirá produções da Argentina, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, França, Inglaterra, Israel, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela, sendo que alguns participam em coproduções. Do Brasil, estão representados 12 estados (Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo), e também o Distrito Federal. 

A programação conta ainda com a 8ª edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+Lab, o Fórum Audiovisual Mercosul, o Projeto Rally Panvision, oficinas e debates no Conversas FAM de Cinema, somando mais de 70 atividades. 

O homenageado desta edição é o fundador do FAM e da Panvision, Antonio Celso dos Santos,  que morreu no ano passado. Na abertura foi exibida uma obra dirigida por ele: o curta-metragem “Ritinha”. O ator Giuseppe Oristanio, protagonista do filme, e participou do Papo FAM com o público logo após o encerramento do filme, para contar os bastidores da produção.

Todas as exibições do festival serão no CineShow do Beiramar Shopping, e as demais atividades, no Majestic Palace Hotel. As questões sociais, música, meio ambiente e espiritualidade são os temas mais presentes nos filmes este ano. 

A Mostra Competitiva começou com a exibição do longa-metragem de ficção “La Estrella Que Perdí” (Argentina), dirigido por Luz Orlando Brennan. A obra conta a história de uma relação entre mãe e filha. Enquanto a reconhecida atriz Norma Reyes (76) ensaia uma peça comercial medíocre, onde deve interpretar uma idosa com Alzheimer, sua filha Celeste, sempre ofuscada pela estrela de sua mãe, decide mudar-se de casa. Apesar do estresse dos ensaios e da dor da ausência de sua filha, Norma segue adiante.

Mostra Online

Novidade também deste ano, a Mostra Online possibilita a ampliação do acesso ao público que não poderá estar presente em Florianópolis. Será exibida na sexta (06) às 10h, no canal do Youtube do FAM. Fazem parte da mostra os documentários “Apuntes Sobre La Muerte de Un Cine”, de Iñaki Oñate (Argentina), “Diario de un Hombre a la Deriva”, de Jose Ibañez (Chile), “Hélio Melo”, de Leticia Rheingantz (AC-SP), e as ficções “Feira da Ladra”, de Diego Migliorini (SP), “Javyju – Bom Dia”, de Cunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães (SP) e “Pano pra Caetano”, de Gabriel Lachowski (PR). O filme que tiver mais curtidas vai levar o troféu Panvision. 

Exposição Verdejante

A Panvision organizou este ano a exposição Verdejante, no Museu da Imagem do Som – MIS, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, que celebra a trajetória de Antonio Celso dos Santos, fundador do FAM, falecido no ano passado. A exposição foi aberta dia 29 de agosto durante o lançamento da programação do FAM 2024 e ponto central das homenagens prestadas ao seu idealizador. 

Programação e Premiação

O festival segue até o dia 11 de setembro, com exibição de 66 filmes, de 14 países, em oito mostras competitivas e uma convidada. Os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Popular e Oficial, além de mais de R$100 mil em produtos e serviços das empresas especializadas em audiovisual parceiras da Panvision: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec. O melhor curta-metragem brasileiro escolhido por um júri formado por jornalistas e críticos de cinema ganhará o Prêmio Canal Brasil de Curtas e, além do troféu Canal Brasil, receberá R$15 mil em dinheiro. A programação completa e a lista de filmes estão no site do evento.

Trending