

Datas Comemorativas
4 filmes para celebrar o Dia do Jornalista
Dia do Jornalista
7 de abril
O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de Abril.
A data homenageia o trabalho dos profissionais da imprensa, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão, jornais e revistas impressos e online, a internet também abriga espaços para vídeos e podcast, o rádio da internet. o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.
Origem do Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Battista Líbero Badaró, ou simplemente, Dr. Giovanni Badaró, médico e jornalista, que foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu filho, D. Pedro II, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.
Escolhemos 4 filmes que mostram jornalistas que fizeram a diferença. Três deles são estadunidenses e 1 brasileiro. E toda a equipe do Cinema Para Sempre, os jornalistas e os que não são, desejamos à todos os colegas de profissão um maravilhoso Dia dos Jornalistas!
Spotlight – Segredos Revelados (2015)

Esse filme de 2015 dirigido por Tom McCarthy fala de um grupo de jornalista do Spotlight, sessão importante do jornal que trata de jornalismo investigativo do jornal “The Boston Globe”. Ao receber uma denúncia de crimes sexuais cometidos por um padre contra uma criança, a investigação vai levando a descoberta de documentos que provam muitos outros crimes sexuais que vem acontecendo por muitos anos em várias outras paróquias. A história é real, mas o roteiro é original. O roteirista Josh Singer se uniu ao diretor Tom MacCarthy e escreveram juntos um roteiro premiado que foi conduzido com maestria tanto na narrativa, quanto na construção dos personagens.
Fora isso o elenco é espetacular!
Esse filme recebeu 145 indicações á prêmios de cinema em todo o mundo e venceu 125 deles.
Onde Assistir: Max
The Post – A Guerra Secreta (2017)

O filme dirigido por Steven Spielberg e roteirizado por Josh Singer e Liz Hannah segue a mesma linha do filme anterior, uma história real e um roteiro original que prende atenção do início ao fim.
Nesse filme acompanhamos a história de Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos. Esse filme é a história que antecede “O caso Watergate “ que derrubou o Presidente Nixon da Casa Branca.
Spielberg trabalhou com um roteiro rico em narrativa e construção de personagens e dirigiu 114 atores e atrizes, muitos deles consagrados por seus trabalhos anteriores com tanta habilidade que fica difícil não se conectar com eles.
Foi indicado à 116 Prêmios e venceu 21 deles.
Onde assistir: Prime Vídeo
Todos os Homens do Presidente

Em sequência a “The Post – A Guerra Secreta” a dica é assistir a esse filme se tornou um clássico do cinema dirigido por Alan J. Pakula roteirizado por William Goldman e estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman.
O filme acontece em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter do Washington Post, inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.
Foi indicado a 23 prêmios e venceu 17 deles (Importante lembrar que nos anos 70 não tínhamos tantas premiações como temos hoje em 2025)
Onde assistir: Locke
Dublado / a dublagem original da Herbert Richard e a redublagem da Dublavídeo.
Trailer original da Warner Bros Enterteiment
Contra a Parede (2018)

A política e a sociedade são colocadas frente a frente, no que se refere ao caráter diário e honra. A menos de três meses das eleições para presidente do Brasil, um renomado apresentador de telejornal enfrenta um explosivo conflito ético que envolve seu trabalho e sua relação pessoal com dois candidatos apontados como favoritos nas pesquisas. E assim começa o filme O filme escrito e dirigido pelo cineasta, roteirista e jornalista Paulo Pons traz reflexão sobre problemas éticos no jornalismo.
Esse é um filme para televisão. Não concorreu a nenhum prêmio, mas é um bom filme que merece ser assistido.
Onde assistir: Apple TV+
-
Estreias10 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema10 meses ago
Twisters
-
Esporte no Cinema8 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Notícias9 meses ago
-
Notícias11 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Mais10 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Eu Recomendo11 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas11 meses ago
Crítica: Plano 75