Ator, diretor, roteirista e autor, Matheus Nachtergaele é um dos maiores nomes das artes brasileiras e recebe o Troféu Oscarito na 52ª edição do Festival de Gramado neste sábado (10). Nascido em São Paulo, iniciou sua trajetória no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e na companhia Teatro da Vertigem, com o seu trabalho em O Livro de Jó, de 1995. A estreia nas telonas veio dois anos depois, com dois filmes antológicos: o clássico gaúcho Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, e O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Fez sua estreia na TV Globo em 1997, na minissérie Hilda Furacão, interpretando Cintura Fina, personagem que se identificava como mulher, embora tivesse nascido com um corpo masculino, Matheus desafiava as noções de gênero vigentes. Esse papel levou reconhecimento ao ator, que viria a protagonizar a minissérie O Auto da Compadecida (1999), posteriormente lançada, em formato reduzido, para os cinemas, rendendo-lhe o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Ator.
No ano de 2002, participou de outro clássico do cinema nacional: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que concorreu ao Oscar em quatro categorias. Atrás das câmeras mostrou um novo talento ao dirigir A Festa da Menina Morta. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e venceu os prêmios de Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Filme do Júri Popular e prêmio da crítica no Festival de Gramado. Também em 2008, a obra ainda arrematou os prêmios de Melhor Direção de Ficção e Melhor Ator no Festival do Rio.
Ano passado, durante a 51ª edição do Festival, teve sua passagem eternizada na Calçada da Fama da cidade. Matheus possui indicações e vitórias nos mais importantes festivais e premiações do cinema brasileiro e mundial: Festival de Cannes, Prêmios Platino, Festival de Cinema de Lisboa, Uruguay International Film Festival, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival do Rio, Festival de Brasília, Cine Ceará e Cine PE são alguns exemplos.
Nachtergaele também é conhecido por trabalhos como Central do Brasil (1998), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), e muitos outros projetos para a TV, como Sob Pressão (2017), Cordel Encantado (2011) e Todas as Mulheres do Mundo (2020). Em 2024, Matheus retornou às produções cinematográficas como João Grilo, personagem emblemático de sua carreira, para a continuação de O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, que estreia nos cinemas no dia 25 de dezembro.
Produções do Educavídeo são agraciadas em avant première
O Palácio dos Festivais ficou lotado para receber a 13ª edição do Educavídeo na última quinta (08). Conhecido como avant première do Festival, a apresentação dos curtas produzidos pelos alunos garantiu muitas palmas e euforia dos presentes com a oportunidade. Entre autoridades presentes, a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk e secretária municipal de educação Simone Tomazelli Andreis destacaram o papel que o Educavídeo desempenha para inserir o Festival de Cinema de Gramado cada vez mais no cotidiano da comunidade gramadense.
Nelson Diniz foi padrinho das turmas de novos realizadores: ao subir ao palco, cumprimentou os afilhados e relembrou um pouco da carreira, afirmando que o trabalho no cinema é uma arte coletiva. “Quando recebi o convite para participar dessa noite, aceitei na hora. Fico muito honrado de poder estar aqui, acompanhando os trabalhos dessa nova safra de realizadores, atores e atrizes. Ver todos vocês aqui me lembra do início da minha carreira e me faz recordar o quão importante é o trabalho coletivo nessa área”, comentou.
Outro importante destaque foi a entrega dos Kikitos para os vencedores nas dez categorias que englobam o Educavídeo. Essa foi a segunda oportunidade em que os realizadores foram celebrados com a figura do “Deus do bom humor” no formato de madeira, esculpido artesanalmente pelo artista gramadense Xixo, que, desde os anos de 1970, produziu as primeiras estatuetas entregues no Festival de Gramado. O artesão foi homenageado pelos alunos, que reverenciaram o artista.
Confira os premiados:
Melhor Curta (Turmas Regulares): “Comunicação Zero”
Melhor Curta (Npd): “Vitrais”
Melhor Direção: Lucas Gabriel Backaus e Letticia Heimann, por “Lapa Por Através da Lente”
Melhor Ator: Bryan do Amaral, por “Sob o Olhar Invisível”
Melhor Atriz: Emanuelle Medice Lobato Une, por “Comunicação Zero”
Destaque Atuação Npd: Cristiane Silva Grun, por “Quando a Primavera Chegar
Melhor Fotografia: “Através da Lente”
Melhor Roteiro: “Comunicação Zero”
Melhor Direção de Arte: “Amor à Primeira Peça”
Melhor Filme pelo Júri Popular: “Comunicação Zero”
Abertura do Festival de Gramado acontece nesta sexta (09)
Nesta sexta (09) acontece a abertura do festival. Às 16h na Sociedade Recreio Gramadense acontecer a solenidade com a Orquestra Sinfônica de Gramado tocando trilhas de cinemas e fazendo homenagens. Em seguida, já no Palácio dos Festivais, haverá uma sessão hors-concurs de Motel Destino, de Karim Ainouz. Durante a chegada da equipe da produção, o ator Fábio Assunção ser[a o primeiro artista a entrar na Calçada da Fama do evento em 2024.
Entretanto, antes das solenidades de abertura, haverá uma sessão de Abá e Sua Banda às 14h30 seguida de bate-papo com a equipe do longa.
Confira a programação do evento:
Sexta (09)
14h30 – Sessão Infantil – Palácio dos Festivais
Abá e sua banda, de Humberto Avelar
*exibição do filme seguido de bate-papo com equipe do filme
16h – Abertura Oficial do 52º Festival de Cinema de Gramado – Sociedade Recreio Gramadense
17h – Abertura do Tapete Vermelho
18h – Palácio dos Festivais
Sessão hors-concours – Filme de abertura
Motel Destino, de Karim Aïnouz
Sábado (10)
Mostra Sedac Cinema Acessível – Site do Festival de Cinema de Gramado
Legalidade, de Zeca Brito
Uma carta para papai noel, de Gustavo Spolidoro
Céu aberto, de Elisa Pessoa
9h- Conexões Gramado Film Market – Sociedade Recreio Gramadense
Mostra de Games
10h – Debate – Sociedade Recreio Gramadense
Filme de abertura: Motel Destino, de Karim Aïnouz
11h – Conexões Gramado Film Market – Museu do Festival de Cinema de Gramado
Painéis:
Ecossistemas Audiovisuais RS
EBC – Perspectivas da Comunicação Pública, com Antonia Pellegrino
Ancine e Cota de Tela
13h – Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa – Palácio dos Festivais
A Um Gole da Eternidade, de Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes
Natal, de Alan Orlando
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Cassino, de Gianluca Cozza
Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picoli *filme com legenda descritiva
Janeiro, de Boca Migotto
Correnteza, de Diego Müller e Pablo Müller
Não Tem Mar Nessa Cidade, de Manu Zilveti *filme com legenda descritiva
16h – Debate – Sociedade Recreio Gramadense
Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa
17h – Abertura do Tapete Vermelho
18h – Palácio dos Festivais
Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros
O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert
Homenagem: Entrega do Troféu Oscarito a Matheus Nachtergaele
Sessão hors-concours – Lançamento de série
Cidade de Deus – a luta não para, de Aly Muritiba
21h – TVE
Mostra Universitária
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Cinema2 meses ago
Alien Romulus é um Bom Retorno as Origens