

Notícias
Academia Brasileira de Cinema recua de decisão e Ainda Estou Aqui competirá no Prêmio Grande Otelo
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta quarta (23) que desistiu de homenagear com o Prêmio Especial, o longa Ainda Estou Aqui após a equipe da produção pedir para competir na premiação. A entidade tinha decidido homenagear o longa com um Prêmio Especial, mas o longa seria hors concurs, ou seja, não competiria nas categorias, o que desagradou fãs e críticos.
A produção do longa solicitou a Academia a revisão da decisão, o que foi acatado pela entidade e o filme de Walter Salles competirá normalmente no principal prêmio do cinema brasileiro nas categorias que houve inscrição. A entidade tinha decidido antes, por unaminidade, homenagear o longa por sua trajetória e o papel no cinema brasileiro.
A obra que retrata a história de Eunice Paiva e busca pelo corpo do ex-deputado federal Rubens Paiva, morto pela ditadura militar, conquistou mais de 40 prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Melhor Atriz em Filmes de Drama para Fernanda Torres.
A premiação acontecerá em 30 de julho na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro e abordará o cinema brasileiro no exterior.
Confira a nota na íntegra
A extraordinária trajetória do filme “Ainda Estou Aqui” fez com que, por unanimidade, a diretoria da Academia Brasileira de Cinema, com homologação de sua assembleia, decidisse oferecer o Prêmio Especial Grande Otelo 2025 ao filme, que seria recebido por Walter Salles e Fernanda Torres em nome de toda a sua equipe.
Para isso, apesar de inscrito, teríamos que retirá-lo da competição e alçá-lo à categoria “hors concours”. Recebemos hoje um pedido dos produtores do filme para que “Ainda Estou Aqui” participe da competição do prêmio deste ano.
Dessa forma, a Academia Brasileira de Cinema, como não poderia ser diferente, acata e respeita a decisão dos produtores, recolocando o filme em todas as categorias por eles inscritas e o retirando do Prêmio Especial 2025.
Diretoria da Academia Brasileira de Cinema
-
Estreias10 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Esporte no Cinema9 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Cinema10 meses ago
Twisters
-
Notícias9 meses ago
-
Clássicos9 meses ago
Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Inverno em Paris
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Termodielétrico
-
Mais10 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema