Connect with us

Notícias

Adeus, Maggie Smith

Andrea Cursino

Published

on

Na sexta-feira, dia 27 de setembro, nos despedimos de uma das maiores atrizes do mundo, a atriz Maggie Smith, que faleceu aos 89 anos, no Chelsea and Westminster Hospital, em Londres, capital do Reino Unido. A notícia foi divulgada pelos filhos da atriz, Toby Stephens e Cris Larkin.

“É com grande tristeza que temos que anunciar a morte da Dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”, diz a nota. Eles também agradeceram à equipe do hospital por seus cuidados e gentileza incansável durante seus últimos dias” e pediram privacidade para lidar com o luto. A causa da morte de Maggie Smith não foi detalhada.

A Doença

Maggie Smith sofria da doença de Graves (que afeta quase 1 em cada 100 americanos), uma doença autoimune da tireoide que, entre outros sintomas, causa o movimento do olho para fora de sua órbita. Segundo o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK, sigla em inglês), a condição pode deixar olhos irritados e inchados, causar sensibilidade à luz, sensação de pressão ou dor nos olhos e visão turva ou dupla.

O problema também pode causar hipertireoidismo. A condição faz com que o sistema imunológico ataque sua glândula tireoide, “fazendo com que ela produza mais hormônios tireoidianos do que seu corpo precisa”.

Com isso, diversas funções do corpo humano ficam aceleradas. Segundo o NIDDK, a doença de Graves é mais comum em mulheres e pessoas com mais de 30 anos, sendo fatores de risco histórico familiar, ter outras doenças autoimunes (vitiligo, diabetes tipo I ou artrite reumatoide) ou uso de nicotina (presente no cigarro, por exemplo).

Em casos mais graves, quando não houve um tratamento adequado, podem surgir pioras no quadro clínico, como coágulos sanguíneos, insuficiência cardíaca, derrame, osteoporose, desconforto ocular e alterações na visão, além de afetações que afetam ciclo menstrual, fertilidade e gravidez.

Ainda de acordo com o NIDDK, o hipertireoidismo também pode resultar em perda de peso (apesar do aumento do apetite), batimento cardíaco rápido ou irregular, nervosismo, irritabilidade, dificuldade para dormir, fadiga, mãos trêmulas, fraqueza muscular, suor ou dificuldade em tolerar calor e evacuações frequentes.

Maggie Smith

Nasceu  em 28 de dezembro de 1934, na cidade de Ilford, na Inglaterra com o nome Margareth Natalie Smith. Ela começou sua carreira de atriz em 1952 no teatro atuando no Oxford Playhouse e sua primeira peça foi “Noite de Reis”. Nesse teatro Maggie atuou em 18 peças até 1955,quando estreou a série Teatro de Domingo à Noite da BBC para televisão.

 Em 1956, ela estreou na Brodway, em Nova York, com a peça “New Faces of’56.

No cinema, sua estreia foi no thriller  “Sem Saída” de Seth Holt (1958) como Bridget Howard.

De 1952 até 2023 foram 83 personagens que ganharam vida no teatro, Televisão e cinema.

Suas personagens mais marcantes foram: “ Mudança de Habito” como a Madre Superiora, A Saga Harry Potter como a Professora Minerva McGonagol, “Nanny McFee” como a Sra. Docherty, “O Exótico Hotel Marigold” como Muriel Donnelly, e como Violet Crawley na série “Downtown Abbey” que durou entre 2010 à 2015 e depois repetiu o feito em dois filmes: “Downtown Abbey” em 2019 e “Downtown Abbey II: Uma Nova Era” em 2022 e ainda tem “A Senhora da Van” como Srta Sheppard, baseado em uma história real.

Seu público mundial aumentou significativamente por causa de sua personagem a Professora Minerva McGonagol da saga de Harry Potter que levou um dos maiores sucessos literários mundial a se tornar uma saga icônica em todo mundo. A partir da Professora McGonagol, seus trabalhos seguintes foram acompanhados mais de perto pelos fãs da saga. Até o interesse por trabalhos anteriores aumentaram.

Antes de Harry Potter, Maggie Smith já era uma diva da dramaturgia e tem ótimos trabalhos em seu currículo tanto no cinema, quanto na TV, quanto no teatro. Outro trabalho marcante da atriz é a Madre Superiora dos filmes “Mudança de Hábito” e  “Mudança de Hábito 2” com Woopie Goldberg.

Maggie foi laureada com o título de Dama da Ordem do Império Britânico em 1990. Em 2014, recebeu também a Ordem dos Companheiros de Honra por serviços prestados ao teatro.

Família

Maggie Smith se casou duas vezes, a primeira vez com o ator Robert Stephens e dessa união tiveram o filho Toby Stephens. Eles se divorciaram em 1975 e um tempo depois, Maggie se casou com o dramaturgo Berverley Cross e foi viver com ele no Canadá. Os dois tiveram o filho Chris Larkin.

Foram os filhos da atriz que fizeram juntos o comunicado de falecimento de sua mãe e o agradecimento à equipe do Hospital que cuidou de    

No plano pessoal, seu casamento com Robert Stephens, alcoólatra, infiel e depressivo, afundou em 1973. Ela se divorciou em 1975 e se casou pouco depois com o dramaturgo Beverley Cross, com quem partiu para viver e trabalhar no Canadá. A atriz teve dois filhos, os também atores Chris Larkin e Toby Stephens, frutos do relacionamento com Stevens.

Premiações de Maggie Smith

A atriz é considerada uma das grandes atrizes não apenas do Reino Unido, mas também do cinema mundial. Foram muitas indicações para prêmios e algumas vitórias.

Oscar

O Prêmio mais importante do cinema mundial

Foram 6 indicações e 2 vitórias.  Ela venceu Melhor Atriz no Oscar de 1970 por sua atuação como Jean Brodie do filme “Primavera de Uma Solteirona” de Ronald Neame e depois em 1979 como Diana Barrie do “Suite California” de Herbert Ross. As indicações foram: Otello (1966), Viagem com a Minha Tia (1973), Uma Janela Para o Amor (1986) e Godford Park de Robert Altman (2002)

Emmy Awards

É o maior e mais prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. É apresentado em vários eventos anuais realizados ao longo do ano, cada um homenageando um dos vários setores da indústria televisiva.

Foram 9 indicações ao Emmy sendo 4 vitórias.  Só por seu trabalho na série “Downtown Abbey” como Violet Crawley, ela recebeu 4 indicações para Melhor Atriz Coadjuvante, sendo que venceu nos anos de 2012 e 2016, e foi indicada em 2013 e 2014.

As outras indicações foram: em 1993 como Melhor Atriz em “De Repente No Último Verão”, em 1999 Melhor Atriz Coadjuvante por “David Copperfield” e em 2003 pela mini série “My House em Umbria”.

Globo de Ouro

A premiação é organizada pela imprensa estrangeira em Hollywood.

Maggie Smith recebeu 12 indicações e teve 3 vitórias. Em 1979 ela venceu por “Suíte California” e em 1987 ela venceu com “Uma Janela para o Amor”, ambos na categoria Melhor Atriz em Cinema – Comédia ou Musical. Ela também venceu como Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão por “Downtown Abbey” em 2012.     

BAFTA

A premiação é organizada pela British Academy of Film and Television Arts em que premia as melhores obras e profissionais do audiovisual. É conhecida como o Oscar Britânico.

Maggie Smith recebeu 18 indicações, e 2 Prêmios Especiais e 5 vitórias.

Em 1958 foi sua primeira indicação ao BAFTA como Melhor Atriz Revelação por “Sem Saída”. As 5 vitórias foram: “Primavera de uma Solteirona” (1969), “Meu Reino Por Um Leitão” (1984), “Uma Janela Para o Amor” (1986), “Paixão Solitária” (1987) e “Chá com Mussolini” (1999).

Maggie Smith recebeu dois prêmios especiais: Em 1993 ela levou um prêmio especial e em 1996 ela recebeu a homenagem Bafta Fellowship pelo conjunto da obra.

SAG Awards

Esse é o prêmio oferecido pelo Sindicato dos Atores de Hollywood que reconhece os trabalhos de profissionais do cinema e da televisão.

Foram 12 indicações e 5 vitórias: Em 2002 na categoria de Melhor Elenco para Gosford Park, em 2013 Melhor Elenco em série dramática por “Downtown Abbey”, em 2014 Melhor Atriz em série dramática por “Downtown Abbey”, em 2015 e 2016 Melhor Elenco para “Downtown Abbey”.

Tony Awards

Foram 3 indicações: Private Life (1975), Night and Day (1980) e a indicação a que foi premiada, Lettice and Lovage (1990)

Satélite Awards

Foram 5 indicações e 3 vitórias: Ela venceu em 2001 como Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Elenco por “Gosford Park”, Melhor Atriz Coadjuvante por Mini série ou telefilme por “Downtown Abbey”.

Saturn Awards

Foram apenas 2 indicações: em 1981 por Fúria de Titãs e 2001 por “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Trending