

Notícias
Com estreia mundial no CPH:Dox 2025, Copan integra a programação do É Tudo Verde 2025
Único filme da América Latina na competição oficial do CPH:DOX 2025, o documentário Copan, de Carine Wallauer, estreia mundialmente no festival dinamarquês no dia 25 de março. Na sequência, chega ao Brasil em abril como um dos destaques do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, com exibições em São Paulo e Rio de Janeiro. A Vitrine Filmes é a distribuidora da obra.
Filmado dentro do icônico edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, o longa captura a disputa pela administração do prédio, que há três décadas está sob o comando do mesmo síndico. Enquanto essa eleição interna acontece, do lado de fora, Lula e Jair Bolsonaro disputam a presidência do Brasil, transformando o edifício em um microcosmo das tensões políticas do país.
A diretora Carine Wallauer viveu no Copan há sete anos, experiência que garantiu acesso privilegiado aos bastidores, funcionários e moradores. Viviane Mendonça, produtora, é moradora do edifício, onde vive há oito anos. Outros integrantes da equipe, inclusive durante as filmagens, passaram temporadas no Copan, incorporando o cotidiano do prédio ao processo do documentário.
“O Copan é uma profunda jornada observacional que se desenvolve em narrativa intimista: enquanto as engrenagens da vida cotidiana se movem no que vemos, o som nos lembra que dentro de cada indivíduo pulsa um mundo de sensações e pensamentos. E o edifício se revela, ele mesmo, uma entidade viva”, afirma a diretora.
A trilha sonora original do filme foi capitaneada por um dos maiores nomes do rap nacional: DJ KL Jay, fundador do grupo Racionais MCs, ao lado de DJ Will e DJ Kalfani. Juntos, os três artistas constroem uma trilha marcada pelos ritmos urbanos que ecoam a pulsação do Copan e de São Paulo.
O filme integra a seleção do É Tudo Verdade ao lado de outras 14 produções nacionais e já se destaca como um dos títulos mais inovadores do festival. “Acho que o que distingue esse filme é o retrato mais inovador em relação aos retratos que costumamos ver. Existem vários formatos nas produções brasileiras que estamos apresentando no festival neste ano, filmes cujo modelo narrativo é diferente. É possível fazer diferente!”, destaca Amir Labaki, curador do É Tudo Verdade.
Serviço: Copan – Sessões no É Tudo Verdade
São Paulo
08/04 – CineSesc, 20h30 (estreia)
09/04 – Cinemateca (Grande Otelo), 17h00 (reprise)
Rio de Janeiro
11/04 – NET Botafogo, 20h30
12/04 – NET Rio, 21h (reprise)

Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Carine Wallauer
Produção: Viviane Mendonça, Camilo Cavalcanti, Nabil Bellahsene, Justin Pechberty e Damien Megherbi
Direção de Fotografia: Carine Wallauer
Montagem: Eva Randolph
Som: Juliana Santana e Fred França
Desenho de Som: Waldir Xavier
Trilha Sonora Original: DJ KL Jay, DJ Will e DJ Kalfani
-
Estreias9 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema9 meses ago
Twisters
-
Notícias8 meses ago
-
Esporte no Cinema8 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Notícias10 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo10 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Mais9 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Críticas10 meses ago
Crítica: Plano 75