

Notícias
De Silvia Fraiha, documentário Todo Dia é Dia de Feira estreia em 27 de março nos cinemas
Barracas coloridas por flores e frutas. O aroma forte dos pasteis e dos mais variados temperos. Homens e mulheres que não poupam o gogó para vender suas mercadorias. As feiras livres são uma instituição nacional, mas pouca gente enxerga as histórias por trás da mais popular forma de comércio no país.
Apaixonada pelas feiras de seu Rio de Janeiro natal desde a infância, a cineasta Silvia Fraiha decidiu contar estas histórias, transformando pessoas que eram “coadjuvantes” que encontrava uma vez por semana em protagonistas de um documentário. Todo Dia é Dia de Feira, com estreia prevista para dia 27 de março, dá voz a Arnaldo, Luiz, Fernando e Cristina, feirantes profissionais, com distribuição da California Filmes.
Narrado em primeira pessoa pela diretora, que considera o filme um projeto muito pessoal, o documentário passeia pelos bastidores das feiras livres, registrando os corredores coloridos – e barulhentos – de um espaço de convivência cada vez mais ameaçado.
Enquanto mostra como o contato de anos transformou muitos clientes e feirantes em amigos, Silvia examina as rotinas de seus personagens principais: visita suas casas nas comunidades do Rio, conversa com suas famílias e conta suas trajetórias. No processo, encontra histórias de luta, dificuldades e episódios dolorosos, mas descobre uma gente forte que nunca se permitiu perder a alegria e a vontade de vencer.
Pequeno retrato do cotidiano de mais de 8 mil famílias, a obra traça um mapa da desigualdade social na segunda maior cidade do país.
Filmagens
As imagens e os depoimentos foram coletados entre agosto e setembro de 2021 nas feiras da Gávea, Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico, Irajá e Caxambi, além do Ceasa; do Mercado Municipal do Rio; e das comunidades do Caju e Rocinha.
Ficha Técnica
Direção, Roteiro e Produção: Silvia Fraiha
Entrevistados: Jose Arnaldo Barros da Silva, Luiz Fernando de Carvalho, Luiz Regoto, Ormeli Cristina de Nascimento Silva e Bianca di Marino Tagliari Sirotsky
Fotografia: Léo Vasconcellos
Montagem: Clarice Mittelman, Andressa Santos e Marcos Lé
Trilha Sonora: Milton Guedes e Rudah Guedes
Supervisão, Mixagem e Edição de Som: Breno Poubel
Edição de Som: Breno Poubel e Beethoven Marques
-
Estreias9 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema9 meses ago
Twisters
-
Notícias8 meses ago
-
Esporte no Cinema8 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Notícias11 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Mais9 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Eu Recomendo11 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas11 meses ago
Crítica: Plano 75