

Notícias
Drigido por Joel Zito Araújo, O Pai do Rita foi um dos vencedores do 9º Prêmio CineB
“O Pai da Rita”, longa de Joel Zito Araújo, foi um dos vencedores da 9ª edição Prêmio CineB, que aconteceu na noite do último sábado (28/06). O evento é um reconhecimento a quem faz o audiovisual nacional acontecer: diretores, artistas, universidades e entidades sociais que fortalecem o cinema e a cultura no Brasil. Araújo divide a produção do filme com sua filha, Luiza Botelho, que representou o pai na cerimônia de premiação, junto com o ator Ailton Graça. A cerimônia aconteceu no auditório azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
O filme conta a história de dois velhos amigos (Ailton Graça e Wilson Rabelo) que compartilharam um amor em comum com uma passista no passado e agora travam uma disputa para saber quem é o pai da filha (Jéssica Barbosa) da mulher (Elisa Lucinda). A produção conta ainda com as participações de Elisa Lucinda, Léa Garcia, Francisco Gaspar e Paulo Betti.
Considerado um dos grandes cineastas e pensadores negros do país, Joel Zito Araújo transita com desenvoltura entre o cinema documentário e de ficção, colocando o negro em cena no Brasil e no mundo. É dele o drama “Filhas do Vento” (2004), vencedor de oito Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de melhor diretor, e melhor filme no Festival de Tiradentes.
Também dirigiu os documentários “A Negação do Brasil” (2001), vencedor do É Tudo Verdade, e “Meu Amigo Fela” (2019), que estreou no Festival Internacional de Roterdã (IFFR) e ganhou o prêmio especial do júri na Competição Internacional no É Tudo Verdade, os prêmios de Melhor Filme da Diáspora Africana do FESPACO/Burkina Faso, e de Ja’Net Documentário no Pan African Film Festival-PAFF (EUA), entre outros.
Produzido pela Casa de Criação Cinema, coproduzido pela Globo Filmes, “O Pai da Rita” tem distribuição da O2 Play e pode ser assistido nas plataformas digitais (Telecine, YouTube, Apple TV e outras). Araújo divide roteiro com Di Moretti, que teve inspiração na canção “A Rita” do cantor e compositor Chico Buarque.
-
Estreias12 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Esporte no Cinema10 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Clássicos10 meses ago
Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)
-
Cinema9 meses ago
Crítica: Inverno em Paris
-
Cinema9 meses ago
Crítica: Termodielétrico
-
Críticas7 meses ago
Crítica Arca de Noé
-
Cinema12 meses ago
Twisters
-
Mais12 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema