

Notícias
Festival de Cinema do Gramado é homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris
O Festival de Cinema de Gramado, o mais tradicional evento do audiovisual brasileiro, realizado há 53 anos na Serra Gaúcha, foi homenageado nesta segunda-feira, 5 de maio, pelo 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Consagrado como a principal vitrine do audiovisual brasileiro na Europa, o evento homenageia neste ano a atriz e diretora Dira Paes. A presidente e a diretora de eventos da Gramadotur, Rosa Helena Volk e Tatiana Ferreira estão na capital francesa hoje para acompanhar a Mostra Gramado, no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Près.
“Num momento tão especial para o cinema brasileiro, o Festival de Cinema Gramado estar sendo homenageado em Paris tem um significado muito importante. Estamos aqui, no Ano França-Brasil, para divulgar o cinema brasileiro, o Festival de Gramado e a cidade de Gramado como destino”, celebra Rosa Helena Volk.
A programação apresentou durante a última segunda (05) cinco longas-metragens que marcaram a história do festival brasileiro: “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, grande vencedor da 52ª edição do festival em 2024; “Pasárgada”, de Dira Paes; “Huni Kuï: o Povo Verdadeiro”, de Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues; “Anahy de las Misiones”, de Sérgio Silva; e “Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia”, de José Carlos Arandiba “Zebrinha”.
O Festival de Gramado deste ano acontece de 13 a 23 de agosto e a curadoria da edição de 2025 é composta pelo jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, pelo ator e diretor de cinema Caio Blat e pela atriz Camila Morgado.
-
Estreias10 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Esporte no Cinema9 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Cinema10 meses ago
Twisters
-
Notícias9 meses ago
-
Clássicos8 meses ago
Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)
-
Mais10 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Cinema7 meses ago
Crítica: Inverno em Paris
-
Notícias11 meses ago
Crítica: Vermelho Monet