Connect with us

Notícias

Na reta final de exposição no Itaú Cultural, documentário que celebra 60 anos de trajetória de Carlos Zilio chega ao IC Play nesta sexta (03)

Lucas Furtado

Published

on

A exposição Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação – A querela do Brasil, que abrange a produção do artista visual carioca dos anos 60 até 2022, permanece em cartaz no Itaú Cultural até 6 de julho. Para marcar os últimos dias da mostra, o IC realiza uma série de atividades que abrangem a atuação de Zilio, considerado um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. Com curadoria de Paulo Miyada, a mostra apresenta mais de 100 obras, entre pinturas, instalações e objetos, que revelam as diferentes técnicas, linguagens e suportes do trabalho de Carlos Zilio, iniciado durante a ditadura militar, passando pela reflexão sobre a identidade nacional e o modernismo brasileiro, até se debruçar no conceito da ausência.

No dia 3 (quinta-feira), às 19h, a mesma equipe realiza virtualmente o já tradicional Encontro com Professores, desta vez voltado a Zilio. Por fim, em 4 de julho (sexta-feira), estreia na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita do cinema brasileiro, um documentário homônimo, que registra o processo de criação da mostra e mergulha na trajetória do artista. Saiba mais sobre a exposição acessando o press kit digital: https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-carlos-zilio/index.html.

Sobre a programação

O mesmo núcleo do Itaú Cultural programou o já tradicional Encontro com Professores, atividade voltada a educadores e demais agentes de ensino, que fornece conteúdo e metodologias para esse público em diálogo com exposições do Itaú Cultural. O evento acontece pela plataforma Google Meet, com a equipe fazendo uma visita virtual pela mostra, enquanto estimula reflexões e trocas para apoiar a construção de materiais pedagógicos baseados no trabalho de, nesse caso, Carlos Zilio. O encontro propõe discussões sobre arte, o movimento da nova figuração, experimentações, política e sociedade, abordando diferentes fases da carreira do artista. São 200 vagas para essa atividade, com inscrições prévias feitas por meio de um formulário disponibilizado no site do IC (www.itaucultural.org.br).

Por fim, estreia na Itaú Cultural Play o documentário também chamado Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação – A querela do Brasil (2025), dirigido por Murilo Alvesso. Produção do IC, o minidoc foi realizado durante a construção da exposição retrospectiva e propicia um olhar único sobre a trajetória de Zilio, marcada por ironia, política, crítica e memória. O filme traz depoimentos do próprio artista e do curador Paulo Miyada, entre outros.

O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Você também pode encontrar conteúdo da IC Play nas plataformas Claro TV+ e Watch Brasil.

Nesta terça (01), ocorreu uma visita guiada com os educadores do núcleo de Mediação Cultural da instituição que bateram um papo com o público sobre a vida e obra do pintor.

ServiçoAtividades de encerramento da exposição Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação – A querela do Brasil

Encontro com Professores – Carlos Zilio

3 de julho (quinta-feira), às 19h

Via plataforma Google Meet

Classificação indicativa: livre

Capacidade: 200 vagas

Duração: aprox. 60 minutos

Entrada gratuita. Inscrição em formulário disponível no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)

Estreia do documentário Carlos Zilio: Uma Retrospectiva de 60 Anos de Criação – A querela do Brasil

4 de julho na Itaú Cultural Play

www.itauculturalplay.com.br

Em breve nos Cinemas

Trending

Site Feito Pelo Grupo Cabana do Leitor © 2024. Todos os direitos reservados ao site © Cinema Para Sempre.