Notícias
Série A História de Uma Planta estreia no GNT em 15 de dezembro
A História de Uma Planta é uma série documental que explora a relação da sociedade brasileira com a cannabis. Com estreia marcada para o dia 15 de dezembro, às 23h, no GNT, e disponibilização posterior no Globoplay para assinantes do pacote Premium, a produção de cinco episódios é assinada pela Feel Filmes em co-produção com o GNT, sob a direção e roteiro de Geovani Martins e Nina Kopko.
Ao longo dos episódios, a produção reúne entrevistas com especialistas de diversas áreas como neurociência, história, direito, agronomia e medicina. A série investiga os múltiplos usos terapêuticos da planta e discute os limites entre o uso recreativo e medicinal, explorando também os símbolos culturais e rituais que permeiam o universo canábico. Apresenta, também, um panorama sobre a possível legalização da cannabis, com exemplos bem-sucedidos ao redor do mundo e reflexões sobre o papel do Brasil nesse contexto.
O elenco de entrevistados conta com mais de 30 participantes e é repleto de vozes representativas, como Sidarta Ribeiro, neurocientista e consultor da série; a escritora e socióloga Juliana Borges; o humorista e ator Gregório Duvivier; e a ativista indígena Cintia Guajajara. Além disso, a série conta com a última participação filmada do intelectual e ativista político Nêgo Bispo.
A série traz uma perspectiva afrocentrada, com equipe e elenco majoritariamente negros, compondo essa nova visão sobre a cannabis tanto na frente quanto por trás das cameras,. A trilha sonora original foi desenvolvida pelo grupo Metá Metá, trio formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França.
O autor do livro O Sol na Cabeça e figura de destaque da literatura brasileira, Geovani Martins, codirige a série ao lado da Nina Kopko, que foi Diretora Assistente em A Vida Invisível (dir. Karim Aïnouz, 2019). A série é o primeiro trabalho de Geovani na direção, que colabora com Nina também no roteiro, ao lado dos roteiristas Rafael Souza-Ribeiro, Heitor Lorega e Alan Miranda.
Com produção de Ric Vidal e direção de fotografia de Rodrigo Machado, a série também conta com pesquisa de conteúdo liderada por Suzane Jardim e Gabriel Mendes, direção de arte e animação de Diogo Hayashi, e narração feita pela atriz Bárbara Santos.
Ficha técnica
Direção: Nina Kopko e Geovani Martins
Produtor: Ric Vidal
Consultores: Sidarta Ribeiro, Juliana Borges, Rodrigo Pacheco e Sérgio Rocha
Argumento: Geovani Martins, Nina Kopko e Ric Vidal
Roteiro: Geovani Martins, Nina Kopko, Rafael Souza-Ribeiro, Heitor Lorega e Alan Miranda
Montagem: Alessandro Danielli e Livia Goulart, edt.,
Trilha Sonora: METÁ METÁ, Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França
Produção Executiva: Ric Vidal, Nélia Sobral, Paulo Serpa, Carlos Eduardo Valinoti
Assistente de Direção: Deborah Pavani
Direção de Fotografia: Rodrigo Machado
Direção de Arte e de Animação: Diogo Hayashi
Pesquisa de Conteúdo: Suzane Jardim
Pesquisa de Imagem: Patricia Pamplona
Pesquisa de Personagens: Alan Miranda e Maria Eugênia Léo Castilho
Entrevistados: Camila Sampaio, Cintia Guajajara, Colombeck, Dete Oliveira, Emílio Figueiredo, Erik Torquato, Erivelto Melchiades, Fabrício Penafiel, Fernando Costa, Geovani Martins, Gregório Duvivier, Iara Vicente, Jeane Tavares, Joel Luiz Costa, Juliana Borges, Luzia Sampaio, Luísa Saad, Luísa Saad, Marcelo Semer, Mariana Prado, Mariane Ventura, Maria Conceição, Matias Maxxm, Nelson Motta, Nego Bispo (in memoriam), Orlando Zaccone, Rafaela França, Rodrigo Pacheco, Sidarta Ribeiro, Sérgio Rocha, Suzane Jardim e Viviane Sedola.
Direção Musical: Kiko Dinucci
Locução: Bárbara Santos
-
Cinema5 meses ago
Twisters
-
Estréias5 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
-
Notícias6 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo6 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas6 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo6 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Eu Recomendo6 meses ago
Crítica: Névoa Prateada