Elis – Brasil, 2016. 115 min. – Direção: Hugo Prata  – Com: Andréia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado, Lúcio Mauro Filho, Júlio Andrade

elis02

“Elis” dirigido e roteirizado por Hugo Prata (que já dirigiu 2 DVDs de Maria Rita, filha da cantora) é o tipo de filme que desperta uma enorme expectativa no público em geral. A biografia da famosa cantora Elis Regina, que morreu prematuramente em 19 de janeiro de 1982 por overdose, é um tema que ainda reverbera no imaginário popular, pois para muitos Elis ainda está viva e suas canções continuam fazendo parte da trilha sonora da vida de muita gente. Depois de passar pelo teatro musical, nada mais justo que o cinema brasileiro reverencie esta grande artista de talento ímpar.

No entanto, o filme perde-se na importância da imagem popular em detrimento de um conteúdo mais denso e que fizesse jus à imagem da eufórica cantora, considerada uma das melhores vozes das últimas décadas. O roteiro escrito pelo próprio Prata em parceria com Luiz Bolognesi e Vera Egito não consegue ir além do desenvolvimento regular e protocolar de qualquer cinebio que o cinema nacional insiste em produzir. Conta-se apenas uma história (de preferência em ordem cronológica) com fortes cargas sentimentais, seguindo um protocolo beirando o novelesco. A preocupação com a reprodução de uma imagem fiel fala mais alto que uma composição poética e/ou imagética e transforma o filme em um recorte de sequências sem nenhuma emoção ou ambivalência que apenas homenageia a artista com a clara intenção de agradar o público em geral.
O grande mérito deste filme, além da presença vigorosa da atriz Andréia Horta (e de todo elenco de apoio), é trazer para a tela grande as interpretações e os grandes sucessos de Elis em vigoroso som Dolby Stereo (dependendo da sala que o espectador escolher) transformando o cinema em um show gravado da cantora.

Por fim, “Elis” é um filme comercialmente sonoro de caráter informativo e que dá uma saudade enorme de Elis Regina, mas que imediatamente se dissolve ao sair do cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=uJ_aKGrjXbA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui