A 4ª temporada vem embalada com os últimos e importantes acontecimentos que vai dar rumo aos personagens ao longo de toda trama.

Só para refrescar a memória, Adalind foi manipulada pelo Príncipe Viktor para tirar os poderes do Grimm. Acreditando que a família real está com Diana, Adalind não pensa duas vezes em obdecer as ordens de Viktor e só então ela poderá ver Diana novamente. Ignorando o fato da filha estar com Kelly.  Ela faz um feitiço de mutação e se transforma em Juliette para dormir com Nick e dar fim aos poderes Grimm. No dia do casamento de Rosalee e Monroe, tudo isso acontece. No caminho Nick e Juliette descobrem o que foi feito. Sean Renard descobre o que ela fez e prepara uma poção para que Nick beba e anule o feitiço da hexembiest. Ao correr para a casa de Nick ele encontra Trubell que passa o endereço do casamento. Ao sair pela porta leva três tiros do Hudjager, Weston Stuart, que é policial federal que trabalha para a família Real. Ao ver Trubell, eles lutam e ela o mata ao melhor estilo Grimm. Ela chama socorro para Renard enquanto corre para o casamento tentando chegar a tempo de salvar Nick de perder seu dom Grimm. Confusão armada no casamento com uma Grimm e um monte de wesen e Renard entre a vida e a morte. A mãe de Renard, Elizabeth, e por sorte a hexembiest salva a vida do filho e vem para trazer de volta o Grimm de Nick.

 

Trubell passa a ser a única Grimm de Portland e tem que ajudar Nick e Hank nos casos wesen, já que Nick não os vê mais, além de ajudar Bud com os wesen que querem se aproveitar do fato de Nick não ser mais um Grimm. Algumas histórias são bem interessantes como a “Última Luta”, o caso de uma lenda judaica do Golem, o caso do Luison brasileiro, e uma importante história: “Chupacabra” que é o limite para Wu, prá lá de desconfiado, que enfim descobre sobre o mundo wesen e se torna mais um integrante da equipe. Wu ajuda a encontrar Monroe no caso do Wessenrein, um grupo racista contra o casameto interracial, no caso, um Blutbat e uma Fuchbaun. Em meio ao desespero de encontrar Monroe, Juliette vira Hexenbiest e mantem em segredo tentando reverter sua nova condição com a ajuda de Renard e uma hexembiest Henrietta. A trama continua em “O Tribunal” que é muito bem escrito. Juliette enfrenta a Mantícora em  “Maréchaussée” e se torna cada vez mais Hexembiest e tem um duelo de Hexembiest com Adalind.

Em “A Prova de Fogo” uma trégua é dada na rixa Blutbat e Bauschwein. E Renard sofre as consequencias do feitiço que sua mãe fez para trazê-lo de volta do mundo dos mortos, quando ele volta outro morto vem junto, Jack, o Estripador. Ao ser salvo pelo time de sempre, novo problema aparece, Adalind aparece grávida de Nick e tem que ser protegida por Nick e Juliette cada vez mais malvada quer matá-la mesmo com um bebê na barriga. A vingança toma conta de Juliette que é manipulada pelo Príncipe Kenneth, outro primo de Sean, mais do mal que Eric e Viktor. Ela arma para que a família pegue Kelly e Diana.

Trubell salva nick de ser morto por Juliette e nesse momento morre a veterinária para nascer Eva, uma hexembiest que vai trabalhar para a M.A (Muralha de Adriano) uma agência secreta do governo na luta contra mafia do Garra Negra.

Os episódios vão se alinhavando e ficando cada vez mais interessante e empolgante. Isso é resultado de um bom planejamento da série por seus criadores que escreveram a maioria dos roteiros que foram respeitados pelos roteiristas convidados. O desenvolvimento dos personagens foi bem construído e um ponto positivo é fato que a esperança de redenção para aqueles que acabam por uma razão ou outra saiam da linha e pise com os dois pés na jaca. O perdão não é dito nos textos é mostrado em ações. A união entre eles está sempre presente, não importa o grupo que você pertença, seja o grupo do Grimm formado por: Monroe, Rosalee, Hank, Wu, Trubell, Bud, seja o grupo do Conselho Wesen, a família real, o Garra Negra, o Muralha de Adriano, bom ou mau, tudo funciona na série de forma que cada integrante tem uma missão para cumprir com o grupo em prol de um mesmo resultado.

 

Os contos dos irmãos Grimm vão se esgotando ficando a temporada mais focada na história principal e nas lendas em torno de vários países no planeta. Apenas um conto dos irmãos Grimm aparece nessa temporada, a Princesa e o Sapo, no episódio 16 “Heartbreaker (Desolador)” muito bem adaptada para um caso policial.

Enfim, a série tem uma boa proposta e não perde o ritmo, mesmo sem seguir tanto os contos dos Irmãos Grimm, pelo contrário, fica melhor a cada temporada.

 

OS 22 EPISÓDIOS

 

1          “Thanks For the Memories (Obrigado Pelas Memórias)” – Direção: Norberto Barba / Roteiro: David Greenwalt e Jim Kouf (24 de outubro de 2014)

Após os eventos ocorridos no casamento de Monroe (Silas Weir Mitchell) e Rosalee (Bree Turner), Nick (David Giuntoli) é confrontado com a perda de sua identidade como um Grimm, e junto de Hank (Russell Hornsby) e Juliette (Bitsie Tulloch) tenta lidar com Trubel (Jacqueline Toboni), que enfrenta as consequências de um crime cometido. Enquanto isso, Wu (Reggie Lee) enfrenta as descobertas trazidas à tona na cena de um crime, fazendo-o relembrar sobre um recente trauma com o sobrenatural. Uma nova ameaça chega em Portland, roubando as lembranças de suas vítimas e deixando-as em estado de demência. Por fim, a vida do Capitão Renard (Sasha Roiz) está na balança, e Adalind (Claire Coffee) cai na armadilha armada pelo príncipe Viktor (ator convidado Alexis Denisof).

Citação de Abertura: “Conhecimento é Poder. ” (Expressão latina, baseada no Livro dos Provérbios: 24,5)

 

2          “Octopus Head (Cabeça de Polvo)” – Direção:     Terrence O’Hara/ Roteiro: David Greenwalt e Jim Kouf (31 de outubro de 2014)

Nick e Hank focam suas atenções em uma série de ataques nos quais as vítimas são deixadas sem suas memórias, o que faz com que Nick pondere se deve ou não recuperar suas habilidades como um Grimm. Encrenca acaba de juntando à investigação, o que a coloca em risco. Em Viena, Adalind está sendo mantida prisioneira e percebe que está mais conectada do que nunca com Nick. Ao mesmo tempo, Renard continua sua luta pela vida e é ajudado por uma visitante misteriosa.

Citação de Abertura: “A real posse de um homem é a sua memória. Em nada ele é mais rico, em nada ele é mais pobre. ” (Citações e Provérbios de Alexander Smith)

 

3          “Last Fight (Última Luta)”     – Direção: Paul Kaufman / Roteiro: Thomas Ian Griffith (7 de novembro de 2014)

Após Nick vivenciar uma visão bizarra e perturbadora, ele e Hank investigam um caso que os leva para o mundo do boxe. Enquanto isso, Encrenca fica sob o olhar atento da agente Chavez antes de seguir para a arena a fim de ajudar no caso. Já Monroe e Rosalee recebem uma ajuda inesperada para descobrir como restaurar as habilidades de Nick. Para completar, Adalind se depara com um visitante misterioso em sua cela.

Citação de Abertura: “Estrelas, escondam o seu brilho; não permitam que a luz veja meus profundos e obscuros desejos. ” (Macbeth)

 

Grimm “Dyin’ on a Prayer” (Photo by: Scott Green/NBC)

4          “Dyin’ on a Prayer (Morrer Em Uma Oração)” – Direção: Tawnia McKiernan / Roteiro: Sean Calder  (14 de novembro de 2014)

Nick e Hank são chamados para uma cena criminal pouco usual, na qual a vítima parece ter morrido por asfixia induzida por argila. Na delegacia, Wu começa a suspeitar ainda mais da presença de Trubel. Já na loja de especiarias, Elizabeth faz uma grande descoberta a respeito de como restaurar os poderes de Nick, ao mesmo tempo em que Rosalee e Monroe precisam lidar com as consequências de seu casamento wesen inter-racial. Na Europa, Adalind espera colocar suas esperanças em seu misterioso visitante para ajudá-la a escapar da prisão.

Citação de Abertura: “Lembra-te de que me formaste como o barro; agora me farás voltar ao pó?” (Jó 10:9)

 

5          “Cry Luison (Chora, Luison)” – Direção: Eric Laneuville / Roteiro:     Michael Golamco (21 de novembro de 2014)

Nick e Hank seguem para uma cena criminal na qual a suspeita jura que foi levada à loucura por um lobo bastante persistente. Ao mesmo tempo, Nick e Juliette questionam se recuperar os poderes Grimm valem a pena, já que iriam abrir mão de uma vida normal. Mais tarde, Bud espera que Trubel possa ajudar a lidar com um problema relacionado a wesen. Já a discussão do casamento inter-racial de Rosalee e Monroe começa a esquentar. Na Áustria, Adalind continua sua busca pela filha.

Citação de Abertura: “Ninguém acredita num mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade. ” (O Pastor Mentiroso e o Lobo – Fábula de Esopo)

 

6          “Highway of Tears (Rodovia de Lágrimas)” – Direção: Alan DiFiore/  Roteiro: John Behring (28 de novembro de 2014)

A justificativa para Nick se tornar um Grimm novamente se torna muito mais clara após o recente ataque contra Monroe e Rosalee. No trabalho, Nick e Hank são chamados para um local que parece ter sido palco de um ritual wesen. Em Viena, Viktor se depara com uma Adalind em frangalhos, agora disposta a ajudar na busca do bebê. Para completar, Trubel é surpreendida com a chegada repentina de um velho amigo.

Citação de Abertura: “Não há misericórdia em ti. Tu cortas as cabeças de homens e mulheres e as usa em teu pescoço, como um colar.” (Deusa Kali, assassina de demônios)

 

7          “The Grimm Who Stole Christmas (O Grimm Que Roubou o Natal)” – Direção: John Gray /Roteiro: Dan E. Fesman (5 de dezembro de 2014)

Nick e Hank são chamados a investigar uma onda de invasões bizarras que levam  a um fenômeno ainda mais estranho envolvendo wesens que são duendes de Natal, chamados em grego: kallikantzaros. Monroe tem uma surpresa muito especial de Natal para Rosalee. Encrenca chega a uma conclusão em sua vida, a qual afetará todo mundo.

Citação de Abertura: “Só tenho de engolir isto e passar o resto dos meus dias a ser perseguido por uma legião de duendes, todos eles produto da minha criação. Um ultraje, eu lhes digo, um ultraje.” (Um Conto de Natal)

 

Photo from the episode “Cupacabra”

8         “Chupacabra (Chupa-cabra)” – Direção:    Aaron Lipstadt / Roteiro: Brenna Kouf  (12 de dezembro de 2014)

Um viajante desavisado traz para Portland um criptido sugador de sangue, o lendário Chupa-cabra. Wu confronta Nick sobre o que ele viu no livro, em sua casa, referente ao folclore filipino do Aswang. Nick sente-se encorajado a dizer-lhe a verdade. Monroe e Rosalee se preparam para embarcar em sua lua de mel, quando surgem novas ameaças a respeito de seu casamento. Nick e Hank investigam um rastro macabro deixado para trás por um sugador de sangue desconhecido.

Citação de Abertura: “Cuide de sua família, nunca a perca de vista. Cuide de seu sangue, pois o Chupa-cabra tem fome.” (Folclore de países do continente americano)

 

9          “Wesenrein (Criatura Puro Sangue)” – Direção:  Hanelle M. Culpepper / Roteiro: Thomas Ian Griffith (16 de janeiro de 2015)

Com Monroe raptado pelo Secundum Naturae Ordinem Wesen (conhecido por Wesenrein) por causa de seu casamento misto wesen com Rosalee, Nick e Hank recrutam Wu para ajudá-los depois de revelar a ele o mundo wesen. A tentativa de Juliette para lidar com sua transformação em uma Hexenbiest é colocada de lado enquanto tenta acalmar a angústia de Rosalee.

Citação de Abertura: “Ele os tinha levado perante o tribunal e uma decisão foi proferida.”

 

10        “Tribunal (Tribunal)” – Direção: Peter Werner / Roteiro: David Greenwalt e Jim Kouf            (23 de janeiro de 2015)

Após o rapto de Monroe pela Weserein, ele será julgado pelo Tribunal Wesenrein, o tempo está acabando antes da morte inevitável. Hank prepara Wu para começar a lidar com wesen; Nick e Hank ensinam Wu a entender a transformação wesen, o que lhe permite enfrentar o diretor Jesse Acker, que é secretamente parte do Wesenrein, mas sem indícios não há como ligá-lo ao grupo. Juliette e Rosalee vasculham a lista de convidados do casamento com a ajuda de Bud para encontrar alguém que os teria exposto para o Wesenrein, e encontram Susanne, a irmã do oficial Acker, corretora de imóveis, que elas usam contra Acker para resgatar Monroe da execução e descobrem que Monroe está em Oxcow Park.

Citação de Abertura: “Que o Deus da Vingança agora ceda Seu lugar para punir os ímpios. ”

 

11        “Death Do Us Part (Morte Faz Parte de Nós)” – Direção: Constantine Makris / Roteiro: Jeff Miller     (30 de janeiro de 2015)

Monroe e Rosalee finalmente seguem para embarcar em sua lua de mel, mas isso não significa que o problema não esteja ocorrendo um pouco em Portland. Nick, Hank e Wu investigam um homicídio chocante de um caçador de fantasmas em uma residência abandonada. Os moradores acham que o fantasma que assombra tenha relação com o homicídio. Revelação surpreendente de Juliette a amigo da família de longa data do Capitão Renard de seu passado com uma mulher mística chamada Henrietta (Garcelle Beauvais) para procurar a assistência de uma orientação com alguém que seja um Grimm. Nick, Hank e Wu investigam um wesen, que eletrifica, chamado Matança Zumbido em uma casa mal-assombrada.

Citação de Abertura: “Agora ele sentiu que simplesmente não estava próximo dela, mas que não sabia onde ele terminava e ela começava.”

 

12        “Maréchaussée (Marechalato)” – Direção: Eric Laneuville / Roteiro:David Greenwalt e Jim Kouf (6 de fevereiro de 2015)

Nick e Hank investigam os assassinatos de Laszlo e Mabel Kurlon, falsos videntes. Laszlo é um wesen Ferret chamado de Fado. Os assassinatos envolvem o Conselho Wesen que levam Nick e Hank a um caçador de recompensas wesen misterioso chamado Jonathon Wilde (Arnold Vosloo) a partir de Archer City,  Texas, que está trabalhando em nome do Conselho Wesen. Wilde é um wesen Manticore. A tertúlia de Juliette com Henrietta (Garcelle Beauvis) traz resultados com notícias perturbadoras, mais do que ela estava esperando. Viktor e Adalind se dirigem da Áustria a Portland para descobrir o paradeiro da bebê Diana.

Citação de Abertura: “Todos veem o que você parece ser. Mas poucos sabem o que você realmente é.”

 

13        “Trial by Fire (Prova de Fogo)” – Direção: Norberto Barba / Roteiro: Sean Calder (13 de fevereiro de 2015)

No meio de uma investigação de um incêndio criminoso que envolve um wesen incendiário chamado excandesco (Fênix na forma de wesen), Nick é forçado a pedir ajuda e assistência a um velho inimigo, o investigador de incêndios criminosos Lieutenant Peter Orson (Daniel Roebuck). Viktor ensina a Adalind a prática de uma boa diplomacia. Juliette briga com Adalind e Nick descobre que Juliette é uma poderosa hexenbiest. Juliette confirma a Nick a transformação sofrida.

Citação de Abertura: “E a glória, assim como a Fênix, ressurge das cinzas, exala seus odores, suas chamas e, sucumbe com um último suspiro.”

 

14        “Bad Luck (Azar)” – Direção: Terrence O’Hara        / Roteiro: Thomas Ian Griffith (20 de março de 2015)

Depois de Nick descobre que Juliette se tornou um Hexenbiest, ele visita Henrietta, que diz que não há cura e que Nick deve ou matar Juliette ou aceitar seu novo status. Ele não pode lidar com a mudança porém, pode se separar de Juliette. Enquanto isso, Nick, Hank e Wu investigar o assassinato de um adolescente chamado Peter cujo pé foi cortado por Leporem Ventor (raposa negra wesen). Eles descobrem que a vítima era um Willahara (coelho wesen), cujo pé foi extirpado quando ele se transformava para que pudesse ser utilizado por um casal para melhorar a sua fertilidade. Monroe e Rosalee vão disfarçados para uma clínica de fertilidade wesen para encontrar o assassino. Adalind atende Renard, que diz que sabe da mudança de Juliette e que ele a mandou para Henrietta para saber mais. Adalind paga a Henrietta uma visita para entender a extensão dos poderes de Juliette, mas descobre que está grávida de Nick.

Citação de Abertura: “Ninguém é tão supersticioso como o homem sem fé”, em A Cabana do Pai Tomás.

 

15        “Double Date (Encontro de casais)” – Direção:   Karen Gaviola / Roteiro: Brenna Kouf  (27 de março de 2015)

Nick e Hank investigam a cena de um crime no meio de um triângulo amoroso bizarro que envolve um verme wesen chamado huntha Lami muuaji. Capitão Renard busca a ajuda de Monroe e Rosalee para estancar o sangramento imaginário quando foi baleado por Weston Steward. Adalind pede um favor que pode mudar o curso da relação de Juliette com Nick. Juliette enfrenta uma difícil decisão sobre seu futuro com Nick.

Citação de Abertura: “Alguém poderia chamar aquela forma de mulher ou de homem, mas não parecia nenhum nem outro, mas o dois.”

 

16        “Heartbreaker (Desolador)” – Direção:   Rob Bailey / Roteiro: Dan E. Fesman (3 de abril de 2015)

Nick e Hank investigam o homicídio de um ciclista e eles encontram um wesen com um fim trágico do conto do príncipe sapo. Quando um novo membro da família real aparece em Portland, Capitão Renard e Adalind percebem que a família real tem intensificado seus esforços para encontrar Diane. Juliette enfrenta o dilema de ter se transformado numa Hexenbiest e procura se conhecer melhor.

Citação de Abertura: “Que bobagens fala este sapo! Ele … não pode ser companheiro de um ser humano.”

 

17        “Hibernaculum (Residência de inverno)” – Direção: John Behring / Roteiro: Michael Golamco       (10 de abril de 2015)

Nick, Hank e Wu investigam uma série de assassinatos de resfriamento de raras vítimas wesen que são congeladas para hibernação. Juliette perde sua humanidade. Ela procura Adalind e se vinga. Capitão Renard ainda está sofrendo um sangramento imaginário e com visões misteriosoas. Monroe trabalha voltado para o que virá após o incidente wesenrein.

Citação de Abertura: “Ah! Estava mais frio do que o gelo; ela penetrou o seu próprio coração. ”

 

18        “Mishipeshu (A grande pantera d’água)” – Direção: Omar Madha/ Roteiro: Alan DiFiore (17 de abril de 2015)

Nick e Hank investigam um homicídio no caminho escuro e misterioso de uma missão americana nativa local, o poder de um Mishipeshu (grande pantera d’água) vem à vida. O comportamento de Juliette em uma viagem sinaliza que terá problemas com a lei. Monroe e Rosalee procuram ajudar Nick a resolver o problema de Juliette. Hank é vítima de espírito de um nativo americano com os olhos amarelos.

Citação de Abertura: “O Espírito que você procurar na água será apenas um reflexo de si mesmo.”

 

19        “Iron Hans (João de Aço)” – Direção: Sebastián Silva / Roteiro:          David Greenwalt e Jim Kouf (24 de abril de 2015)

Nick e Hank são levados a investigar um homicídio que eles descobrem estar conectado a um antigo rito milenar wesen fúnebre denominado João de Aço. Enquanto isso, Juliette surpreendentemente encontra um novo aliado, o príncipe Kenneth. Em outro lugar, o Capitão Renard continua a combater uma escuridão interior e Nick encontra esperança para Juliette na última pessoa que ele esperava: Adalind, a qual está grávida de Nick. Juliette ateia fogo no reboque de tia Marie.

Citação de Abertura: “Ele havia matado o homem, a caça mais nobre de todas, e ele tinha matado baseado na lei da matilha e da presa.”

 

Photo from the episode “You Don’t Know Jack”

20       “You Don’t Know Jack (Você Não Conhece Jack)” – Direção:         Terrence O’Hara / Roteiro:         Sean Calder e Michael Golamco   (1º de maio de 2015)

Por causa de uma série de homicídios, a imprensa tem perguntado ao Capitão Renard se um imitador de “Jack, o estripador” chegou em Portland. Além de lidar com a investigação, Nick, Hank, Monroe e Wu estão em uma situação nunca esperada. Enquanto isso, Adalind e Rosalee trabalham juntas em uma última tentativa para corrigir a condição de Juliette. Em outros lugares, Juliette decide ajudar seu novo aliado, mesmo que isso signifique ferir aqueles a seu redor.

Citação de Abertura: “Pegue-me quando puder…”

 

Photo from the episode “Iron Hans”

21        “Headache (Dor de Cabeça)”  – Direção: Jim Kouf / Roteiro: David Greenwalt e Jim Kouf         (8 de maio de 2015)

Nick e Hank investigam um terrível homicídio e chegam mais perto de descobrir a identidade de um cruel assassino em série, enquanto a vida de Wu corre grande perigo. Monroe e Rosalee se recusam a ajudar Juliette pois esta não quer. Eles ajudam a curar o Capitão Renard de seus sangramentos. Enquanto isso, Juliette consolida sua aliança com Kenneth na medida que ela planeja uma vingança. Para isso oferece a mãe de Nick à família real. Em outro lugar, Encrenca sai da Filadélfia e retorna a Portland para a surpresa de todos.

Citação de Abertura: “Mais forte do que o amor é o ódio do amante. Incuráveis, cada uma das humilhações que elas provocam.”

 

Grimm”Cry Havoc” Episode 4 x 22 (Photo by: Scott Green/NBC)

22       “Cry Havoc (Chorar a Matança)” – Direção: Norberto Barba   / Roteiro: Thomas Ian Griffith (15 de maio de 2015)

Após a descoberta chocante da morte de sua mãe, Nick se vingará e declarará guerra contra a família real; conta com a ajuda de Trubel. Enquanto isso, a aliança de Juliette continua a levá-la para um caminho sombrio.

Citação de Abertura: “Ó, de agora em diante, meus pensamentos sejam só sangrentos; ou não sejam nada!.” citação de Hamlet, da obra de William Shakespeare.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui