

Notícias
34° Festival Curta Cinema terá sessões, masterclasses e diversos eventos de 23 a 30 de abril no Rio de Janeiro
Mais de 150 produções de 25 países integram a programação do 34º Festival Curta Cinema, que vai ocupar o Estação Net Botafogo entre 23 e 30 de abril. O público carioca terá a chance de assistir ao melhor da mais recente safra do cinema independente e experimental, com curtas inéditos no Brasil e consagrados em grandes festivais europeus como Rotterdam, Festival de Berlim, Oberhausen e Visions Du Reél. Nesta edição, além da masterclass de direção com o cineasta e artista visual Gabriel Mascaro, da oficina de documentário com o cineasta Victor Lopes, do laboratório de projetos, dos debates e sessões para escolas públicas, haverá uma apresentação de batalha de slam inédita em um festival de cinema no dia 26 de abril, às 21h, com oito poetas da cena. Toda a programação pode ser conferida no site: curtacinema.com.br/.
Consagrado como um dos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina, o Curta Cinema qualifica os vencedores das mostras competitivas nacional e internacional a concorrerem a uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem do Oscar® em 2026. O festival terá sua noite de abertura nesta quarta-feira (23/04), a partir das 20h, no Estação Net Botafogo, Sala 1. Serão exibidos “A Última Tentativa de Um Cineasta Antes de se Tornar um Batedor de Carteiras”, de Gabriel Troncoso Neves (2025), “Zizi, ou Oração da Jaca Fabulosa”, de Felipe M. Bragança (2025), “Tempos da Maré”, de Cavi Borges (2025), “Gazela”, de Evandro Manchini (2024) e “Júpiter”, de Carlos Segundo (2024). A sessão é aberta ao público em geral, mas é preciso retirar o convite na bilheteria. O evento é sujeito à lotação.
Batalha de Slam
Com curadoria do historiador Marcos Roza e do Poeta Monrá, a 1ª Batalha de Slam do Festival Curta Cinema busca valorizar a produção de poetas, pessoas negras, trans e não binárias em uma celebração da poesia falada, como arte e conhecimento da periferia urbana carioca. A artista plástica e convidada Dandara Odara integra formas de arte na projeção e ambientação da 1ª batalha do festival. Os oito poetas que participam são: OCotta, Carol Dall Farra (Slam das Minas), 4-Ó, Josi de Paula, Amanda Trovão, Lion, René Abreu e Tavares. O vencedor ganhará um prêmio de R$500 reais e certificado. “Como artista independente, entendo que ocupar esse espaço é um pontapé inicial para a profissionalização do movimento slam. Uma oportunidade de mostrar a potência e o protagonismo da nossa poesia, enquanto pessoas negras, trans e não binárias”, reforça o Poeta Monrá.
Sessões com Acessibilidade
O Curta Cinema também oferece sessões com recursos de acessibilidade: libras e audiodescrição, que começam no dia 24, a partir das 16h, no Estação Net Botafogo, com as exibições dos curtas com libras “Esconde Esconde”, de Vitória Vasconcellos – (2024), “Punhal”, de Clementino Junior (2024), “Casulo”, de Aline Flores (2024) e “Cavalo Marinho”, de Leo Tabosa (2024); e às 20h30, com “Verde”, de Bruna Schelb Corrêa & Luis Bocchino (2024), “Helio Melo”, de Leticia Rheingantz (2024), “O Canto de Acauã”, de Jaya Pereira (2024). No dia 25, às 16h, será exibido “Moti”, de André Okuma (2025), “O Nome da Vida”, de Amanda Pomar (2024), “Posso Contar Nos Dedos”, de Victória Kaminski (2024) e “Viventes”, de Fabrício Basílio (2024). No dia 26, às 20h30, serão exibidos “Ataques Psicotrônicos”, de Calebe Lopes (2024), “Posso Contar Nos Dedos”, de Victória Kaminski (2024) e “Doença é Vida”, de Rogério Cavalcante de Castro (2025).
Já as sessões com audiodescrição começam no dia 27 de abril, às 16h, com “Javyju”, de Carlos Eduardo Magalhães & Kunha Rete ( 2024), “O Canto de Acauã”, de Jaya Pereira (2024), “Mar de Dentro”, de Lia Letícia (2024). No dia 28, às 16h, “Cavalo Marinho”, de Leo Tabosa (2024), “Casulo”, de Aline Flores (2024), “Inflamável”, de Rafael Ribeiro Gontijo (2024).
Masterclass, Oficina e Laboratório
O Festival Curta Cinema também oferece atividades paralelas, como a masterclass gratuita de direção com o cineasta Gabriel Mascaro, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano pelo longa-metragem “O Último Azul”, no dia 26 de abril, às 15h, no Estação Net Botafogo – Sala 1 (inscrições aqui).
O cineasta Victor Lopes (“Serra Pelada”, “A Lenda da Montanha de Ouro”, “Betinho, A Esperança Equilibrista” e “Fausto Fawcett na Cabeça”) também é o convidado da edição e dará uma oficina de desenvolvimento de projeto de documentário no Instituto Cervantes, nos dias 24 e 25 de abril, de 9h30 às 14h (inscrições até 18 de abril).
A 27ª edição do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem também será realizada entre os dias 23 e 30 de abril, presencialmente, com pitching e seleção para premiação oficial do evento. O produtor Matheus Peçanha, a diretora e montadora Karen Akerman e a diretora e roteirista Clara Ferrer serão os consultores responsáveis pela orientação dos doze projetos de curta-metragem selecionados.
O Curta Cinema tem patrocínio da Riofilme, através do edital da LPG. A promoção é do Canal Brasil, Canal Like e Canal Futura e o apoio institucional é do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Goethe Instituto no Rio de Janeiro e Escritório de Quebec em São Paulo.
Filmes selecionados:
Mostra Competitiva Nacional
Animais Noturnos, de Indigo Braga & Paulo Abrão – 12 min, RJ, 2024
Arame Farpado, de Gustavo de Carvalho – 21 min, SP, 2025
Atentado ao Monegasco, de Lucas H. Rossi dos Santos & Henrique Amud – 12 min, RJ, 2024
Boca Dura, de Alexandre Dal Farra – 15 min, SP, 2024
Bons Vizinhos, de Cesar Nery & André Hayato Saito – 17 min, SP, 2025
E Seu Corpo É Belo, de Yuri Costa – 24 min, RJ, 2024
Enxofre, de Karen Akerman & Miguel Seabra Lopes – 14 min, RJ, 2024
Esconde Esconde, de Vitória Vasconcellos – 10 min, PE, 2024
Estrela Brava, de Jorge Polo – 25 min, RJ, 2025
Fale a Ela o Que Me Aconteceu, de Pethrus Tibúrcio – 25 min, PE, 2024
Festa Infinita, de Ander Beça – 26min, PE, 2024
Hoje eu só volto amanhã, de Diego Lacerda – 8 min, PE, 2024
Inflamável, de Rafael Ribeiro Gontijo – 19 min, DF, 2024
Javyju, de Carlos Eduardo Magalhães & Kunha Rete – 25 min, SP, 2024
Kabuki, de Tiago Minamisawa – 14 min, SC/SP, 2024
Mãe da Manhã, de Clara Trevisan – 8 min, RS, 2024
Mar de Dentro, de Lia Letícia – 9 min, PE, 2024
Maremoto, de Cristina Lima & Juliana Bezerra – 23 min, RN, 2024
Menos do Que a Gente Quer Levar, de Matheus Parizi – 24 min, SP, 2024
Moti, de André Okuma – 18 min, SP, 2025
O Amor Não Cabe na Sala, de Marcelo Matos de Oliveira & Wallace Nogueira – 18 min, BA, 2024
O Primo Holandês, de Nuno Lindoso – 20 min, AL, 2024
Punhal, de Clementino Junior – 12 min, RJ, 2024
Recife Tem Um Coração, de Sena – 20 min, PE, 2025
Ri, Bola, de Diego Bauer – 10 min, AM, 2025
Rixa, de FeGus – 14 min, SP, 2024
Santo Graal, de Giselle Gonçalves & João Oliveira – 19 min, PE, 2025
Silvio Modesto, Confidências de um Sambista, de Lucas Fazzio – 20 min, SP, 2024
Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia, de Milena Manfredini – 15 min, RJ, 2024
Mostra Competitiva Internacional
400 Cassettes, de Thelyia Petraki – 14 min, Grécia, 2024
A Dónde Van Los Pájaros Cuando Llueve, de Juan Sebastian Sisa Archila – 17min, Colombia, 2024
A River Stifled, de Jingwei BU – 17 min, China, 2024
Anngeerdardardor, de Christoffer Rizvanovic Stenbakken – 20 min, Groelândia/Dinamarca, 2025
Collection Title: Turtle, de Ehsan Majouni – 13 min, Irã, 2025
CompraVenta, de Tomás Murphy – 10 min, Argentina, 2025
Debris, de Xifeng – 15 min, China, 2024
Dieci Secondi, de Roberta Palmieri – 12 min, Itália, 2024
Droomadom, de Luzia Johow – 15 min, Áustria, 2025
Free Ride in C, de Edmunds Jansons – 11 min, Letônia, 2024
Green Gray Black Brown, de Yuyan Wang – 13 min, China, França e Coreia do Sul, 2024
Inflatable Bear, Hourly, de Elisabeth Werchosin – 12 min, Alemanha, 2025
It’s Easier To Dream of Her Alive, de Anne Thieme – 10 min, Alemanha, 2025
James, de Andrés Rodríguez – 20 min, Guatemala/México, 2024
Kavalyé O Dam, de Sacha Teboul – 10 min, França, 2024
Los Carpinchos, de Alfredo Soderguit – 10 min, França/Uruguai, 2025
Manal Issa, 2024, de Elisabeth Subrin – 10 min, EUA, 2025
Maze of Joy, de Liam LoPinto – 17 min, México, 2024
Mercenaire, de Pier-Philippe Chevigny – 15 min, Canadá, 2024
Mother’s Child, de Naomi Noir – 10 min, Holanda, 2024
Pack Rat, de Lucy Suess – 18 min, Nova Zelândia, 2024
Past The Hill of Napoleon’s Hat, de Arnas Balčiūnas – 15 min, Lituânia, 2024
Proplakat će kiša, de Damir Čučić – 25 min, Croácia, 2025
Razeh-del, de Maryam Tafakory – 28 min, Irã, 2024
Sunny 16: Helsinki, de Eve Le Fessant Coussonneau – 7 min, França, 2024
T-ZERO, de Vicente Nirō – 11 min, Portugal, 2024
The Mould, de Mohammad Reza Nourmandipour – 24 min, Irã, 2024
The Poison Cat, de Tian Guan – 18 min, China, 2024
Things Hidden Since the Foundation of The World, de Kevin Walker & Irene Zahariadis – 26 min, EUA, 2024
Through Your Eyes, de Nelson Yeo – 20 min, Singapura, 2025
Vox Humana, de Don Josephus Raphael Eblahan – 22 min, Filipinas, 2024
Wassupkaylee, de Pepi Ginsberg – 19 min, França, 2025
Mostra Competitiva Primeiros Quadros
A Dita Filha de Claudia Wonder, de Wallie Ruy – 30 min, SP, 2024
À Flor da Pele, de Danielle Villanova – 19 min, RJ, 2024
A Rede, de Beatriz Lima – 13 min, RJ, 2024
Amores de Bernardo, de Lucas Saadallah – 19 min, RJ, 2024
Ao Eu Passado, A Mim Presente, de Erica Dafon – 5 min, SP, 2024
CheckMates, de Cler Reizale – 6 min, SP, 2024
Depois do Fim, de Pedro Maciel – 20 min, SP, 2024
De Coração, de Gabriel Possignolo & Eduardo Wilborn – 19 min, RS, 2024
É Fundamental Te Ter por Perto, de Mia Lima Rocha – 10 min, RJ, 2025
Gigóia – Desbravando um Legado, de Pedro Patrício – 25 min, RJ, 2025
Mania, de Malu Alves – 16 min, SP, 2025
Mexeu Comigo, de Joao Hiago Hiago Oliveira, Danilo Rodrigues & Sara Maylyne – 23 min, SE, 2024
Nosso Tipo Inesquecível, de Victor Stoll – 20 min, SP, 2024
O Agiota, de Gustav von Fürstenberg – 14 min, SP, 2024
O Colecionador de Cheiros de Nucas Femininas, de Natalia Damião & Ana Clara Vidal de Negreiros – 6 min, PB, 2024
Quem Ficou Fui eu, de Maria Garé, Luiza Pace – 20 min, SP, 2024
Noite de Abertura
A Última Tentativa de Um Cineasta Antes de se Tornar um Batedor de Carteiras, de Gabriel Troncoso Neves – 7min, SP, 2025
Gazela, de Evandro Manchini – 19 min, RJ, 2024
Jupiter, de Carlos Segundo – 15min, RN, 2024
Tempos da Maré, de Cavi Borges – 7 min, RJ, 2025
Zizi, ou Oração da Jaca Fabulosa, de Felipe M. Bragança – 29 min, RJ, 2025
Panorama Carioca
Chá, de Shay Esterian – 20 min, RJ, 2024
Doença é Vida, de Rogério Cavalcante de Castro – 25 min, RJ, 2025
Ed. Poesia, de João Müller Moura – 17 min, RJ, 2024
Em Branco, de João Maia Peixoto – 13 min, RJ, 2024
Ilha do Sol, de Daniela Moreira – 25 min, RJ, 2024
Linda do Rosário, de Vladimir Seixas – 19 min, RJ, 2024
Mandinga de Gorila, de Luzé & Juliana Gonçalves – 20 min, RJ, 2024
Nossa Querida Jabebiracica, de Elder Gomes Barbosa – 25 min, RJ, 2024
O cruzamento, de Marcos Arzua – 29 min, RJ, 2025
Pavilhão, de Victoria Fiore – 12 min, RJ, 2024
Rita Longe do Chão, de Bernardo Tavares e Silva Costa – 22 min, RJ, 2025
Viventes, de Fabrício Basílio – 20 min, RJ, 2024
Panorama Brasil
A Menina e o Pote, de Valentina Homem & Tati Bond – 12 min, RJ, 2024
A Sua Imagem na Minha Caixa de Correio, de Silvino Mendonça – 18 min, DF, 2024
Absorta, de Luiza Pugliesi Villaça – 8 min, SP, 2024
Amarela, de André Hayato Saito – 15 min, SP, 2024
Baile da Curva, de Bruno Autran – 15 min, SP, 2024
Casulo, de Aline Flores – 20 min, SP, 2024
Cavalo Marinho, de Leo Tabosa – 22 min, PE, 2024
Eletricidade, de Gustavo de Carvalho – 13 min, SP, 2024
Entre Corpos, de Mayra Costa Pires – 17 min, AL, 2024
Entrega, de Luiz Azambuja & Pedro Presser – 19 min, RS, 2024
Noite Neon, de Pedro Estrada & Claryssa Almeida – 14 min, MG, 2024
O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ – 20 min, BA, 2024
O Lado de Fora Fica Aqui Dentro, de Larissa Barbosa – 25 min, MG, 2024
O Nome da Vida, de Amanda Pomar – 13 min, MG, 2024
Osmo, de Pablo Gonçalo – 23 min, DF, 2024
Posso Contar Nos Dedos, de Victória Kaminski – 13 min, RS, 2024
Procura-se Uma Rosa, de Júlia Moraes – 16 min, RJ, 2024
Zoya, de Larissa Dardania – 19 min, RJ, 2024
Panorama Latino
¡salsa!, de Antonina Kerguelén Román – 14 min, Colombia, 2024
Babilônia, de Duda Gambogi – 23 min, Cuba, 2024
Chibo, de Gabriela Poester & Henrique Lahude – 18 min, Brasil/Argentina, 2024
Crisantemo, de Kane Kwik & Yuri Masotoko – 28 min, Brasil/México, 2024
El Recuerdo de Los Últimos, de Simone Cardona – 10 min, Colombia, 2024
La Voluntad de Los Cuerpos Ciegos, de Diego Morán Vera – 15 min, Argentina, 2024
Marahoro, de Sofía Rodríguez Pizero – 18 min, Chile, 2024
Memoria de un cuerpo desplazado, de Mariana Mendivil – 9 min, Mexico, 2024
Movimentos Migratórios, de Rogério Cathalá – 15 min, Brasil, 2024
Mukunã – Aprendiz de Pajé, de Sena – 25 min, Brasil, 2024
Nido de Cocodrilo, de Jazmin Rojas Forero – 9 min, Colombia/Alemanha, 2024
Resonancia, de James Choi – 8 min, Mexico, 2024
Será Inmortal Quien Merezca Serlo, de Nay Mendl – 19 min, Brasil/Cuba, 2024
Todo Lo Demás se Borra, de Julia Cohen Ribeiro & Sofian Lanaro – 15 min, Argentina, 2024
Un día de mayo, de Camilo Escobar Henao – 16 min, Colombia, 2024
Vípuxovoku – Aldeia, de Dannon Lacerda – 14 min, Brasil, 2024
Mostra Interzona
Ataques Psicotrônicos, de Calebe Lopes – 21 min, BA, 2024
Benedita, de Lane Lopes & Cadu Azevedo – 20 min, RJ, 2025
Cordão de Prata, de Getúlio Ribeiro – 23 min, RJ, 2024
Esta Noite Minha Alma Partirá, de Igor Vasco – 21 min, SP, 2024
Hellhound, de Lincoln Barela – 24 min, PR, 2024
Mímicos, de Felipe Pitta & Bruno Pires – 14 min, PR, 2024
Siso, de Bartholomeu Ceccim – 15 min, RS, 2024
Transmutação, de Natan Ribeiro da Silva – 20 min, SP, 2024
Mostra Memória Revelação
Antônio e Manuel, de Zeca Ferreira – 15 min, RJ, 2024
Confluências, de Dácia Ibiapina – 26 min, DF, 2024
Congá, de Daniel Pires – 20 min, SP, 2024
Helio Melo, de Leticia Rheingantz – 25 min, SP, 2024
O Canto de Acauã, de Jaya Pereira – 20 min, RN, 2024
Praça Amazonas, de Ramiro Quaresma – 20 min, PA, 2024
Sombra de Macumba na Luz da Memória, de Mysteryo – 15 min, RJ, 2024
Verde, de Bruna Schelb Corrêa & Luis Bocchino – 27 min, MG, 2024
Mostra Infanto Juvenil
A Festa, de Mônica Moura – 6 min, SP, 2024
A Viagem de Tetê, de Betânia Furtado – 10 min, RJ, 2024
Home Sweet Home, de Eliane Posadas, Helena Gomes, Sophia Lopes & Vanessa Kimura – 4 min, SP, 2024
Mecha Meraki, de Babi Astolfi – 4 min, SP, 2024
Os Quase Adultos, de Rafaella Buzzi – 23 min, RJ, 2025
Para Onde Vão os Animais, de Rogério Borges – 15 min, SP, 2024
PiOinc, de Alex Ribondi & Ricardo Makoto – 17 min, DF, 2024
Pitica e o sanduíche perfeito, de Babi Astolfi – 2 min, SP, 2023
Pororoca, de Francisco Franco & Fernanda Roque – 6 min, MG, 2024
Receita de Vó, de Carlon Hardt – 3 min, PR, 2024
YBY Katu (Terra Fértil), de Kaylane Cordeiro, Ladivan Silva & Rodrigo Sena – 18 min, RN, 2024
Serviço – 34° Festival Curta Cinema
De 23 a 30 de abril de 2025 – Das 15h às 21h
Cinema Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo):
Sala 1 (250 lugares, 2 cadeirantes); Sala 2 (32 poltronas, 1 cadeirante); Sala 3 (66 lugares, 1 cadeirante)
Instituto Cervantes do Rio de Janeiro – Auditório
Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo
Noite de Abertura
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
23 de abril
20h
Sala 1
Batalha de Slam
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
26 de abril
21h
Sala 1
Mastrerclass de Direção com Gabriel Mascaro
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
26 de abril
15h
Sala 1
Oficina de Desenvolvimento de Projeto de Documentário com Victor Lopes
Instituto Cervantes do Rio de Janeiro – Auditório (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo)
24 e 25 de abril
9h30 às 14h
Laboratório de Projetos e Pitching
Instituto Cervantes do Rio de Janeiro (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo)
24, 25 e 26 de abril, das 10h às 13h
A apresentação dos projetos em uma sessão de pitching ocorrerá no dia 28 de abril, na parte da tarde, no Instituto Cervantes
Noite de Premiação e Encerramento
Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
30 de abril
21h
Sala 1
-
Estreias10 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema10 meses ago
Twisters
-
Esporte no Cinema8 meses ago
Canoagem: Além do Horizonte
-
Notícias9 meses ago
-
Notícias11 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Mais10 meses ago
As Danças Mais Divertidas do Cinema
-
Eu Recomendo11 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Colunas9 meses ago
Por que “Longlegs” esta fazendo sucesso?