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Dirigido por Petra Costa, Apocalipse nos Trópicos teve primeira exibição no Festival de Veneza
“Apocalipse nos Trópicos”, novo longa de Petra Costa, produzido por Alessandra Orofino, ganhou a sua primeira exibição mundial na mostra principal do Festival de Veneza, nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, sob longos aplausos do público presente no cinema do Palazzo del Casinò. O documentário que investiga a crescente influência exercida por líderes religiosos na política no Brasil integrou a mostra principal fora de competição no prestigioso evento italiano.
“Exibir ‘Apocalipse nos Trópicos’ pela primeira vez em Veneza é extremamente significativo. O Festival de Veneza é um palco essencial para debates globais relevantes, e apresentar o filme aqui reforça a importância de discutirmos o impacto das forças religiosas na política brasileira, dentro um contexto internacional”, celebra a cineasta, que logo na sequência de Veneza leva o documentário aos festivais norte-americanos de Camden (Maine, 12 de setembro) e Nova York (NY, 29 de setembro).
Sucessor ao “Democracia em Vertigem” (2019) – indicado ao Oscar e listado pelo New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano –, “Apocalipse nos Trópicos” entrelaça passado e presente, mergulhando nas contradições de uma jovem democracia, e, ao fazê-lo, oferece um reflexo para o resto do mundo.
“Se em “Democracia em Vertigem” fui confrontada com o fato de que a democracia pode rapidamente desmoronar, em Apocalipse chego a uma conclusão ainda mais perturbadora. Cresci acreditando que o secularismo era uma tendência irreversível e que a separação entre igreja e estado era um dado. Este filme me mostrou o quanto eu estava enganada: uma parte crescente da população brasileira está se alinhando com igrejas evangélicas fundamentalistas que buscam dominar a política. Eles estão convencidos de que estão lutando uma guerra cósmica entre as forças do bem e do mal”, analisa a diretora, que assina ainda o roteiro do projeto com a colaboração com Nels Bargenther, David Barker e Alessandra Orofino.
O filme oferece um acesso inédito aos bastidores do poder, acompanhando figuras centrais da política brasileira, como o presidente Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro e Silas Malafaia que exerce enorme influência no cenário. Ao expor o papel crucial do movimento evangélico na recente turbulência política do Brasil, Petra também revela a ideologia apocalíptica que motiva esses líderes, além de capturar as consequências dessa guerra ideológica.
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