![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Festival-do-Rio-abre-26a-edicao-no-Cine-Odeon.webp)
![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Festival-do-Rio-abre-26a-edicao-no-Cine-Odeon-560x600.webp)
Notícias
Festival do Rio tem noite de abertura com exibição de Emilia Pérez
Mais de 500 convidados, entre artistas, personalidades e produtores, lotaram a cerimônia de gala do Cine Odeon – CCLSR, na última quinta-feira (3), que marcou a abertura da 26ª edição do Festival do Rio. O ator Aílton Graça apresentou a solenidade, que foi seguida por uma exibição do longa-metragem “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard.
![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Cine-Odeon-recebe-a-abertura-do-26-Festival-do-Rio-1024x683.webp)
Ilda Santiago, diretora-executiva do Festival do Rio, destacou que a edição de 2024 consolida um novo momento do evento, desde sua reconstrução pós-pandemia. e abordou o desafio que a indústria audiovisual no Brasil enfrenta para levar o público de volta às salas de cinema.
“O Festival do Rio tem a função de ser um grande vetor para esse retorno, para a gente voltar e falar de cinema, se encontrar e viver essas experiências”, ressaltou Ilda, ao subir no palco do Cine Odeon.
Brasil assina acordo de cooperação audiovisual com a França
Antes da cerimônia no Cine Odeon, o Armazém da Utopia, nova sede do Festival, recebeu a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, para a assinatura do acordo de cooperação entre Brasil e França no campo do audiovisual. A Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga, o Presidente da Ancine Alex Braga e o diretor de assuntos internacionais do CNC (Centre National du Cinéma et de L’image Animée) junto com uma delegação francesa marcaram presença no evento.
Em seu discurso, Margareth destacou que, após o recriação do Ministério da Cultura, o governo vem se aproximando cada vez mais da Ancine: “Estamos trabalhando para elaborar formas de regulamentar e fomentar o setor do audiovisual como um todo”.
![](https://cinemaparasempre.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Brasil-e-Franca-assinam-cooperacao-audiovisual-1024x670.webp)
A proposta do acordo surgiu a partir de um encontro entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) e o CNC: “O acordo nasceu pensando em fortalecer o intercâmbio cultural entre os profissionais do audiovisual do Brasil e da França” , ressaltou Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual.
-
Estreias6 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema6 meses ago
Twisters
-
Notícias5 meses ago
-
Notícias7 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo7 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas7 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo7 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Eu Recomendo7 meses ago
Crítica: Clube Zero