

Notícias
Com Mercedes Móran no elenco, A Procura de Martina será exibido no Festival do Rio em 04 e 05 de outubro
A emocionante jornada de Martina, uma viúva que procura há mais de trinta anos pelo neto nascido em cativeiro durante a ditadura militar argentina, é o tema do filme “A Procura de Martina”, protagonizado pela atriz argentina Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”), dirigido por Márcia Faria e com roteiro de Gabriela Amaral Almeida. O longa-metragem, que divulgou seu primeiro trailer na última quarta (02), está entre os selecionados para a mostra competitiva da Première Brasil: Novos Rumos do Festival do Rio, com pré-estreia no dia 4 de outubro, no Estação Net Gávea, e sessão seguida de debate no dia 5 de outubro, no Estação Net Rio. Diretora, protagonista, roteirista e elenco estarão presentes nos dois dias.
Além de protagonizar o filme, Mercedes Morán é a presidente do júri da competição oficial dos longas de ficção desta edição do Festival do Rio. Com produção das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com as uruguaias Básico e Criatura, e distribuição da Bretz Filmes, “A Procura de Martina” tem como pano de fundo um dos episódios mais sombrios da história latino-americana: o caso de bebês de militantes políticos que foram sequestrados de seus pais enquanto eles estavam presos e sendo torturados. Muitos foram entregues a orfanatos ou a militares apoiadores do regime.
Na trama, a protagonista está começando a ter sintomas de Alzheimer, quando recebe um telefonema inesperado dizendo que a criança está no Rio de Janeiro. O elenco do longa traz ainda nomes como Carla Ribas, Luciana Paes, Stella Rabello, Julia Bernat e Fernando Eiras, além das atrizes argentinas Adriana Aizenberg e Cristina Benegas.
“‘A Procura de Martina’ é um filme sobre amor e resistência. Martina, uma avó da Praça de Maio, chega ao Brasil em busca do neto que jamais conheceu, sequestrado pela ditadura argentina. Ao mesmo tempo, o Alzheimer gradualmente apaga suas lembranças, transformando sua jornada em uma luta constante contra o tempo e o esquecimento. Apresentar essa história no Festival do Rio, um dos maiores e mais prestigiados festivais da América Latina, é uma enorme alegria e um reconhecimento pelo trabalho de profissionais talentosos que, juntos, fizeram este filme acontecer”, afirma a diretora Márcia Faria.
“O que me atraiu para este filme foi a possibilidade de contar a história de uma avó da Praça de Maio que não havia sido contada antes: uma avó que faz sua busca sozinha, e não na companhia das outras, como costumamos ver”, diz Mercedes Morán. “Também me pareceu um exercício lindo para falar da memória”, conclui a atriz.
Ficha Técnica
Direção: Márcia Faria
Elenco: Mercedes Morán, Adriana Aizenberg, Carla Ribas, Luciana Paes, Cristina Banegas, Stella Rabello, Julia Bernat e Fernando Eiras
Produção: Rodrigo Letier, Márcia Faria
Coprodução: Patricia Canén, Martín Almada Tomeo, Agustín Palermo
Produção Executiva: Roberta Oliveira, Anna Julia Werneck
Roteiro: Gabriela Amaral Almeida e Márcia Faria
Edição: Eva Randolph, edt.
Direção de Fotografia: Léo Bittencourt
Colorista: Mauro Infante
Direção de Arte: Diogo Costa, Alice Carvalho
Figurinista: Preta Marques
Caracterização: Emmanuel Miño
Som Direto: Manuel Scavone e Nicolás Rodríguez Mieres
Trilha Sonora Original: Manuel Scavone, Nicolás Rodríguez Mieres e Diego Rodríguez Mieres
Edição de Som e Mixagem: Ricardo Cutz, A3pS
Preparação de Elenco: Tomás Rezende
Sessões de A Procura de Martina no Festival do Rio
04/10 às 18h45 – Estação Net Gávea 1 e 2, às 18h45
Presenças de Márcia Faria, Gabriela Amaral Almeida, Mercedes Morán, Carla Ribas, Stella Rabello, Luciana Paes e Julia Bernat
05/10 às 16h15 – Estação Net Rio 5,
Presenças de Márcia Faria, Gabriela Amaral Almeida, Mercedes Morán e Carla Ribas
-
Estreias8 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Cinema8 meses ago
Twisters
-
Notícias7 meses ago
-
Notícias9 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo9 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Críticas9 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo9 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Eu Recomendo9 meses ago
Crítica: Clube Zero