2000px-logo_of_curta-svgA partir das 22h, a série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” coloca em foco Lula Araújo. No episódio, a história do profissional que começou na TV, no programa do Chacrinha, e que, com o passar dos seus 40 anos de profissão, virou referência em steadicam no cinema brasileiro.  Com mais de 40 anos de profissão, Lula Araújo já trabalhou nas mais variadas formas da produção audiovisual brasileira. Entre os principais trabalhos na tela grande estão “Bela Donna” (1998), de Fábio Barreto, “Outras estórias” (1999), de Pedro Bial; na TV, “Malu Mulher”, “O Bem-Amado” e “Carga Pesada”. Em 2011, pelo trabalho no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca, Lula Araújo ganhou o prêmio de melhor fotografia no 37º Festival de Cine IberoAmericano de Huelva, na Espanha. Com a experiência de quem operou os primeiros equipamentos de steadicam que chegaram ao Brasil, Lula Araújo pontua a importância da fotografia “A tecnologia aumenta, moderniza, mas a fotografia é uma só”, avalia.

Já a faixa “A Vida É Curta!” da semana pega carona no sucesso da série “Stranger Things” e apresenta uma seleção de curtas brasileiros com roteiros macabros e assustadores. Para começar, “Barqueiro”, de José Menezes e Lucas Justiniano. Na história, Sérgio é motorista do Serviço Funerário Municipal de São Paulo há mais de 20 anos e se especializou em serviços que outros motoristas têm dificuldade em realizar: a remoção de crianças. Em uma noite de inverno em particular, Sérgio espera por sua primeira chamada. Na sequência, é a vez da animação “Meu Medo”, de Murilo Hauser. Em cena, as transformações nos sentidos causadas pelo medo.  Para fechar a quarta-feira sinistra, “O Hóspede”, dos diretores Anacã Agra e Ramon Porto Mota. Em uma pousada no interior da Paraíba, um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali.

QUARTA DE CINEMA

O “A Vida é Curta” dessa semana traz uma coletânea de curtas brasileiros com roteiros macabros

Pegando carona no sucesso da série “Stranger Things”, o “A Vida É Curta” embarcar em uma viagem aterrorizante, com os curtas “O Barqueiro”, “Meu Medo” e “O Hóspede”. A ficção “O Barqueiro” tem como personagem principal Sérgio, que é motorista do Serviço Funerário Municipal há mais de 20 anos e se especializou em serviços que outros motoristas têm dificuldade em realizar: a remoção de crianças. Em uma noite de inverno em particular, Sérgio espera por sua primeira chamada. O diretor Murelo Hauser investiga como esse sentimento de pavor pode afetar os sentidos, com a animação “Meu Medo”. Para finalizar, o suspense “O Hóspede” acontece numa pousada no interior da Paraíba, onde um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali.

Exibição: 26 de outubro, quarta-feira, às 20h

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 27 de outubro, quinta-feira, às 00h e às 14h;

Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 8h;

Dia 29 de outubro, sábado, às 14h.

LUZ & SOMBRA – FOTÓGRAFOS DO CINEMA BRASILEIRO – LULA ARAÚJO (SÉRIE)

Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. Neste episódio, o entrevistado é o fotógrafo Lula Araújo.

Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche

Duração: 26 min

Estreia: 26 de outubro, quarta-feira, às 22h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 27 de outubro, quinta-feira, às 2h e às 16h;

Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 10h;

Dia 29 de outubro, sábado, às 21h30m.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui