O Festival de Cinema de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte teve sua quarta edição cancelada por falta de patrocínio para executar o evento. Foi com pesar que os organizadores do Festival enviaram um comunicado avisando que mesmo com todos os esforços  para a realização desse evento cultural tão importante para cidade e para o estado não terá como acontecer.

Nota: 

“Nas últimas semanas nossa equipe esteve empenhada na organização da mostra, a programação dos filmes já estava definida, os jovens dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso já haviam participado de cinco oficinas e filmado um curta-metragem, que seria exibido na sessão de abertura da mostra. Muitas pessoas já estavam envolvidas e contratadas para a realização do projeto, porém, tivemos uma negativa de um importante patrocinador que acreditávamos que iria se concretizar.

Ciente desta situação, nos mobilizamos junto ao grupo de alunos de São Miguel do Gostoso, o Coletivo Nós do Audiovisual, em buscar um novo patrocínio com o apoio da comunidade gostosense, que sempre prestigiou este importante projeto sociocultural para a região. Infelizmente o mesmo não se viabilizou, o que não nos deixou outra alternativa a não ser cancelar a mostra deste ano.

O principal objetivo desse projeto é a capacitação profissional de jovens entre 15 e 22 anos, a maioria residentes em distritos e assentamentos da região, que ao longo do ano participam de uma série de cursos, realizam filmes e organizam a mostra de cinema como resultado de todo o conhecimento adquirido nessas oficinas.  Outro pilar deste projeto é a formação de público em uma cidade que não conta com sala de cinema e que dispõe de um circuito de salas de exibição em Natal restrito a filmes estrangeiros e a poucos filmes brasileiros.

Durante esses quatro anos (2013-16) enfrentamos diversas dificuldades para viabilizar o projeto, contudo realizamos 32 oficinas, 8 curtas-metragens e três edições da mostra de cinema, que recebeu mais de 30 mil pessoas no total, vindas do interior e da capital do estado do Rio Grande do Norte e de diversos estados do país. 

Este cancelamento que ora comunicamos não se trata do fim do projeto.

Agradecemos imensamente a todos que apoiam esta iniciativa e estamos convictos que em 2017 o cinema retornará a São Miguel do Gostoso.”

Equipe Heco Produções e Equipe CDHEC

O evento estava com data para acontecer entre 18 e 22 de novembro e já estava com sua programação toda selecionada.

A Heco Produções e o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) organizaram três edições do Festival de Cinema movimentando não apenas a formação de público em uma cidade que não tem sala de cinema, mas também a formação de profissionais, interesse de diversos profissionais e empresários para a desenvolver a região cultural e economicamente com a vinda de vistantes e expositores, Além de desenvolver e estimular a mão de obra local, já que o Festival também conta com oficinas.

Com isso também pode estimular o interesse em abrir salas de cinema na cidade e atendendo as necessidades não só de quem vive em São Miguel do Gostoso, mas também nas cidades vizinhas que podem aderir ao cinema, colocando Estado do Rio Grande do Norte na rota de Festivais de Cinema no Brasil e no Mundo, já que os Festivais em sua maioria, abrem espaço para que os filmes estrangeiros participem criando um intercâmbio entre cinema de diversos países com o Brasil. Enquanto os filmes de outros países podem ser vistos aqui, os filmes brasileiros também circulam por outros países dando visibilidade a nossa cultura através do cinema. Com esse movimento, todos ganham, a população, o comércio, o governo e a cultura.

A cidade fica a 1h20m de capital, Natal no belo litoral nordestino.

A equipe do Cinema Para Sempre apoia o projeto e torce para que os organizadores consigam toda verba de patrocínio que precisam para realizar a quarta edição do Festival de Cinema de Gostoso em 2017. Aqui fica nosso apelo para que os empresários de todo o Estado do Rio Grande do Norte e os governos municipal, estadual e Federal se mobilizem em prol desse projeto tão importante para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia do Estado. E seria maravilhoso inaugurar a primeira sala de cinema de São Miguel de Gostoso na abertura do Festival de Cinema em 2017.

Pensem nisso!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui