O Festival Internacional de Cinema da Rota de Seda (SRIFF) aconteceu entre os dias 8 e 13 de outubro, na cidade de Xi’an, no noroeste da China. O festival foi criado há quatro anos, em 2014, e é o terceiro evento mais importante do universo cinematográfico do país, atrás somente dos festivais que acontecem Beijing e Shanghai.

Nesta, que foi a 5º edição do prêmio, teve como tema a “Nova Era, Nova Rota da Seda e Nova Visão”.  Em seu primeiro ano de vida, o festival exibiu 147 filmes, vindos especialmente de países asiáticos, como China, Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Índia, Nepal e Filipinas. Em 2018, o festival apresentou um total de 565 filmes de 68 países e regiões, que competiram pelos prêmios e troféus da famosa Rota da Seda chinesa.

Este ano, a premiação coincidiu com a comemoração dos 60 anos do icônico Xi’an Film Studio, considerado por muitos o berço do cinema novo chinês. Durante a premiação, os centenas de filmes nacionais e internacionais foram exibidos em 30 universidades, 10 praças e 100 comunidades da província de Xi’an. Além disso, esta edição contou com uma série de eventos paralelos e interativos, como a Conferência de Intercâmbio entre jovens diretores, onde ocorreram diversos debates sobre o cinema contemporâneo mundial. Outra novidade foi a presença de países como o Cazaquistão, Romênia e França, que participaram pela primeira vez do festival.

Com apenas quatro anos de existência, a iniciativa do Festival Internacional da Rota de Ceda tem reunido inúmeros diretores, atores, atrizes, roteiristas, jornalistas, críticos e simpatizantes com a sétima arte de diferentes culturas, gerando interação e colocando a China em um novo patamar no polo cinematográfico mundial. Confira abaixo a lista com os vencedores desta edição! 

 

Os ganhadores

 

Melhor longa metragem:

Morrendo para Sobreviver (Dying to Survive) (2018)

O Insulto (L’insulte) (2017)

O 12o. Homem (Den 12. Mann) (2017)

 

Melhor filme de animação:

O Azarão (언더독) (2018)

 

Melhor documentário:

Balada Balbuciante (Stammering Ballad) (2018)

 

Melhor ator:

Agatha Dominik, por sua atuação no filme Mais (Najlepszy) (2017)

 

Melhor atriz:

Dasha Plahtiy, por sua atuação no filme A Queda (Strimgolov) (2017)

 

Prêmio especial:

Dificuldades Temporárias (Временные трудности) (2018)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui