Por Luísa Souto e Thayane Maria

Se existe um gênero do cinema que é bastante controverso, definitivamente é o terror: você pode amar ou odiar. Seja através do medo, nojo, choque ou descrença, ele mexe com as pessoas e as imagens impressionam o espectador e ficam na memória, voltando à mente no momento em que a cabeça repousa no travesseiro, na escuridão do quarto. A diversidade desta rica e longeva categoria do cinema se estende através das décadas e gera diversas listas dos melhores. Mas afinal, o que torna um filme de terror bom?

Mesmo dentre os fãs de filmes assustadores, a opinião varia bastante e as críticas de cinema, mais ainda. Afinal, para montar uma crítica com fundamento, os profissionais analisam roteiro, fotografia, atuação e alguns outros detalhes bastante técnicos. E, às vezes, tudo o que a audiência quer é ficar com o coração pulando no sofá, sem maiores preocupações.

É claro que tem aquelas obras que são fáceis de reconhecer, que são cultuadas e homenageadas sempre em que o gênero é mencionado, seja no dia das bruxas ou numa sexta-feira 13. Pensando nisso, eis aqui uma lista de 10 filmes que marcaram o Terror e “assombraram” a história do cinema:

 

1.O exorcista ( 1973)

O longa chocou plateias do mundo todo pela subversão dos dogmas da igreja católica ao longo de pouco mais de duas horas ,tudo a partir da história de uma possessão infantil. Mas os elementos que contribuem para esse ser um dos grandes filmes de terror não se limitam às cenas provocativas: o longa também é cercado de lendas, incluindo morte de atores e lesões reais no set de filmagem.

 

 

 

2.A bruxa de Blair ( 1999)

Muitos consideram um filme ruim, mas vale lembrar que é um dos primeiros sucessos de found footage , quando a câmera dita a perspectiva do protagonista. O marketing, no início da popularização da internet, também foi genial: além de espalhar o boato que as imagens eram reais, os produtores conseguiram levantar a dúvida que persiste até hoje: afinal, a bruxa de Blair é real?

 

 

 

  1. O iluminado (1980)

O clássico de Stanley Kubrick causa medo em muita gente pela temática espiritual e psicológica com direito a aparições assustadoras, clima sombrio e uma atuação arrepiantemente impressionante de Jack Nicholson no papel de um escritor alcoólatra em recuperação. Para completar, o longa é baseado na obra homônima escrita pelo mestre do terror, Stephen King.

 

 

 

 

  1. Poltergeist (1982)

Um verdadeiro clássico que  ganhou até um remake em 2015 Ao envolver fenômenos elétricos e eletrônicos com fantasmas e demônios, deixou uma geração inteira tremendo com o menor barulho da estática das TVs.

 

 

5.Psicose (1960)

A obra-prima de Alfred Hitchcock trata a psicose com primor em cenas que brincam e instigam o raciocínio investigativo do espectador. Enquanto a cenografia e a sonoplastia contribuem para o clima de terror, o resto trabalha no suspense que prendem até o fim do filme.

 

 

                             6.O Bebê de Rosemary (1969)

Com a direção do controverso diretor Roman Polanski, “O bebê de Rosemary” é considerado um dos clássicos do cinema da década de 1960 – e constantemente é visto em diversas listas dos maiores filmes já feitos. No entanto, a obra se consagrou como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. O suspense é alimentado de uma forma que confunde o espectador e assusta com a aura sombria das cenas – e muitas foram gravadas com ajuda do fundador da Igreja de Satã, Anton Lavey, que também escreveu o livro “The Satanic Bibles”. Aliás, por ter como tema principal a vinda do anticristo, a obra é considerada por muitos críticos a inspiração para filmes populares da década de 1970, como “O Exorcista” e “A Profecia”.

 

7. Carrie, a Estranha (1976)

Uma das mais famosas adaptações de Stephen King, a trama conta a história de Carrie, uma adolescente que é vítima de bullying no colegial e sofre com os abusos de sua criação extremamente religiosa, dada por sua mãe. Tentando se encaixar, a jovem resolve ir ao baile de formatura – mas não esperava ser humilhada na frente de todos da escola. No entanto, os anos de reclusão e exclusão social deram a Carrie uma força inesperadamente poderosa e incalculavelmente perigosa.

 

 

  8.Jogos Mortais (2004)

“Jogos Mortais” é tão assustador quanto sanguinário. O suspense, que dá ritmo ao jogo macabro em que os protagonistas se veem, é capaz de causar náuseas nos telespectadores mais sensíveis. A mesma sensação é multiplicada na centésima potência nas cenas onde ocorrem as maiores atrocidades físicas da trama. Apesar de ser relativamente atual, o filme é cultuado por muitos fãs do gênero.

 

 

9.A Profecia (1976)

Um casal em uma privilegiada posição social deseja ter filhos. Católicos fervorosos, após a perda de um bebê que nasce morto, pedem a ajuda de um padre para conseguirem realizar o seu desejo. Sem contar a esposa, o marido – um embaixador americano – aceita a sugestão do padre e adota um menino órfão. O que parecia um final feliz para família, trata-se de um início extremamente pavoroso não apenas para os pais, mas para a humanidade: o destino deste menino é ser, ninguém menos, do que o anticristo.

 

 

10. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Quem nunca ouviu falar de Hannibal Lecter? Este é um nome obrigatório para todos os fãs de filmes de terror ou suspense. Mas, aposto que mesmo aqueles que não gostam muito dos gêneros já ouviram falar. Além da interpretação irretocável de Anthony Hopkins como o lendário vilão canibal, a tensão que rege cada cena prende e tira o ar do público, especialmente de quem o assiste pela primeira vez. O longa conta com mais três continuações e adaptações da história, mas o lançamento do primeiro filme foi um marco tanto para história do terror, quanto para a história do cinema.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui