A comédia Tel Aviv em Chamas, dirigida por Sameh Zoabi, tem lançamento nos cinemas brasileiros marcado para 19 de março, com distribuição da Pandora Filmes. O longa foi exibido na seleção oficial do Festival de Toronto e premiado no Festival de Veneza com o Interfilm Award de Melhor Filme, além do prêmio de Melhor Ator na mostra Horizonte para Kais Nashif.

Ambientado na Palestina, Tel Aviv em Chamas acompanha o jovem Salam (Kais Nashif), que trabalha como estagiário na produção de uma telenovela. Para o diretor, a ideia de um filme sobre novelas foi natural pois esses programas de TV são muito rentáveis e populares no Oriente Médio. “O que acho interessante é que as pessoas que assistem novelas consideram esse estilo de diálogo mais convincente que o diálogo e atuação sutil do cinema”.  

Na história, Salam cruza o posto de controle entre as cidades de Israel e Ramala diariamente para ir trabalhar. Ali, conhece o oficial do exército Assi, que acompanha a novela “Tel Aviv em Chamas” e tem suas próprias opiniões sobre o desenrolar da trama. Para crescer profissionalmente, Salam começa a se apropriar das ideias de Assi e torna-se roteirista. Mas, o final esperado pelo oficial é bem diferente do que pretendem os investidores do programa e o novo roteirista precisará encontrar uma saída de mestre para agradar a todos.   

“Ao utilizar o meio da novela, consegui explorar temas que nunca seria capaz de fazer de outra maneira no cinema. Por exemplo, a cena de abertura, que considero bastante política, quando os personagens palestinos expressam como se sentem em relação à guerra árabe-israelense de 1967 que se aproxima. Eles falam sobre suas esperanças, história e medo da ocupação israelense de Jerusalém”, comenta Zoabi.

Sinopse  

Salam, um charmoso palestino de 30 anos, mora em Jerusalém e trabalha como estagiário numa popular novela da Palestina, “Tel Aviv em Chamas”, que é produzida em Ramala. Todos os dias Salam tem que passar pelo posto de controle israelense para chegar aos estúdios de televisão. Ele conhece o comandante do posto de controle, Assi, cuja esposa é muito fã do programa. Para impressioná-la, Assi acaba se envolvendo com o roteiro do programa. Salam logo percebe que as ideias de Assi podem garantir a ele uma promoção como roteirista.  A carreira de Salam decola, até que Assi e os investidores da novela discordam de como a trama deve terminar.

Ficha técnica

Direção: Sameh Zoabi 
Roteiro: Dan Kleinman e Sameh Zoabi
Produção: Amir Harel, Bernard MichauxMiléna Poylo e Gilles Sacuto
Elenco: Kais NashifLubna AzabalYaniv BitonMaisa Abd Elhadi e Nadim Sawalha 
País: Luxemburgo, França, Israel, Bélgica
Ano: 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui