O documentário Fotografação, de Lauro Escorel, tem a proposta de reviver a história da fotografia brasileira, desde seu surgimento aos dias atuais, passando pelos principais nomes dessa arte, até o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea. O trailer recém-divulgado pela Pandora Filmes mostra um pouco do trabalho do diretor. Assista acima. 

Fotografação fez sua estreia no 24º Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade, em 2019, e chega aos cinemas no dia 5 de março. Escorel, que atuou como diretor de fotografia em filmes de Leon Hirszman, Cacá Diegues e Hector Babenco, teve a ideia do documentário em 2014. “Foi do desejo de mostrar a um público mais amplo as belas imagens guardadas nos principais acervos do país que nasceu a ideia de fazer um documentário sobre a história da nossa fotografia. Vi ali a possibilidade de narrar como se deu a apresentação do Brasil aos brasileiros (e ao mundo) por meio da fotografia”, explica. 

Durante o processo de pesquisa que durou mais de três anos, Lauro concebeu, além do longa, a série de televisão Itinerários do Olhar. Unindo sua experiência profissional e pessoal, o diretor apresenta os primeiros fotógrafos a atuarem no Brasil, ainda no século XIX, como Marc Ferrez e Augusto Malta, passa pelos registros fotográficos do modernista Mário de Andrade e detém-se nos principais praticantes da fotografia moderna: Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot e Pierre Verger.  

O documentário também se vale de algumas imagens de filmes brasileiros, em que Escorel participou como diretor de fotografia, para apresentar a conexão entre a fotografia e o cinema brasileiros, para então chegar aos dias de hoje, no qual observa os resultados da atual proliferação da imagem digital.  

Sinopse 

Fotografação é um documentário sobre momentos marcantes da História da Fotografia Brasileira, construído através do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O filme focaliza a representação do país no trabalho de diversos fotógrafos e reflete sobre o impacto da fotografia digital na sociedade contemporânea. 

Ficha técnica  

Direção: Lauro Escorel 
Roteiro: Evaldo Mocarzel e Lauro Escorel 
País: Brasil
Ano: 2019 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui