“CASA”, dirigido e escrito por Letícia Simões, estará  disponível nas plataformas digitais Now, VivoPlay e OiPlay, a partir desta quinta-feira, dia 3 de dezembro.

Uma narrativa pessoal, da própria diretora, o documentário mostra situações corriqueiras, como a infância, as lembranças, a doença, o amor, a profissão, o casamento, revisitando álbuns de família, conversas à mesa de refeições, livros e poemas.

Em seu novo filme, a diretora Letícia Simões busca extrapolar o caráter íntimo e mostra como que, para cada uma das mulheres de sua família, o cotidiano e a própria vida, ganham contornos diferentes entre si, e que ora se complementam, ora se chocam, revelando suas decisões e suas trajetórias – e como estas, nunca podem ser distanciadas do tempo que experimentaram.

CASA é um filme sobre a relação entre uma mãe e sua filha, e que pretende resgatar a história, por meio de uma narrativa de construção da memória dessa família. “Iniciei o projeto pensando em investigar a tessitura das relações familiares, tendo minha família como ponto de partida, e daí buscar um elo com a história da Bahia e do país. Mas, ao caminhar, outras questões foram brotando, incomodando, agregando. E toda a tensão desembocou em caudalosas possibilidades. Tinha a relação entre mães e filhas em diferentes gerações e todas as possibilidades pertinentes a essas relações. E investigar quais são os personagens que interpretamos para dar conta de todos os personagens que desejamos um dia ser”, explica a diretora.

Nesta família, a filha se culpa por ter se distanciado da mãe após dez anos morando longe, enquanto a mãe não se sente menos culpada por ter colocado a avó num asilo de idosos. O amor e as relações interpessoais entre essas mulheres são o fio condutor da história.

SINOPSE

Letícia, a filha recém-separada, se culpa por ter se distanciado da mãe em dez anos longe de casa; Heliana, a mãe, está encarando uma séria crise depressiva que começou depois da decisão de colocar a sua mãe, Carmelita, num asilo de idosos. Na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, CASA questiona o que é sanidade, o que é memória, o que é o feminino, o que é a solidão, o que é família, o que é casa.

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Letícia Simões

Produção: João Vieira Jr., Nara Aragão

Montagem: Eduard Chatagnier, Letícia Simões

Direção de Fotografia: Breno César, Letícia Simões

Direção de Produção: Luna Gomides

Som Direto: Pedro Moreira

Desenho de Som e Mixagem: Nicolau Domingues

Música: O Grivo

Duração: 94 minutos

Ano: 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui