A trajetória do controverso grupo estudantil Liberdade e Luta, em que militaram figuras como o cientista político Demétrio Magnoli, o ex-ministro Antônio Palocci e o jornalista Reinaldo Azevedo, tem data para chegar ao circuito comercial: no dia 13 de maio.

Vencedor na categoria melhor documentário nacional do Festival É Tudo Verdade 2020, a produção resgata a história dos jovens trotskistas dos anos 1970, mas também propõe reflexão sobre o Brasil de hoje.

O documentário, que tem direção do estreante Diógenes Muniz, acontece numa locação única: o prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, também perseguido e exilado pelo regime militar (1964-1985).

“Libelu – Abaixo a Ditadura” chega nas plataformas de Video on Demand (VoD) do NOW, Vivo Play, Oi Play, Google Play, Itunes e Apple TV no dia 27 de maio. A primeira exibição no Canal Brasil está agendada para 20 de julho.

Criada em 1976, a tendência estudantil Liberdade e Luta – Libelu, foi impulsionada por uma organização clandestina, a OSI (Organização Socialista Internacionalista), e ganhou fama por ser o primeiro grupo a retomar a palavra de ordem “Abaixo a ditadura” desde a instauração do AI-5. Para além da luta contra o golpe militar, tinham fama de darem as melhores festas do movimento estudantil e, estranhamente para jovens de esquerda daquela época, eram fãs de rock. Quatro décadas depois, a vida daqueles que integraram a Libelu tomou caminhos diversos, tanto pelo ângulo político, quanto pela visão que os próprios participantes têm hoje daquele passado.

Para Letícia Friedrich, produtora-executiva do projeto pela Boulevard Filmes, a obra dialoga com a atualidade política e cultural do país. “Apesar de ser um resgate de um evento que se encerrou entre os anos 1970 e 1980, o filme dialoga de maneira forte com o país hoje”, afirma.

O documentário é uma produção e distribuição da Boulevard Filmes em coprodução com Canal Brasil, Globo Filmes e Globo News.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro DIÓGENES MUNIZ

Produção Executiva LETÍCIA FRIEDRICH

Direção de Fotografia FÉLIX LIMA

Montagem ANDRÉ FELIPE

Assistente de Direção e Pesquisa BIANKA VIEIRA

Assistente de Produção e de Fotografia ANA ROVATI

Som Direto EDER BOLDIERI e ANDRÉ SILVA

Assistente de Produção Executiva HENRIQUE SCHUCK e JOÃO SALDANHA

Colorista GUILHERME BEGUÉ

Edição de som, Efeitos Sonoros e Mixagem MDOIS

Trilha Sonora Original SAMUEL FERRARI, TIAGO JARDIM

Trilha Sonora Adicional HILTON RAW,  Produtores LETÍCIA FRIEDRICH e LOURENÇO SANT’ANNA
Instagram @doclibelu

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui