Cícero Lucas como Deivid em "Marte Um" (Foto: Divulgação)

O filme Marte Um terá sua primeira sessão mundial nesta quinta-feira (20), no Festival de Sundance, nos Estados Unidos. É o primeiro longa solo de Gabriel Martins, que dirigiu e roteirizou No Coração do Mundo em parceria com Maurílio Martins. A produção se passa no final de 2018, depois das eleições presidenciais, e acompanha algumas semanas na vida de uma família da periferia de uma grande cidade. 

Marte Um é um filme sobre seguir os sonhos no Brasil contemporâneo e tem a realização de um sonho infantil como um de seus temas centrais. Na história, o garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, quer ser astrofísico e participar de uma missão que, em 2030, colonizará o planeta vermelho.

Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo a vídeos e palestras sobre astronomia na internet. 

O longa começa na noite de 28 de outubro de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito como presidente. Deivid, sentado no quintal de casa, ouve da rua gritos de “Mito” e uma grande comemoração. Começa, então, um período obscuro tanto para sua família quanto para o país. 

No filme, Deivid constrói um telescópio, o que alimenta ainda mais o seu sonho. O diretor vê o objeto como “um símbolo para a vida atualmente.” “Eu me vejo ali, vejo minha família, minha gente, minha empresa produtora, e, em muitas maneiras, o cinema brasileiro do qual faço parte, e no qual acredito: mesmo com poucos recursos e todas as dificuldades que enfrentamos, somos capazes de ver além disso. Para mim. Marte Um é uma história inesperada e necessária sobre esperança e estrelas”, comentou Gabriel. 

Quando tinha 9 anos de idade, Gabriel Martins já pensava em ser cineasta. Seu desejo foi materializado em um desenho que fez enquanto criança. Nele, havia um set de filmagens, na cadeira de diretor, seu nome, e ele, com um megafone na mão comandava a cena. Um balão sobre sua cabeça diz “Realizei meu sonho!” 

O filme foi rodado em 2018 e foi produzido pela Filmes de Plástico, fundada por Gabriel, Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira e Maurilio Martins, em 2009. A produtora também assinou os longas TempestadeEla Volta na QuintaNo Coração do Mundo Contagem.

Marte Um será lançado no Brasil pela Embaúba Filmes, com previsão de chegar ao circuito comercial em agosto deste ano. 

Sinopse 

Os Martins são sonhadores e otimistas, e levam tranquilamente às margens de uma grande cidade brasileira depois da decepção da eleição de um presidente de extrema-direita. Uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão da nova realidade enquanto baixa a poeira política. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois de um encontro inesperado que a deixa em dúvida se foi amaldiçoada. Seu marido, Wellingon, coloca todas suas esperanças na carreira como jogador de futebol do filho caçula, Deivinho, que acompanha a ambição do pai com relutância, pois sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre, questiona se não está na hora de sair de casa. 

Ficha técnica 

Direção: Gabriel Martins 
Roteiro: Gabriel Martins 
Produção: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin
País: Brasil
Ano: 2022 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui