Idealizada pelo roteirista e diretor Éric Rohmer, a partir de 1989, a série intitulada de Os Contos das Quatro Estações conta com 4 filmes em sequência, roteirizada e dirigida pelo próprio, expostos pela Cinemateca do Museu de Arte de Moderna do Rio, neste final de semana, sob o nome de “Éric Rohmer, a poesia do espaço”. A apresentação dos filmes serão dispostas em duas sessões, no sábado (2) e domingo (3), com horários às 15h e 17h, respectivamente.

Para cada sessão, os preços variam entre R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira), além de gratuidade e outros valores de contribuição sugerida, todos dispostos pela plataforma do museu, localizado na Av. Infante Dom Henrique, no Parque do Flamengo. É preciso também estar atento às classificações indicativas, que vão de Livre até 12 anos de maioridade. Para comprar o ingresso ou saber mais informações, acesse: https://mamrio.byinti.com.

Conto da Primavera (1990)

Afinal, será possível amar alguém 20 anos mais velho ou mais novo? O primeiro da sequência, o longa é uma comédia que permeia entre o drama e o romantismo, e conta com Huguer Quester de La rose de fer (1973) e A Liberdade é Azul (1993).

Igor (Huguer Quester) e Natasha (Florence Darel), em cena de 'Conto da Primavera'. Imagem: Divulgação
Igor (Huguer Quester) e Natasha (Florence Darel), em cena de ‘Conto da Primavera’. Imagem: Divulgação

A trama é sobre uma professora de filosofia, Jeanne (Anne Teyssèdre), que ao ficar sozinha por causa de uma viagem do noivo, decide ir, à convite, passar um tempo no apartamento da amiga Natasha (Florence Darel), uma estudante de Piano Clássico que conheceu numa festa.

Ao conhecer o pai de Natasha, Igor (Hugues Quester), soube pela própria amiga que a nova namorada do pai recém-divorciado pode ter-lhe roubado um colar, o que gera uma série de discussões e situações inusitadas mais tarde, num encontro numa casa de campo.
O enredo aborda temas interessantes como filosofia, algo que é bem explorado no roteiro de Rohmer, além de diálogos sobre sonhos, decepções, relacionamentos amorosos e amores díspares de idade.

O filme tem 1h48min de duração e será exposto, neste sábado (2), às 15h, na Cinemateca do MAM. Classificação indicativa Livre. Para comprar o ingresso, acesse o link.

Conto de Inverno (1992)

O segundo filme da tetralogia de Rohmer, que é marcado pelo inverno próximo do Natal ambientado em Paris, traz a vida e o dilema da protagonista de Charlotte Véry de A Liberdade é Azul (1993) e um dos seus filmes mais recentes, Madame Hyde (2017), do diretor Serge Bozon.

Em férias de verão, os jovens Felice (Charlotte Véry) e Charles (Frédéric van den Driessche) mantêm um romance um pouco fulgaz que, embora até ousassem a seriedade, termina em um desencontro por conta de uma confusão de endereços. Após cinco anos, a película nos traz Felice, que agora mora com a mãe em Paris e convive com uma filha, resultado das noites do tal verão.

Cena do filme 'Conto de Inverno', com Charlotte Véry no papel de Felice. Imagem: Reprodução/Divulgação
Cena do filme ‘Conto de Inverno’, com Charlotte Véry no papel de Felice. Imagem: Reprodução/Divulgação

Dividida entre dois relacionamentos, com o cabeleireiro Maxence (Michael Voletti) e o intelectual Loic (Hervé Furic), a protagonista não consegue se comprometer, dando margem para a dúvida se a filha em questão traz ou não uma imagem afetiva de Charles, e se este não é ainda o seu grande amor.

O filme tem 1h54min de duração e será exposto, neste sábado (2), às 17h, na Cinemateca do MAM. Classificação indicativa para maiores de 12 anos. Para comprar o ingresso, acesse o link.

Conto de Verão (1996)

Com um elenco composto por Gwenaëlle Simon, de L’@mour est à réinventer (1997), e Melvil Poupaud, que é quem vive a protagonista no terceiro longa da sequência, o enredo do diretor francês agora se passa em Bretanha, uma região litorânea, onde o jovem Gaspard (Melvil Poupaud) decide ir para se encontrar com sua paixão, a adorável Lena (Aurelia Nolin).

O jovem Gaspard (Melvil Poupaud) se encontra num dilema entre suas novas e velhas paixões. Imagem: Reprodução/Divulgação
O jovem Gaspard (Melvil Poupaud) se encontra num dilema entre suas novas e velhas paixões. Imagem: Reprodução/Divulgação

No meio do caminho, porém, o personagem conhece a garçonete Margot (Amanda Langlet), que trabalha na creperia de sua tia. Logo, eles começam a ficar mais tempo juntos depois de se tornarem grandes amigos, o que sugere um clima afetivo. Gaspard, porém, se vê num dilema se deveria ou não contar à garçonete seu real motivo para ir ao balneário francês.

Em mais uma investida de Rohmer sobre dilemas de relacionamento e amor, o filme tem 1h53min de duração e será exposto, neste domingo (3), às 15h, na Cinemateca do MAM. Classificação indicativa para maiores de 10 anos. Para comprar o ingresso, acesse o link.

Conto de Outono (1998)

O quarto e último filme que fecha Os Contos das Quatro Estações retoma ao elenco a atriz Marié Rivière, agora no papel de Isabelle, uma das melhores amigas da produtora de vinhos Magali (Béatrice Romand), com quem se dispõe a arranjar um marido para a amiga separada do companheiro pela morte.

Ao anunciar no jornal que a amiga viúva está a procura de um esposo, encontra Gérald (Alain Lisbolt), um homem que considera decente. O caso é que, no casamento da filha de Isabelle, quando Magali finalmente conhece Gérald, a viúva também se sente atraída por Étienne (Didier Sandre), um outro homem na ocasião.

Isabelle (Marie Rivière) está em busca de uma marido para sua melhor amiga e viúva, Magali (Béatrice Romand). Imagem: Reprodução/Divulgação
Isabelle (Marie Rivière) está em busca de uma marido para sua melhor amiga e viúva, Magali (Béatrice Romand). Imagem: Reprodução/Divulgação

No grande dilema entre as duas paixões da protagonista, a trama que completa a tetralogia de comédia, drama e romance, de Éric Rohmer, ganha as telas da Cinemateca do MAM – Rio, com 1h50min de duração, neste domingo (3), às 17h. Classificação Indicativa Livre. Para comprar o ingresso, acesse o link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui