Sessão Vitrine: 'Tantas Almas'
Sessão Vitrine: 'Tantas Almas', novo filme premiado nos festivais de Marrakesh e Nantes, de Nicolás Rincón Gille - VITRINE FILMES

Sessão Vitrine: ‘Tantas Almas’, novo longa premiado, nos festivais de Marrakesh e Nantes, aborda a violência das milícias, na Colômbia, com direção e roteiro, de Nicolás Rincón Gille. O filme está em cartaz, no Espaço Itaú de Cinema – Botafogo, no Rio de Janeiro. São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades, do país, também tem exibição.

De acordo com a sinopse, “O pescador José atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, em busca dos corpos de seus dois filhos, assassinados pelos paramilitares. Apesar de sua dor, José está determinado a encontrá-los, para dar o enterro que merecem e, assim, impedir que permaneçam como almas errantes. Em sua jornada, José revela a magia de um país despedaçado, o que, de diferentes maneiras, evoca o Brasil de hoje”.

“Era enlouquecedor o que me contavam, e, ainda assim, essas pessoas conseguiram retomar suas vidas, apesar de toda a dor. Não era questão de sobrevivência, era também a necessidade de encontrar um novo sentido na vida que pudesse transcender o terror”, disse Rincón Gille.


Sessão Vitrine: 'Tantas Almas'
Sessão Vitrine: ‘Tantas Almas’ – Divulgação

O diretor ouviu diversos relatos sobre a violência paramilitar que devastou as vidas e a região do Rio Magdalena, quando rodava um documentário em 2008, e assim surgiu a ideia para o filme. As milícias tinham apoio extraoficial, do presidente do país naquela época. Alvaro Uribe, um dos principais nomes da extrema direita e representante da elite agropecuária colombiana.

Denominadas AUC, Autodefesas Unidas da Colômbia, políticos, militares, proprietários de terras e narcotraficantes, uniram-se na década de 80. Camponeses e ONGs progressistas foram atacados. O filme é ambientado em 2003, foi um ano fundamental, de acordo com o diretor, e também documentarista, Rincón Gille.

“Contar histórias dessas pessoas que passaram por esses episódios é uma forma de reorganizar o mundo e ganhar terreno contra violência. ‘Tantas Almas’ tenta trazer a bela força que emerge de um homem que perdeu tudo, exceto sua vontade de viver”.

‘Tantas Almas’ é uma coprodução entre Colômbia, Brasil, Bélgica e França.

Os ingressos, das sessões, tem preços reduzidos através da iniciativa, do Grupo Vitrine Filmes, contemplado pelo programa de fomento, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura. O Projeto pretende promover a democratização do Cinema Brasileiro.

Fonte: Sinny Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui