Antônio Pitanga é protagonista sdo primeiro longa dirigido por João Paulo Miranda Maria (Foto: Divulgação)

Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria, chegará aos cinemas no próximo dia 21 de julho. Foi único latino a receber o selo da seleção oficial de Cannes 2020 – que mesmo não acontecendo, por conta da pandemia, divulgou a lista das obras que estariam em competição oficial. O longa é protagonizado por Antonio Pitanga, e fez sua estreia mundial no Festival de Toronto, de 2020. O filme esteve presente em vários festivais como Chicago e Toulouse, além da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e marca a estreia de João Paulo Miranda Faria na direção de longas. 

O filme retrata a história de Cristovam, um homem simples negro índigena do Norte rural, que precisa mudar de cidade em busca de condições melhores de trabalho e vida, contudo sofre com a solidão e o preconceito dos moradores locais. Boatos e maldades o levam ao desespero e o fazem perder a razão e a lucidez. Sem opções, ele precisa reviver o passado para aguentar o presente. A história retrata, cheio de nuances, o racismo sistêmico no país. 

Pitanga comentou que considera que fazer o personagem “um grande presente”. “Cristovam é um homem do Brasil, um autentico trabalhador brasileiro e ter sido convidado por João Paulo Miranda Maria para interpreta-lo, me deu uma alegria imensurável, no auto dos meus oitenta anos, eu não poderia estar mais feliz”.

O longa foi construido para que o público tenha uma experiência sensorial. “Quero que o público sinta o filme, e sinta o que o que Cristovam vive durante o filme e mostrar o que eles não estão vendo. O que teoricamente é invisível, pode ser sentido”, comentou o diretor. 

O filme conta também no elenco com Sam Louwyck, Ana Flávia Cavalcanti, Gilda Nomacce e Alice Marta Maia. A distruibição é da Pandora Filmes, a produção é da BeBossa e Maneki Films, a co-produção é do Canal Brasil. O longa conta com apoio e patrocínio do Fundo Setorial Brasileiro (FSA), Jubert Bals Fund, Centre Nacional du Cinema – FR (CRC) e Projeto Paraíso. 

Ficha Técnica

Direção: João Paulo Miranda Maria

Roteiro: João Paulo Miranda Maria e Felipe Sholl

Produzido por: Denise Gomes, Paula Cosenza e Didar Domehri

Elenco: Antonio Pitanga, Ana Flávia Cavalcanti, Sam Louwyck, Aline Marta Maia e Gilda Nomacce

Direção de fotografia: Benjamín Echazarreta

Montagem: Benjamin Mirguet

Trilha Original: Nicolas Becker

Ano: 2020

Duração: 87 min.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui