Os Jogos Olímpicos  de 1936, em Munique, dentro da Alemanha nazista, é palco da história de “Raça”, filme de 2016. Ele conta a história de Jesse Owens (Stephan James), jovem atleta estadunidense negro que ganhou quatro medalhas de ouro na competição, inclusive nos 100 metros rasos, considerada a prova mais importante do atletismo até os tempos atuais.

A trajetória de Owens é mostrada desde os treinos e racismo sofrido em sua terra natal, como sua participação em Munique. Além disso, o filme traz aspectos sobre como a Alemanha usou a Olimpíada como propaganda de seu regime autoritário sem ser maniqueísta.

Ao encarar a Alemanha nazista e o próprio Adolf Hitler, presente no estádio nas conquistas, Owens simboliza uma afronta ao que era promovido pelo regime alemão, mas também ao que acontecia nos Estados Unidos, em que negros eram separados de ônibus e banheiros, por exemplo. Ao trazer a segregação sofrida nos dois países, “Raça” valoriza ainda mais seu personagem principal.

CURIOSIDADE DAS GRAVAÇOES

  • Nos Jogos Olímpicos de Berlim, Jesse Owens Ganhador venceu as medalhas de ouro nas competições de 100m, 200m, revezamento 4x100m e salto em distância.
  • Adolf Hitler chegou a entregar três dessas medalhas ao atleta.
  • Segundo relatos do jornalista alemão Siegfired Mischner, Owens carregava em sua carteira uma foto em que fica frente a frente com Hitler na entrega de medalhas.

  • Em 2012, o atleta foi homenageado no Hall da Fama do atletismo.

  • John Boyega é quem viveria o protagonista, mas ele desistiu para trabalhar em Star Wars O Despoertar da Força em(2015)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui