Connect with us

Notícias

Itaú Cultural Play disponibiliza os longas Bang Bang, O Homem que Copiava e Saneamento Básico – O Filme

Lucas Furtado

Published

on

Desde a última quinta (05), a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do IC, recebe três novos filmes: o raro e clássico Bang Bang (1971), de Andrea Tonacci, uma das obras mais representativas do Cinema Marginal, e O homem que copiava (2003) e Saneamento básico, o filme (2007), entre os sucessos do renomado diretor Jorge Furtado.

Bang Bang (1970), de Andrea Tonacci (1944-2016), é um dos símbolos do Cinema Marginal, movimento que engloba produções feitas entre 1969 e 1973, com baixo orçamento e irreverência artística. Apesar da importância, o longa-metragem não é facilmente encontrado para assistir. Ao chegar na Itaú Cultural Play, a plataforma se torna uma das únicas a tê-lo no catálogo.

 O filme, que subverte as estruturas do cinema tradicional, mostra uma perseguição a um homem não identificado. No enredo, o protagonista enigmático e cômico, vivido pelo célebre ator Paulo César Pereio, morto em maio deste ano, passa por várias situações inusitadas. Devido ao seu caráter experimental, Bang Bang demorou para ganhar reconhecimento.

Também chegou ao catálogo dois dos mais famosos filmes do cineasta gaúcho Jorge Furtado, O Homem que Copiava (2003) e Saneamento Básico, o Filme (2007).

Estrelado por Lázaro Ramos e premiado em diversos festivais, o primeiro acompanha um operador de fotocopias, que, para impressionar a garota que ama, bola um plano para ficar rico falsificando notas de dinheiro.

O segundo, estrelado também por Ramos, além de Fernanda Torres, Wagner Moura, Paulo José e outros astros da cena nacional, conta a história de um grupo de moradores de uma pequena cidade gaúcha que criam um filme de ficção para arrecadar verba para a construção de uma fossa pela prefeitura. Em ambos, Jorge Furtado aposta na comédia de fundo crítico e reflexivo, capaz de quebrar barreiras de público.

comente

Trending