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Itaú Cultural Play recebe curtas apresentados na 28a Mostra de Cinema de Tiradentes de 3 a 16 de fevereiro

Lucas Furtado

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No dia 3 de fevereiro, a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro, dá início a sua programação de festivais em 2025 com uma curadoria de filmes da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Após o evento, que acontece presencialmente entre 24 de janeiro e 1 de fevereiro, na cidade mineira que dá nome à mostra, o catálogo recebe seis curtas-metragens que integram três programas temáticos do festival: a Mostra Panorama, a Mostra Formação e a Mostra Praça de curtas-metragens. Vindos de cinco estados do país, os filmes demonstram o tom desta edição, cujo tema é “Que Cinema É Esse?”, colocando na tela diferentes territórios, culturas e tempos históricos que compõem o Brasil atual. A curadoria é assinada por Camila Vieira, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha, Mariana Queen Nwabasili e Rubens Fabricio Anzolin.

Dos seis filmes da janela de exibição na IC Play, quatro integram a Mostra Panorama. O drama Três (Distrito Federal, 2024) acompanha a vida cotidiana de uma família a partir da visão da matriarca, Luísa, e sua relação com Vera, sua filha, e o marido, João. O filme marca a estreia da artista Lila Foster na direção cinematográfica e teve financiamento do Fundo de Apoio à Cultura, programa do governo do Distrito Federal.

O também drama Veredas (São Paulo, 2024), de Igor Rossato, conta a história de José, um imigrante e servente de obras com problemas de audição, que trabalha há anos no interior do estado de São Paulo. A realidade já difícil do trabalhador sofre uma reviravolta quando sua mãe fica doente e ele precisa decidir se retorna para casa.

Já em Mar de Dentro (Pernambuco, 2024), a cineasta Lia Letícia explora a trajetória de luta de um cidadão comum, Preto Sérgio, homem negro que conseguiu escapar após ser preso injustamente em Fernando de Noronha, durante a Era Vargas (1930-1945). Para isso, ela parte de documentos oficiais e de relatos de sua neta, Kelly. O título da produção, que é recheada de experimentalismo, é uma alusão ao modo como Preto Sérgio fugiu da cadeia: com coragem, ele construiu uma embarcação e remou mar adentro em busca de sua liberdade.

O documentário Confluências (Distrito Federal, 2024), por outro lado, apresenta uma figura famosa, o filósofo piauiense Nêgo Bispo (1959-2023), a partir de uma ótica mais íntima e pessoal: seu aniversário de 60 anos, comemorado em 2019. No filme, a cineasta Dácia Ibiapina registra a festa, que aconteceu no quilombo Saco-Curtume, no Piauí, território onde Nêgo Bispo viveu durante quase toda a vida e a partir do qual desenvolveu suas obras sobre as cosmologias quilombolas.

Representante da Mostra Formação, a ficção experimental Animais Noturnos (Rio de Janeiro, 2024) coloca na tela a figura de Mutante, uma mulher trans com mais de 100 metros de altura que, em suas bisbilhotadas pelas janelas da capital fluminense, conhece uma artesã que muda seu destino. Dirigido pela dupla Indigo Braga e Paulo Abrão, o curta-metragem foi realizado durante a residência artística LAB Cinema Expandido, no Rio de Janeiro.

O último título da curadoria é Mukunã – Aprendiz de Pajé (Rio Grande do Norte, 2025), com direção e fotografia de Rodrigo Sena. O documentário, que integra a Mostra Praça de curtas-metragens, se debruça na preparação do jovem Mukunã para se tornar pajé da Aldeia Potiguara Katu, na cidade de Canguaretama, no Rio Grande do Norte. Além de acompanhar o personagem-título, o filme denuncia o desmatamento na região, articulando imagens e sonoridades que adicionam profundidade sensorial àquilo que é mostrado em cena.

Serviço – Curadoria da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes na Itaú Cultural Play

3 a 16 de fevereiro de 2025

www.itauculturalplay.com.br

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