Na Trilha do Cinema
Na Trilha do Cinema: Aumenta Que É Rock N Roll
Na Trilha do Cinema fala sobre as trilhas dos filmes.
O filme “Aumenta Que É Rock N Roll” dirigido por Tomas Portella conta a história da Rádio Fluminense 94,9 FM, a Maldita. Essa foi a Rádio mais importante do Rock no Brasil.
A história é baseada em fatos reais e tem como base o livro escrito pelo jornalista Luiz Antônio Mello, “A Onda Maldita”.
O filme conta como Luiz Antônio Mello e seu melhor amigo, o jornalista Samuel Wainer Filho transformaram uma Rádio em 24h. Passou de ser uma Rádio que abriu caminho para as maiores bandas de rock do Brasil como: Blitz, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Lobão entre tantas outras bandas.
Luiz Antônio e Samuel queriam fazer apenas um programa de Rock chamado Rock Alive e foram convidados para dirigir a Rádio e mudar tudo. Então Luiz Antonio criou a Maldita que só tinha locutoras mulheres, até essa época, a locução em Rádio eram feitas apenas por homens. Outra regra é a música que tocou hoje, só vai tocar de novo no dia seguinte. Na Maldita não se repete música!
E depois de muito organizar uma Rádio onde o equipamento era precário, nasceu em 1º de março de 1982, às 6h, Luiz Antônio Mello, fez a primeira transmissão da Rádio Rock. O texto é lindo e ouvimos a primeira música da Rádio: “I Love Rock N Roll” de Joan Jett & The BlackHearts. Impossível ficar parado!
É divertido ver como surgiu a Blitz com seu maior sucesso “Você Não Soube Me Amar”,
Podemos assistir a trama superdivertida e para quem viveu naquela época, tem um algo mais. Uma sensação de reviver as coisas boas da época, e para quem não era nascido, vai aproveitar para conhecer uma parte importante da história cultural do nosso país.
Em 30 de setembro de 1994, a Rádio Fluminense encerrou sua trajetória como rádio de Rock. Ironicamente a data corresponde o seu dial, 94.9 , o ano de 1994 e mês 9 é setembro.
O filme é todo trabalhado na nostalgia das canções tocadas na época pelo comando de Dado Villa Lobos, um dos músicos da banda Legião Urbana. São ao todo 24 músicas que estão disponíveis no Spotfy para que você possa curtir.
Para você que ama Rock N Roll, Divirta-se!
A equipe da Rádio Fluminense no filme: “Aumenta Que É Rock N Roll”. Na foto: Johnny Massaro (Luiz Antônio Mello), Marina Provenzzano (Alice), Flora Diegues (Jaque), Joana Castro (Fabi), Clarice Sauma (Lucia), Luana Valentim (Natalia), Mag Pastori (Malu), Bella Camero (Lilica), André Dale (Beto), Felipe Haiut (Saulo), Saulo Arcoverde (Jonas), João Vitor Silva (Fábio).
Os roqueiros escolhiam a programação da Rádio que revolucionou a música brasileira abrindo caminhos para as maiores bandas de rock do Brasil e aproximou o público do Rock internacional.
Trilha Sonora do filme “Aumenta Que É Rock N Roll”
Ouça a trilha sonora no Spoty: https://open.spotify.com/playlist/0mVLWAEPeufmDhjJfEdJAd
- Aumenta que isso aí é Rock N Roll (Celso Blues Boy)
- O título do filme é inspirado no clássico do Rock Brasil, “Aumenta Que Isso Aí É Rock N Roll” de Celso Blues Boy. O título modificou um pouco para evitar qualquer complicação. Celso Blues Boy é o nome artítico de Celso Ricardo Furtado de carvalho, um carioca que foi o primeiro músico a tocar blues em português e adotou seu nome artístico em homenagem a B.B King, o pai do Blues. Ao mandar uma fita demo para a Rádio Fluminense em 1980, passou a ser conhecido no Brasil e conquistou seu lugar na galeria dos roqueiros do Brasil.
- I Just Sing (The Trogg) & Wild Things (The Troggs)
The Troggs foi uma banda de rock britânica dos anos 60 formada por Reg Presley (vocais), Chris Britton (guitarra), Pete Staples (baixo) e Ronnie Bond (bateria) em Andover, ao sul da Inglaterra. A banda emplacou um sucesso atrás do outro e se destacou como uma forte influência no garage rock e o punk rock. Duas canções foram selecionadas para compor a trilha sonora: “I Just Sing” e “Wild Things”.
- Fantoches (Guilherme Arantes)
- Guilherme Arantes é um dos nomes mais importantes da música brasileira sendo reconhecido mundialmente. Seu estilo eclético, começou sua carreira em 1973 com a banda Moto Perpétuo, de rock progressivo. Ao sair da banda e começar sua carreira solo, emplacou muitos sucessos e virou referência e muitos nomes importantes da Música Brasileira gravaram suas canções. Fantoches casa bem com o filme, já que é uma música de protesto, uma atitude bem roqueira.
I Love Rock N Roll (Joan Jett & The BlackHearts)
Joan Marie Larkin nasceu em Wynnewood, em 22 de setembro de 1958 e conhecida pelo seu nome artístico, Joan Jett. Multitalentosa, Joan é uma cantora, compositora, guitarrista, baixista, produtora musical e atriz estadunidense, e é uma das mulheres mais importantes da história do rock, atingindo o auge nos anos 70 ao lado das suas companheiras de banda “The Runaways”, e também em carreira solo durante os anos 80 e 90. Além de ser conhecida como a Rainha do Rock. Em 2003, Joan Jett foi eleita pela Revista Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos. Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell, que ocupa a 75º posição. Em 1980, Joan formou a banda Joan Jett & the Blackhearts e emplacou “I Love Rock N Roll” que se tornou um hino do Rock! É considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos.
O Rapé (Joelho de Porco)
A música “O Rapé” é uma canção da banda de rock brasileira Joelho de Porco. Joelho de Porco foi uma banda formada nos anos 70 em São Paulo, conhecida por suas letras provocativas e irreverentes, misturando rock, punk e influências da música brasileira.
“O Rapé” foi lançada em 1973 como parte do álbum homônimo da banda. A música se destaca por sua sonoridade pesada e letras satíricas, características marcantes da banda. A canção aborda temas como vícios, excessos e sociedade, com uma abordagem ácida e crítica.
A letra de “O Rapé” retrata a história de um personagem chamado Juca, que vive em um mundo de excessos e autoindulgência. A música descreve suas experiências com drogas, bebidas e sexo de forma irônica.
- 15 Pras 5 (João Pedro Bonfá e Otávio Rocha)
A música “15 pras 5” foi composta por João Pedro Bonfá em 2021. É uma canção do gênero pop e faz parte do álbum “Café da Manhã”, lançado pelo cantor. A música aborda temas como amor e relacionamentos, e possui uma melodia cativante e letras que retratam a passagem do tempo e a urgência de aproveitar os momentos. João Pedro Bonfá é um cantor e compositor brasileiro, filho do baterista da banda Legião Urbana, Marcelo Bonfá, e segue uma carreira musical independente com influências do rock brasileiro e pop contemporâneo. A parceria com Otávio Rocha, integrante da Banda Blues Etílicos.
- Você Não Soube Me Amar (Blitz)
Música composta por Evandro Mesquita, Marcos Sabino e Fernanda Abreu integrantes da banda Blitz. A Banda surgiu no Rio de Janeiro formada por Evandro Mesquita (vocal), Fernanda Abreu (Backing vocal), Márcia Bulcão (Backing vocal), Ricardo Barreto (guitarra), Billy Forghieri (teclados), Antônio Pedro Fortuna (baixo) e Lobão (bateria). A Banda no seu início tocava em bares da zona sul carioca e ensaiava. Em 1982, Evandro Mesquita procurou Luiz Antônio Melo e pediu para tocar a música “Você Não Soube Me Amar” gravada em uma fita K7, na Rádio Fluminense. Quando Luiz Antônio escutou pela primeira vez, achou boa e colocou pra tocar na rádio na mesma hora. O resultado foi que a canção se tornou um dos maiores sucessos da banda e um clássico do Rock Nacional. A Banda se tornou um fenômeno que misturava em seu rock, performances, humor e irreverência.
A música conta a história de uma tentativa de relacionamento amoroso que acabou antes de começar. A letra expressa a frustração e a decepção do eu lírico, que percebe que o amor não foi correspondido da mesma forma que ele esperava. E tudo com bom humor. As três vozes eram a base de todas as canções. Evandro Mesquita era a voz principal e as cantoras Fernanda Abreu e Márcia Bulcão completava o jogo de música que era uma conversa. A frase “Você não soube me amar” é o refrão que resume o resultado da história. As melodias sempre divertidas e empolgantes fizeram da Blitz uma banda de rock que marcou a história do Rock no Brasil.
Perdidos Na Selva (Gang 90 e Absurdetes
A música “Perdidos na Selva” foi um grande sucesso da banda de rock Gang 90 e Absurdetes. A banda teve um sucesso meteórico e apenas um álbum. Um de seus integrantes cometeu suicídio.
- Let It Grow (Renaissance)
Renaissance é uma banda de rock progressivo do Reino Unido popular nos anos 1970. Considerada uma das melhores bandas progressivas nesse período ao lado de Yes, Pink Floyd, Genesis, Camel, Focus, Eloy e Gentle Giant. A Canção “Let It Grow” entra em uma cena importante do filme.
- Hell’s Angles do Rio (Serguei)
“Hell’s Angeles do Rio” é uma música do cantor e compositor brasileiro Serguei. Lançada em 1979, a música faz parte do álbum “Serguei”, que é considerado um dos trabalhos mais emblemáticos e experimentais de sua carreira. A canção traz uma mistura de estilos musicais, como o rock psicodélico, o blues e o rock progressivo. A letra retrata uma atmosfera de rebeldia e marginalidade, fazendo referência aos motoqueiros e ao estilo de vida “fora da lei” associado a eles. Serguei, conhecido pelo seu visual extravagante e personalidade excêntrica, traz uma energia intensa e visceral na interpretação da música.
- Meu Erro (Paralamas do Sucesso)
“Meu Erro” é uma das canções mais emblemáticas da banda brasileira Paralamas do Sucesso. Lançada em 1984, a música faz parte do álbum “O Passo do Lui”. Com letra e composição de Herbert Vianna, vocalista e guitarrista da banda, a canção se destaca pelo seu estilo pop rock e letras que falam sobre os erros e arrependimentos em relacionamentos amorosos.
A música apresenta um ritmo contagiante, com destaque para a guitarra de Herbert Vianna e a batida marcante da bateria de João Barone e a pontuação do baixo de Bi Ribeiro. A melodia cativante, aliada à voz característica de Herbert, tornam a música facilmente reconhecível e memorável para os fãs da banda.
Uma das bandas de Rock mais importantes e respeitada do Brasil, é a banda Paralamas do Sucesso formada pelo trio de cariocas
- Geração Coca-Cola (Legião Urbana)
Uma das Bandas mais importantes do Rock Brasileiro é a banda Legião Urbana formada pelo carioca Renato Russo que era o vocalista e compositor da banda, o guitarrista Dado Villa-Lobos, o Baterista Marcelo Bonfá e o baixista Renato Rocha. Apesar de Renato Russo ser carioca, a banda foi formada em Brasília em 1982.
As duas músicas escolhidas para fazer parte da trilha sonora assinada por seu guitarrista, Dado Villa-Lobos foram “Geração Coca-Cola” e “Que País É Esse?”. As duas são críticas sociais e políticas e foram escolhidas para ilustrar a força e a importância do Legião Urbana na nossa cultura.
A música “Geração Coca-Cola” é um dos maiores sucessos da banda e foi lançada em 1985, no álbum “Dois”. A letra de Renato Russo faz uma crítica à geração que cresceu durante a ditadura militar no Brasil. A música aborda os anseios, desilusões e a influência do consumismo na sociedade.
A música “Que País É Esse?” foi lançada em 1987, no terceiro álbum da banda intitulado “Que País É Este”. A canção é um hino de protesto e critica a desigualdade social, a corrupção e a falta de justiça no Brasil. A letra da música aborda diversos problemas e questões sociais e políticas do país, fazendo uma análise crítica da realidade brasileira naquele momento.
Esse Tal de Rock Enrow (Rita Lee)
“Esse Tal de Rock Enrow” é uma música do álbum “Fruto Proibido”, lançado em 1975, pela cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira Rita Lee. A faixa se tornou um dos maiores sucessos na carreira de Rita e também se tornou um clássico do rock nacional.
A música é uma crítica bem-humorada e irreverente à censura e ao moralismo presentes na sociedade brasileira da época. Rita Lee brinca com as palavras e utiliza o duplo sentido para ironizar as restrições impostas à liberdade de expressão, especialmente no contexto da música e do comportamento jovem. A melodia é vibrante e representa a força do rock n roll na época. Apesar de ser uma crítica muito bem colocada em metáforas é empolgante e conquista os corações roqueiros.
Em algumas cenas do filme, pequenos trechos de vídeo clipes das bandas que começaram seus estrelatos por causa da Rádio Fluminense estão as bandas: Titãs, Lobão, Plebe Rude e Ultraje À Rigor. Os vídeo
Homem Primata (Titãs)
“Homem Primata” é um videoclipe lançado pela banda brasileira Titãs em 1987. A música faz parte do álbum “Jesus não tem dentes no país dos banguelas” e foi um grande sucesso na época de seu lançamento.
O videoclipe de “Homem Primata” foi dirigido por Álvaro Petersen e é conhecido por sua estética inovadora e impactante. O vídeo começa com cenas de um zoológico, onde os integrantes da banda estão presos em gaiolas, representando a ideia de que o ser humano também é um animal aprisionado em sua própria natureza.
A medida que a música se desenrola, o cenário do videoclipe vai mudando para um ambiente futurista e caótico, com imagens de guerra, destruição e violência.
Blá Blá Blá Eu Te Amo (Rádio Blá) (Lobão) e Me Chama (Lobão)
“Radio Blá” é um videoclipe lançado pelo cantor e compositor brasileiro Lobão, em 1986. A música faz parte do álbum “O Rock Errou”, um dos trabalhos mais emblemáticos do artista.
O videoclipe, dirigido por Tadeu Jungle, possui uma estética bastante peculiar para a época. Com uma narrativa surrealista e repleta de elementos visuais impactantes, “Radio Blá” chama a atenção desde o início.
A história do videoclipe se passa em um ambiente caótico e futurista, onde Lobão é retratado como um personagem marginalizado em busca de liberdade e expressão. Durante o vídeo, ele enfrenta diversos obstáculos e interage com outros personagens bizarros que representam a repressão e a censura na sociedade.
A música em si, “
Até Quando Esperar (Plebe Rude)
O videoclipe de “Até quando Esperar” da Plebe Rude é uma obra icônica do rock brasileiro dos anos 80. Lançado em 1986, o clipe é dirigido por Oscar Rodrigues Alves e se tornou um marco na história da música brasileira.
O vídeo retrata a banda tocando em um estúdio escuro, com uma iluminação intimista que destaca os membros da banda. A fotografia em preto e branco contribui para a atmosfera melancólica e reflexiva da música.
A música “Até quando Esperar” é uma crítica social, com letras que abordam questões políticas e a opressão do regime militar que dominava o Brasil na época. O clipe faz uso de imagens que reforçam essa mensagem, como cenas de um desfile militar, pessoas sendo detidas e manifestações
Inútil (Ultraje à Rigor)
O vídeo clipe “Inútil” da banda Ultraje a Rigor é uma das obras mais icônicas do rock brasileiro. Lançado em 1985, o clipe se tornou um sucesso instantâneo e marcou presença constante nas programações da MTV Brasil.
A música “Inútil” é uma crítica ácida e bem-humorada à sociedade e suas contradições, com destaque para a ineficiência e hipocrisia das instituições governamentais. A letra, composta por Roger Moreira, traz versos marcantes como “Eu não preciso ler jornais / Mentir sozinho eu sou capaz”.
O clipe, dirigido por André Barcinski e Beto Brant, foi gravado em preto e branco e conta com uma estética simples e direta. A banda aparece em um cenário minimalista, com uma parede bran
Sou Free (Sempre Livre)
A música “Eu Sou Free” é uma canção do grupo brasileiro Sempre Livre, lançada em 1987. O grupo, composto por mulheres, se destacou nos anos 80 e 90 com suas letras que abordavam temas como liberdade, empoderamento feminino e igualdade de gênero.
“Eu Sou Free” se tornou um dos maiores sucessos do Sempre Livre, sendo considerada um hino de liberdade e autoafirmação. A letra da música transmite a mensagem de que cada pessoa tem o direito de ser livre e viver a vida de acordo com suas próprias vontades e escolhas.
A canção é marcada por um ritmo animado e contagiante, com uma melodia que convida o ouvinte a se sentir livre e confiante. A voz poderosa das integrantes do Sempre Livre complementa a mensagem da música
Stand and Deliver (Adam and The Ants)
“Stand and Deliver” é uma música lançada pela banda britânica Adam and The Ants em 1981. Foi escrita por Adam Ant e Marco Pirroni, e se tornou um grande sucesso, alcançando o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.
A música é um exemplo do estilo musical conhecido como “new wave” e “punk rock” da época. Ela é reconhecida por sua melodia cativante, ritmo animado e letras que contam uma história de aventura e desafio.
A letra de “Stand and Deliver” fala sobre um bandido famoso e carismático, conhecido como “Dandy Highwayman” (cavalheiro ladrão). O personagem retratado na música é inspirado por Dick Turpin, um lendário criminoso inglês do século XVIII.
A música transmite uma sensação de rebeldia e ex
Tempos Modernos – Resmateirizado (Lulu Santos)
“Tempos Modernos – Remasterizado” é uma música do cantor e compositor brasileiro Lulu Santos. Lançada originalmente em 1982, a canção se tornou um grande sucesso e se mantém como um clássico da música brasileira.
A letra de “Tempos Modernos” aborda a vida urbana e a modernidade da sociedade da época. Lulu Santos retrata as mudanças e a velocidade dos tempos modernos, destacando a falta de tempo, a pressa e a alienação que muitas vezes acompanham essa realidade.
A sonoridade da música é marcada por um ritmo dançante e contagiante, com elementos de pop rock e música eletrônica. Os arranjos modernos e inovadores, assim como a voz carismática de Lulu Santos, contribuem para a identidade única da canção.
Pro Dia Nascer Feliz (Barão Vermelho)
“Pro Dia Nascer Feliz” é uma música da banda brasileira Barão Vermelho, lançada em 1985. A canção se tornou um verdadeiro hino do rock nacional e é considerada uma das mais icônicas da banda.
Composta por Cazuza e Roberto Frejat, a música traz uma mensagem de esperança e otimismo, mesmo em meio às dificuldades da vida. Ela fala sobre a busca pela felicidade, a necessidade de aproveitar cada dia como se fosse o último e não se deixar abater pelos problemas.
A melodia marcante e o refrão cativante contribuíram para o sucesso da música. A combinação dos riffs de guitarra de Frejat com a voz inconfundível de Cazuza resultaram em uma canção que marcou gerações e se tornou um clássico do rock brasileiro.
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias2 meses ago
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada