Notícias
O Auge do Humano 3 estreia nos cinemas nesta quinta (15) em sete cidades
O Auge do Humano 3, do diretor argentino Eduardo Williams, estreia nos cinemas nacionais nesta quinta (15). O longa é o primeiro a ser lançado pela Retrato Filmes, distribuidora brasileira com foco em produções independentes sobre temas variados e com impacto social e artístico. A obra é vencedora do Prémio Da Crítica Boccalino D’Oro no 76º Festival de Locarno.
Confira as praças onde o filme entra em cartaz: São Paulo (IMS SP, Cine Augusta, Cinesystem Frei Caneca), Rio de Janeiro (Cinesystem Botafogo), Belo Horizonte (Una Belas Artes, Minas Tênis Clube), Porto Alegre (Cine Bourbon Country), Aracaju (Cinema Vitoria), Fortaleza (Dragão do Mar) e Recife (Cinema da Fundação).
O longa nasceu da ideia do diretor de fazer um filme ambicioso que tivesse tanto de documentário como de ficção, onde o surreal e o documental se encontrassem em uma mesma cena, e dá sequência a um projeto iniciado em 2016, com O Auge do Humano, que ganhou dois prêmios em Locarno naquele ano: melhor filme, e menção especial entre os cineastas estreantes.
O novo longa tem coprodução da brasileira Estúdio Giz e foi filmado em três países: Peru, Sri Lanka e Taiwan, sob uma atmosfera de estranha sensação de apocalipse, unificando os diferentes territórios do filme. Suas falas são estranhas, mas postas em um contexto de normalidade, e ditas de uma forma corriqueira, causando questionamentos se provêm de um delírio poético ficcional ou se são fruto da imaginação dos próprios atores não-profissionais.
“Meu objetivo era fazer um filme que não fosse apenas reflexo das minhas ideias, mas do que acontece quando elas são apropriadas por pessoas diferentes e refletidas em espaços que eu não conhecia na época em que as escrevi”, disse Williams, que também assina o roteiro.
O filme começa com três grupos de amigos à deriva pelos seus próprios contextos e, gradualmente, começam a partilhar os espaços e os sonhos uns dos outros, culminando numa marcha coletiva.
Desafiando um cinema mais convencional, Williams não realizou ‘O Auge do Humano 2’, pulando diretamente para o terceiro filme da série, permitindo ainda mais um radicalismo formal e impactante no público, não apenas pela temática, mas também pelos aspectos formais do novo trabalho que combina documentário e encenação.
“Gosto muito quando os elementos que vieram para o filme de forma documental, digamos, as improvisações ou outras coisas assim, às vezes são vistos pelos espectadores como o elemento da fantasia, ou como a parte surrealista. Claro, uma coisa é como eu trabalho com eles, e outra coisa é como eles são vistos. Muitas coisas vieram para o filme de forma documental, como os improvisos ou as pessoas que estavam ali nas ruas, que não faziam parte consciente disso”, contou o diretor.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Eduardo Williams
Elenco: Meera Nadarasa, Sharika Navamani, Livia Silvano, Abel Navarro, Ri Ri Yang, Bo-Kai Hsu
Produtores: Jerónimo Quevedo, María Victoria Marotta, Eduardo Williams, Nahuel Pérez Biscayart, Aline Mazzarella, Matheus Peçanha, Ico Costa, Meng Xie, Chu-ti Chang
Produtores Executivos: Felipe Fernandes, Gerald Herman, Naomi Pacifique, Albert Kuhn, Germen Boelens, Raymond van der Kaaij, Stefano Centini e Julia Alves
Direção de Fotografia: Victoria Pereda
Edição: Eduardo Williams
Som: Paulo Lima, Yu-Hsien Wu, Chris Shiao e Isis Araújo
Edição de Som: Paulo Lima
Mixagem de Som: Tiago Bello, Tiago Raposinho
Trilha Original: Alada
Efeitos Visuais: Eduardo Williams
Países: Argentina, Portugal, Holanda, Taiwan, Brasil, Hong Kong, Sri Lanka e Peru
Duração: 121 minutos
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Notícias2 meses ago
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada