O filme de Clint Eastwood é um dos melhores do ano! “Sully – O Herói do Rio Hudson” conta a história real do piloto Sully que salvou a vida de 155 pessoas a bordo do voo comercial que saiu do aeroporto La Guardia, em Nova York, e tinha como destino a cidade de Charlote, na Carolina do Norte, no dia 15 de janeiro de 2009.

Quando a história real aconteceu e o piloto virou um grande herói nacional e mexeu com o emocional de todos. Então, por que não contar essa história? Ficou por conta de Clint Eastwood contar a história que tem em seu elenco Tom Hanks interpretando o piloto, Aaron Eckheart como o co-piloto Jeff Skilles e Laura Linney como Lorraine Sullenberg, a esposa de Sully.

Time em jogo, é hora de deixar Tom Hanks brilhar mostrando que pode ganhar mais um Oscar. Ele não só ficou bem caracterizado, mas como também pegou o jeito do piloto. Hanks é um ator que interpreta muito com os olhos e passa na tela a alma do personagem, podemos sentir como se fosse o Sully de verdade e não um ator em cena.

A direção de arte caprichou na reconstituição de época e cada detalhe foi pensado, locações, ambientações e adereços de cena. Como 2009 não é tão distante assim, o risco de errar nesse setor é grande. Felizmente foram só acertos.

A fotografia de Tom Stern é bonita e por conta do mau tempo trabalha muito o contraste dos tons pastéis em algumas cenas onde o frio se mostra mais intenso e em outras um visual limpo, com cores definidas sem vibrar demais. Janeiro em Nova York é inverno intenso e a cidade ganha outra roupagem.

Os figurinos estão bonitos, adequados a situação. A maquiagem caprichou na caracterização. Pela primeira vez vemos um Tom Hanks grisalho com cabelos completamente brancos e gestos comedidos.

O filme tem um bom ritmo e a montagem é com o mesmo parceiro de Clint Eastwood em outros filmes, Blu Murray. Os dois trabalharam juntos em: “Gran Torino”, “Sniper Americano”, “A Troca” e “Cartas para Iwo Jima”, “Invictus”, “J.Edgard”, “Jersey Boys – Em Busca da Música”, “Curvas da Vida”, “A Conquista da Honra”, entre outros. Ou seja, em time que está ganhando não se mexe. Blu Murray faz um belo trabalho e nos proporciona a sensação certa na hora certa. A trilha sonora é boa e é assinada por Clint Eastwood e Christian Jacob.

O que é mais interessante é ver o lado humano dos pilotos. Ele se tornou herói porque conseguiu um milagre. Salvar 155 vidas, incluindo a dele em um desastre que poderia ter outro desfecho o que poderia transformá-lo em vilão por ter perdido vidas. Isso nos dá um ponto de reflexão sobre como lidamos com a vida humana e como somos taxativos e exigentes com o outro. A sociedade sempre cobra uma perfeição que não existe em ninguém e nem em lugar nenhum, e esquece do fator humano de cada situação. Sully é tido como herói, mas viveu o drama de não saber se todos estavam seguros durante o comando do seu voo em condições adversas. A humanidade de Sully somada a sua experiência como piloto e seu controle emocional e agilidade de raciocínio para agir na hora da necessidade, cativa por mostrar que os heróis também são humanos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Definitivamente foi um dos melhores filmes do ano passado! Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, pórem devo reconhecer que esse foi um bom filme. O filme Sully foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia de drama biográfico muito criativa que usou elementos inovadores. Também teve protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Mais que filme de drama biográfico, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Realmente o recomendo. Acho que é um dos melhores filmes feito por Clint Eastwood e Tom Hanks.

    • Que bom que você gostou Julieta! Esse filme mostra não só uma história real, mas mostra como fazer um bom filme com um trabalho harmônico e coeso. Aguardo sua visita em breve para comentar outros filmes. Obrigada pela visita! Bjs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui