No melhor estilo Black Mirror, O Círculo (The Circle, 2017) mostra a história de Mae Holland (Emma Watson) quando ela vai trabalhar na empresa tecnológica que a melhor amiga Annie (Karen Gillian) trabalha conhecida como O Círculo. Lá depois de se adaptar às normas da empresa e tentar se tornar mais sociável de acordo com as regras do lugar, ela começa a ficar conectada com o aplicativo principal da empresa full time, fazendo com que transmita sua vida privada e pessoal online para outras pessoas que estejam conectadas também. Isso acaba gerando uma espécie de atrito entre amigos e familiares dela que acham que ela está entrando em uma zona perigosa na empresa e sem saída.

Baseado no livro homônimo de Dave Eggers, O Círculo foi dirigido por James Ponsoldt que também assinou o roteiro e mostra como o uso da tecnologia pode nos ajudar e também prejudicar se não soubermos usar com sabedoria.

Tom Hanks interpreta Bailey, o fundador de O Círculo que é uma espécie de empresa distópica baseada em todas as grandes empresas (Facebook, Amazon, Apple, Google, Uber etc) reais que conhecemos em uma só. John Boyega interpreta Ty, o criador da plataforma apresentada na empresa, embora queira se manter no anonimato, ele desenvolve uma amizade com Mae e tenta alertá-la dos perigos obscuros que a empresa esconde. Mas quanto mais Mae vai se envolvendo, mais ela vai se tornando mais conectada aos aplicativos oferecidos pelo lugar, em um caminho sem volta.

O longa baseado na obra de Dave Eggers, mostra um roteiro bem amarrado que faz com que o telespectador fique grudado na cadeira do começo ao fim fazendo-o pensar nas questões apresentadas no filme (e obviamente no livro) sobre o uso da tecnologia no seu dia-a-dia para o bem e para o mal e a falta de privacidade que temos em alguns momentos quando narramos demais nossas vidas para o público da web. Apesar de ter um final em aberto, o filme faz com que o público pare para pensar como o fato de estar transmitindo sua vida pessoal full time seria algo favorável ou não.

O Círculo estreou hoje nas salas de cinema e está sendo distribuído pela Imagem Filmes.

Texto gentilmente cedido pelo Tabula Rasa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui