É sempre complicado fazer uma adaptação, ainda mais quando o livro adaptado faz parte de um clássico da literatura e tem uma ótima versão para o cinema com um elenco estrelar.

Nessa versão de O Assassinato no Expresso Oriente, Kenneth Branagh dirige, produz e interpreta o protagonista Hercule Poirot, o detetive de todos os livros da escritora britânica Agatha Christie. Ele foi inteligente em criar alternativas para contar uma história já contada no cinema. Ele usou belíssimas tomadas com planos abertos e uma fotografia deslumbrante que valorizou ainda mais cada uma das tomadas. O resultado é um filme com um visual deslumbrante e uma técnica impecável.

O roteiro escrito por Michael Greene segue a história respeitando a essência do livro. Com muitos personagens, o destaque fica por conta do detetive Poirot interpretado por Kenneth Branagh. Ele está bem caracterizado, mas o bigodão ficou estranho e talvez por isso, crie uma referência no futuro.

O elenco do primeiro filme era estrelar e o segundo não poderia deixar por menos. Atores e atrizes internacionais compõe um elenco de respeito. Os britânicos são Kenneth Branagh, Jodi Dench, Tom Bateman, Lucy Boyntom, Olívia Colman, Derek Jacobi e Dayse Ridley. Os americanos são Jonnhy Depp, William Dafoe, Michelle Pfeiffer, Josh Gad e Leslie Odom Jr. Com outras nacionalidades são a Espanhola Penélope Cruz fazendo algo diferente do seu habitual e mostrando que pode se reinventar. O Mexicano Manuel-Garcia Ruffo interpreta Marquez. O ator holandês Marwan Kenzari interpreta Pierre Michel.

O único personagem que permanece na tela durante todo o filme é Poirot. Branagh ficou bem caracterizado e criou um personagem elegante, esperto e que chama atenção para ele. O bigode ficou engraçado.

Jodi Dench continua elegante e apesar de sua participação não ser tão grande, ela conseguiu dar personalidade para sua Princesa Dragomiroff.

Tom Bateman faz Sr.Bouc, que é o representante da Estrada de Ferro. O ator que faz a série de TV britânica Jekyll e Hyde faz uma boa estreia no cinema.

Lucy Boyton interpreta a condessa Andrenyi está bem, assim como Olivia Colman interpreta Hildegarde Schmidt e divide suas cenas com Jodi Dench.

Derek Jacobi interpreta Edward Masterman e ficou muito bem caracterizado.

A última britânica é Dayse Ridley, a atriz que ficou conhecido no mundo todo por ser a Rey de Star Wars, interpreta Hildegarde Schmidt que não lembra nem de longe a jovem heroína Ray. Ponto positivo para a atriz que pode nos mostrar sua diversidade profissional.

Os americanos no elenco têm Jonnhy Depp interpretando Ratchet, um rico empresário, paranoico e obcecado não tem uma lista de fãs. Michelle Pfeiffer tem belíssima aparição Mrs. Hubbard e surpreende com uma personagem forte. Willem Dafoe tem um bom momento, com um personagem introvertido. Josh Gad interpreta Hector MacQueen, o secretário de Ratchet. Leslie Odom Jr interpreta o Coronel Arbuthnot.

Cada ator tem seu momento para mostrar suas falas e gestual. Os personagens estão bem caracterizados com figurinos elegantes, com cores vivas compondo um belíssimo figurino.

A Trilha sonora é boa e pontua os momentos do filme.

Enfim, Kenneth Branagh nos presenteia com um ótimo filme com uma riqueza de detalhes, boa história com um visual deslumbrante formando enfim, um bom conjunto da obra. Uma adaptação que respeita a essência da obra original e mostra que é possível fazer uma nova versão de um filme de sucesso, com competência fazendo valer o investimento.

Vale a pena assistir em uma sala com tecnologia que você possa usufruir das belas imagens do filme.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui